No dia 2 de maio de 1963, era criada por Dom Jorge Marcos de Oliveira (in memoriam), a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Parque Novo Oratório, em Santo André, conhecida por todos do bairro como “Aparecidinha”.
Uma vida comunitária baseada na caminhada de evangelização desde a criação do bairro e a chegada dos religiosos da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Através dos olhos da comunidade paroquial, contamos a cronologia dos 60 anos de amor e fé da querida Aparecidinha:
1948 – Surgiu o Bairro Parque Oratório, era uma fazenda de cultivo na Juta. Batizado com este nome devido a uma pequena capela ou oratório que existia ao longo dos caminhos que cortavam a fazenda. As famílias foram se instalando e formando o bairro.
1949 – Em 06 de Janeiro de 1949, vindos da Itália, chegam ao Parque das Nações o Frei Vitório Valentini, sacerdote e o Frei Marino Temporin, religioso, ambos da Ordem dos Frades Menores Conventuais.
1953 – Com a chegada de missionários redentoristas de Aparecida do Norte, que se instalaram na casa do Sr. Luis Queirós, e junto com o Sr. Agenor Cristofolli, concretizaram a ideia da instalação de um Cruzeiro. Lideraram uma procissão até um lote que pertencia às suas filhas, na Rua Madagascar, esquina com a Rua Nigéria. Então ficaram o madeiro, havendo a benção e reza do terço. O propósito era criar um centro religioso, ponto de encontro do povo católico do bairro. Houve festa, e foi rezada a primeira missa por Frei Vitório.
1954 – Em 29 de Junho de 1954, com os festejos juninos, Frei Vitório, pároco da Paróquia Senhor do Bonfim, reuniu-se com alguns moradores para conversarem sobre a construção de uma capela. Foi formada uma diretoria em prol à construção, sob a motivação do Sr Luis Queirós, um dos líderes comunitário e morador da Rua Arizona. Iniciou-se a campanha de arrecadação de fundos, e aos sábados e domingos, voluntários construíram uma capela de 7×14 metros, que iria substituir o Cruzeiro instalado no ano anterior. E agora, dedicá-la a qual Santo? Decidiram que a padroeira da Capela, seria Nossa Senhora Aparecida.
1955 – Em 1º de Maio de 1955, com a realização da primeira festa, foi inaugurada a capela, que pela sua pequenez e carinho do povo, começou-se a chamar “APARECIDINHA”. Desde então passou-se a rezar missas aos domingos às 9h, pois haviam chegado da Itália, mais dois Frades sacerdotais: Jerônimo Campinioni e Mariano Scaini. Eis que nasce os movimentos:
- Apostolado da Oração
- Filhas de Maria
- Congregados Marianos
- 1ª turma de Catequese
- 1º casamento celebrado por Frei Mariano.
1957 – Fundação do Apostolado da Oração
Novamente o povo se reúne em mutirões para reformas necessárias, e com isso aumentam a capela, neste momento o povo a chamava de “Igrejinha”.
1959 – Em Maio de 1959, a Igrejinha recebe a primeira visita oficial do então Bispo Diocesano, Dom Jorge Marcos de Oliveira, que crismou 401 jovens e adolescentes. Com esta visita, o bispo viu a necessidade de transformar a Capela em paróquia, pois já possuíam os pré-requisitos necessários.
1962 – Padre Antonio Bonfante, começa a atender a comunidade como semente de uma paróquia e Padre Edgar Santana o substitui até seu retorno.
1963 – Em 02 de Maio de 1963, após 8 anos de erguida a Capela “Igrejinha”, foi instituída oficialmente como Paróquia Nossa Senhora Aparecida, conforme decreto. Criada a paróquia, inicia-se imediatamente a construção da Casa Paroquial, contando novamente com doações de toda a comunidade e trabalho voluntário.
1964 – Toma posse o 1º Pároco, Padre Heitor de Carli e durante mandato acontece a primeira grande ampliação, e projeta-se a construção do salão paroquial.
1967 – A Paróquia recebe 4 seminaristas, entre eles Antônio Moura da Silva, vindo da Diocese de São Paulo. Surgiu o curso para o sacramento do batismo e nasce o primeiro Grupo de jovens. A paróquia foi pioneira nestas atividades na Diocese de Santo André.
