A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021, de forma presencial no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de modo remoto em outras localidades da América Latina e do Caribe.
Assista a mensagem do Papa Francisco
Antecedendo o início desse grande evento, o processo de escuta está em andamento, e conta com a contribuição de grupos eclesiais e pessoas individuais. E a Diocese de Santo André fortalece a comunhão com toda a Igreja na América Latina e no Caribe, a partir da experiência do primeiro Sínodo Diocesano (2016-2017) originando a Constituição Sinodal (2018), cujo documento consta o 8º Plano Diocesano de Pastoral (2018-2023), uma vez que as prioridades eleitas “Acolhida” e “Missão”, com o principal objetivo de “ser uma Igreja que fortaleça a cultura e a espiritualidade do acolhimento em permanente ação missionária”, estão em sintonia com as metas e o lema da assembleia: “Somos todos discípulos missionários em saída”.
Clique aqui e saiba as iniciativas de cada itinerário do 8º Plano Diocesano de Pastoral e veja também como praticá-las neste período de pandemia. São ótimos subsídios como preparação para as contribuições no processo de escuta da Assembleia Eclesial da Igreja na América Latina e no Caribe.
A assembleia tem como principal proposta responder a seguinte pergunta: “Quais são os novos desafios para a Igreja na América Latina e no Caribe, à luz da Quinta Conferência Geral de Aparecida, dos sinais dos tempos e do Magistério do Papa Francisco, tanto para a Primeira Assembleia como a caminho do Jubileu Guadalupano em 2031 e do Jubileu da Ressurreição em 2033?”
*
Conheça os objetivos:
1º) Reanimar a Igreja de uma nova forma, apresentando uma proposta reformadora e regeneradora.
2º) Ser um evento eclesial numa chave sinodal, e não apenas episcopal, com uma metodologia representativa, inclusiva e participativa.
3º) Tornar possível uma releitura agradecida de Aparecida a fim de gerir o futuro.
4º) Ser um marco eclesial que possa relançar os grandes temas que ainda estão em vigor e que surgiram em Aparecida e retomar os temas e agendas que têm impacto. É um kairós, um sinal partilhado com outros continentes a partir do qual muitos frutos podem brotar.
5º) Reconectar as cinco Conferências Gerais do Episcopado Latino-americano e do Caribe, ligando o Magistério Latino-americano ao Magistério do Papa Francisco e marcando três marcos: de Medellin a Aparecida, de Aparecida a Querida Amazônia, e de Querida Amazônia ao Jubileu de Guadalupe e da Redenção em 2031+2033.
*
Como participar do processo de escuta?
O processo de escuta será desenvolvido através de atividades comunitárias e contribuições individuais até o fim de junho. Podem participar todas as mulheres e homens que compõem a Igreja na América Latina e no Caribe que queiram contribuir com sua palavra e testemunho através de três modalidades, todas disponíveis nos links: https://asambleaeclesial.lat/escucha/ e https://assembleiaeclesial.com.br .
*
Fique por dentro das três formas de participação:
1. As comunidades ou grupos que se organizam para responder às perguntas propostas no questionário para participação grupal.
2. Uma pessoa também pode carregar sua contribuição no módulo de participação pessoal. Nestas duas formas de participação existe a possibilidade de avançar pouco a pouco com sua contribuição (ou seja, entrar várias vezes até completar sua contribuição), de modo que se têm a opção de registrar parcialmente suas contribuições, e quando tiverem terminado de enviá-las, de acordo com as funções da plataforma.
3. Uma terceira forma de participação é a organização e participação em fóruns temáticos (podem ser síncronos ou assíncronos, ou seja, em tempo real virtualmente ou durante um período específico de tempo através de uma plataforma digital), nos quais se promove uma reflexão mais profunda sobre temáticas de especial preocupação e importância para nossa jornada como igreja latino-americana e caribenha. Se o tema que se deseja refletir não está na lista oferecida pela própria Assembleia, é possível contatar a escucha@asambleaeclesial.lat para propô-lo e organizá-lo em conjunto.
Acesse também o dois documentos fundamentais para orientar os passos neste processo de escuta: o “Documento para o Caminho em direção à Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe”, que trata do conteúdo, e o “Guia Metodológico do Processo de Escuta do Povo de Deus”, que trata da forma.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Diocese de Santo André com informações do CELAM e da CNBB
Source: Diocese