Realizada tradicionalmente desde 1999 para recordar o martírio do Pe. Leo Commissari, a Caminhada da Paz, em sua 23ª edição, acontecerá pelo segundo ano consecutivo no formato de carreata pelas ruas de São Bernardo, em razão da pandemia da Covid-19. Será no domingo (20/06), a partir das 15h. O ponto de concentração é a Paróquia Jesus de Nazaré (Rua Izabel de Andrade Maia, 537 – Vila São José), seguindo para o local onde Pe. Leo foi assassinado, no Oleoduto, ocasião em que haverá uma parada para reflexão e breve momento de oração.
“…Então… Amor voltado para Jesus agonizante em nossos irmãos. Amor capaz de ir até a morte”. O trecho da última homilia do Pe. Leo (19 de junho de 1998, Festa do Sagrado Coração de Jesus) é o lema do evento que faz memória ao padre italiano Leo Commissari, que chegou ao Brasil como missionário da Diocese de Ímola, no fim da década de 1970, um dos responsáveis, ao lado de outros missionários, pelo início do projeto “Igrejas irmãs”, em que a Diocese de Ímola enviava padres para o Grande ABC. Desde então, a Diocese de Santo André contou com os padres de Ímola, especialmente na Paróquia Jesus de Nazaré (Região São Bernardo – Centro).
Pe. Leo foi assassinado aos 56 anos, após levar três tiros, no dia 21 de junho de 1998. Porém, o sacerdote deixou como grande marca de seu legado, a doação de sua vida pela evangelização, por meio do desenvolvimento de diversos projetos sociais para o povo mais carente, na defesa dos direitos do povo e da justiça social.
Programação
A organização solicita que se coloquem panos brancos nas janelas de suas casas e varandas dos apartamentos para pedir a paz mundial, pelo fim da violência e por uma sociedade justa e fraterna.
A programação começa na sexta-feira (18/06), às 19h30, com o Terço dos Homens relembrando trechos bíblicos e frases do Pe. Leo. No sábado (19/06), acontecerá a Santa Missa, às 17h. No domingo (20/06), ocorrerá a carreata, a partir das 15h. E na segunda (21/06), a Santa Missa de aniversário da morte do Pe. Leo, às 19h30.
As transmissões ao vivo serão realizadas pelo Facebook e pelo YouTube da Paróquia Jesus de Nazaré.
Source: Diocese