1968 – Em 06 de Janeiro de 1968, o seminarista Antônio Moura Silva, é ordenado Sacerdote, um marco para nossa paróquia. Com o aumento da população paroquiana, Padre Moura inicia o movimento em prol da reconstrução da igreja.
1969 – Em 9 de Novembro de 1969, é lançada a pedra fundamental para edificar a nova igreja.
1970 – Padre Heitor é transferido e nomeado o novo pároco na pessoa do Padre David Vantroba, que dará um novo impulso à comunidade, buscando recursos para a construção da nova casa da Mãe Aparecida.
1972 – Em 15 Outubro de 1973 é inaugurada a nova Igreja Nossa Senhora Aparecida com a Benção de Dom Jorge Marcos de Oliveira, Bispo Diocesano.
Nascia o TOC (Turma Organizada Cristã), assim chamava-se o grupo de jovens da paróquia. Tinham o apoio do Pároco Padre David Vantroba e com acompanhamento espiritual da Madre Serena e das Irmãs Missionárias de Assis. Os jovens se reuniam aos domingos após a missa das 9h. A vocação matrimonial se despertou forte dentro do grupo, e vários casais se formaram, e muitas famílias surgiram. E houve também um “Sim” para a vida religiosa, a jovem Helena Maria Ferreira, foi a 1ª vocacionada da paróquia.
1980 – Em 13 de Abril de 1980, Padre David é transferido para São Caetano do Sul. E neste período foi estabelecido um acordo entre a Diocese e a Província São Francisco de Assis dos Frades Franciscanos Conventuais, que assumem a assistência paroquial da região.
Assume a paróquia, Frei Diogo Luis Fuitem e os auxiliares: Frei Décio Pires e Frei Luciano Biasio.
1983 – Frei Roberto Tóttoli, assume a paróquia, e junto com Frei Diogo concluem as reformas já iniciadas.
1986 – Frei Diogo assume a paróquia pela 2ª vez. Instalada na fachada frontal, o mosaico faz referência à história da comunidade.
1987 – Frei Diogo preocupado com a baixa presença das pessoas nas missas da noite, cria a missa sertaneja, sob a coordenação do Sr. Airton Bueno e Sr. Braulio de Moraes, eles reuniram alguns amigos e formaram um grupo.
1988 – No dia 12 de Outubro, acontece a 1ª missa sertaneja da paróquia, e com ela nasceu os “Violeiros da Aparecidinha”.
1989 – Inicia-se a construção do Recanto Comunitário.
1990 – Assume a paróquia Frei Fernando Mason, atual Bispo de Piracicaba. Ficou por 3 anos com grande ênfase na formação religiosa das lideranças e do povo.
1995 – Frei Geraldo Monteiro assume a paróquia e permanece por 6 anos com a comunidade. Gostava de convidar os violeiros para as missas da Padroeira, e o nome ficou … Violeiros da Aparecidinha.
1997 – Inicia-se um novo projeto, a construção do novo salão paroquial.
2000 – Conclusão e inauguração do novo salão paroquial com a presença de Dom Fernando Mason.
Em 17/12/2000, fruto da fé na comunidade, acontece a profissão de votos perpétuos do Frei Rogério Pereira Xavier, que era membro de um. grupo de jovens na paróquia,
2001 – Com a ida de Frei Geraldo para Roma, como assistente geral para América Latina da Ordem Franciscana, Frei Nilso Antonio Cignachi assume a paróquia.
Pensando em acolher melhor os paroquianos, foi adquirido o terreno vizinho e construído o estacionamento.
2010 – Em 18 fevereiro de 2010, assume a paróquia Frei Itacir Gasperin, dando continuidade aos trabalhos da comunidade.
2012 – Deu-se início à ampliação e reforma da paróquia, neste período as celebrações eram realizadas no salão paroquial.
No dia 12 de outubro, retomamos as atividades na paróquia reformada, comemorando a festa da padroeira.
2018 – Nomeado pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, Frei Ismael Starghelin assume a paróquia.
2019 – Frei Décio Pires
2022 – Vivendo uma nova realidade com o pós pandemia, dia 14 de janeiro com a posse do Padre Eduardo Calandro, nossa comunidade o acolheu com muito amor e carinho, crescendo cada dia mais a admiração pela pessoa abençoada que é.
Source: Diocese