Caros paroquianos, depois de um ano e meio do nosso caminhar juntos, na elaboração do primeiro do Sínodo da Diocese de Santo André, chegamos ao momento tão esperado e porque não dizer tão sonhado,a entrega do documento final que resume toda nossa caminhada.
No dia 06 de abril de 2018, no CENFORP em São Bernardo do Campo, aconteceu a entrega da Constituição Sinodal,que contou com a presença de cerca de 2 mil pessoas representantes do Conselho de Pastoral Paroquial – CPP e Conselho para Assuntos Econômicos Paroquial – CAEP de todas as paróquias da diocese, religiosos e todo clero.
Tivemos como grande anfitrião o nosso bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, que acolheu a todos com muita alegria. Estiveram presentestambém, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, o Arcebispo Metropolitano de Campinas e Presidente da Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Airton José dos Santos, o bispo de Guarulhos e presidente da Sub-região Pastoral SP2 da CNBB, Dom Edimilson Amador Caetano e o bispo de São Miguel Paulista, Dom Manuel Parrado Carral.
Foi um evento maravilhoso, no qual as pessoas foram recepcionadas com a apresentação das bandas Arroios, da Comunidade Católica Shalom e Estrela da Amanhã, da Paróquia Bom Pastor.
Teve início com um momento de oração conduzido por Dom Pedro, depois dadas boas vindas aos ilustres convidados que discursaram com muitos elogios por esse bonito trabalho, também com palavras de ânimo e encorajamento para colocarmos em prática tudo que foi elaborado.
Dom Pedro anunciou a formação do Conselho Regional de Pastoral – CRP da Região de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Na sequência, de uma forma leve e descontraída, atores amadores representaram cada bispo que atuou em nossa diocese desde a sua criação, e dessa forma contaram a sua história. Emocionante rever tudo o que já foi vivido por nossa gente!
Dom Pedro destacou a importância da Constituição Sinodal. “Este documento brotou do chãoe do coração da Igreja de Santo André, repleto de fé e de amor”. Destacou a importância da Igreja em saída e que vivemos novos tempos, com grande diversidade religiosa e que será um grande desafio colocarmos em prática as três urgências definidas pela diocese:
- Ação Missionária permanente para fortalecer a presença da Igreja junto aos mais pobres das periferias, aos cristãos afastados, aos doentes, e aos grupos mais necessitados de motivação acolhida;
- Acolhimento em suas duas dimensões importantes (Cultura e Espiritualidade);
- Uma igreja em saída em estado permanente de Missão, com aprofundamento da Iniciação à Vida Cristã e inclusão, com abertura, para todos, por meio de comunidades humanizadas e humanizadoras.
Foi apresentada a Constituição Sinodale na sequência entregue a cada membro presente.
Dom Pedro agradeceu a participação de todos, por todo empenho na elaboração desse documento, em especial ao Vigário Episcopal para a Pastoral e responsável pelo Sínodo, Pe. Joel Nery, encerrou o evento com uma oração e muita alegria no coração.
Padre Dayvid da Silva agradece aos membros da Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, que mais uma vez, demonstraram muita competência e amor nos trabalhos realizados e está certo de que poderá contar com cada um para colocarmos em prática tudo que foi planejado.
Deixo aqui também o meu abraço e agradecimento a todos. Até a próxima missão!
Vera Lucia Meneguelo
Membro Sinodal – representante da
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha