Fruto do Sínodo Diocesano, que foi realizado entre os anos de 2016 e 2017, a Constituição Sinodal (que contém os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral) completou três anos do lançamento, em abril deste ano.
Mas você sabe o que significa um Plano Diocesano de Pastoral? “É natural que todas as dioceses organizem um plano de pastoral, que apresenta pistas de ações evangelizadoras que devem nortear ao redor de algumas ideias, que a gente chama de prioridades, o caminho evangelizador e pastoral de uma Igreja particular”, resume o vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery.
Qual o objetivo?
Na Diocese de Santo André, o 8º Plano Diocesano de Pastoral, que vigora no quinquênio (2018-2022), é um documento que abrange as orientações para exercitar as principais prioridades estabelecidas para a Igreja Católica no Grande ABC: a Acolhida e a Missão, surgidas a partir dos inúmeros encontros dos leigos, clero, religiosos, pastorais e movimentos, que culminou na Assembleia Sinodal Diocesana, realizada em novembro de 2017. O principal objetivo é “ser uma Igreja que fortaleça a cultura e a espiritualidade do acolhimento em permanente ação missionária.”
Como praticá-lo?
Nele, o 8º Plano Diocesano de Pastoral, são encontrados oito itinerários para iniciativas de todo o clero e fiéis diocesanos na evangelização e promoção humana. Vamos conhecer cada itinerário e as dicas para colocá-los em prática? Clique aqui para conhecer um guia com todos os detalhes.
Esses itinerários tratam diretamente de ações da unidade na diversidade, na convivência em comunidade, da espiritualidade, do discipulado com Jesus Cristo, do acolhimento, da comunicação, da formação, da setorização nas paróquias, das visitas missionárias e das iniciativas de solidariedade.
“Os itinerários propõem atividades para que cada pastoral, cada movimento, cada paróquia concretamente realize esse grande sonho de sermos mais acolhedores e mais missionários como eixo central da vida da Igreja Católica no Grande ABC”, sintetiza Pe. Joel, ao mencionar que a prática dessas ações são permanentes para a diocese.
Relação com as Diretrizes Gerais da Igreja
As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) trazem também dois grandes eixos similares às prioridades frutos do Sínodo Diocesano – realizado em 2016 e 2017: a vivência em comunidade e a ação missionária.
“Nosso 8º Plano Diocesano de Pastoral está claramente estruturado ao redor da ideia da acolhida e da missão. E as “Diretrizes” se estruturam a partir da comunidade eclesial missionária. Essa casa que deve ser a Igreja sustentada por quatro pilares: a palavra, o pão, a caridade e a ação missionária. E todas as ações evangelizadoras propostas nas diretrizes estão organizadas nestes quatro grandes pilares. Muitas das coisas propostas do 8º Plano estão contidas nas Diretrizes (Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil)”, constata Pe. Joel, que também é pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo.
Em comunhão com a Fratelli Tutti
A importância do diálogo e da escuta, algo que nossa Igreja tem protagonizado com mais ênfase no pontificado do Papa Francisco, indica a sinodalidade como um processo onde todos possam participar com suas ideias e propostas dentro da igreja, bem como apontar os meios para uma sociedade mais justa e fraterna, através do discipulado e da missão. Eis que a Fratelli Tutti (2020), última encíclica publicada pelo sumo pontífice, fala exatamente sobre a amizade social.
E quais as similaridades do 8ºª Plano com a Fratelli Tutti? São muitas. Nossa Diocese de Santo André reafirma esse espírito acolhedor e missionário ao longo dos 67 anos de caminhada. Uma igreja comprometida com a evangelização e a justiça social! São mais de 60 pastorais, movimentos, conselhos e associações atuantes e divididas em áreas pastorais nas sete cidades do Grande ABC. Esse legado foi sendo construído e hoje muitas delas expressam esse rosto missionário e acolhedor, tanto nas paróquias e capelas, quanto nas comunidades e bairros, bem como nas periferias existenciais, como cita o Papa Francisco em sua primeira Exortação Apostólica pós-Sinodal Evangelii Gaudium (2013).
Apóstolos: Acolhida e Missão
O 8º Plano Diocesano de Pastoral: Retrospectiva e Perspectivas. Esse foi o tema da segunda edição do programa Apóstolos: Acolhida e Missão, realizado na tarde de quarta (24/11), que teve como convidado o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Joel Nery, com apresentação do coordenador diocesano do Departamento de Comunicação e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Pe. Tiago Sibula.
Assista o programa, na íntegra:
Balanço e gratidão
Prestes a concluir o segundo mandato na Coordenação Diocesana de Pastoral, Pe. Joel Nery, fez uma retrospectiva dos seis anos (2015-2021) na função, dos frutos colhidos (citando o próprio Sínodo Diocesano, organização das pastorais, momentos de formação, ações missionárias e a criação do Vicariato Episcopal para a Caridade Social) e agradeceu todo o apoio do clero e fiéis diocesanos. Ele será sucedido pelo coordenador da Região Pastoral São Bernardo – Anchieta, Pe. Gonise Portugal da Rocha, que tomará posse como o novo coordenador diocesano de Pastoral na próxima terça (30/11), às 19h30, na Solenidade de Santo André Apóstolo, na Igreja Matriz de Santo André, durante a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.
Por fim, Pe. Tiago disse que a Diocese de Santo André retribui com gesto de gratidão todo o serviço desempenhado pelo Pe. Joel, juntamente com o Centro Diocesano de Pastoral, e deseja que o Espírito Santo continue iluminando seus passos na caminhada presbiteral, bem como o novo coordenador de Pastoral seja acolhido com orações e todo apoio dos diocesanos.
Sínodo dos Bispos
“Acolher, escutar e discernir”. Aprofundando o tema do Sínodo dos Bispos “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, que envolve toda a Igreja no Brasil e no mundo, a primeira edição do programa de evangelização da Diocese de Santo André “Apóstolos: Acolhida e Missão” aconteceu no dia 27 de outubro e recebeu como primeiro convidado, o bispo da Diocese de Santo André e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Pedro Carlos Cipollini. Clique aqui e relembre como foi a participação do bispo.
Leia mais:
Guia para colocar em prática o 8º Plano Diocesano de Pastoral
8º Plano de Pastoral: dicas para evangelizar em tempos de pandemia
Source: Diocese