No domingo, dia 20, aconteceu o Primeiro Encontro Paroquial de Coroinhas e Cerimoniários de nossa comunidade. A ideia deste encontro nasceu da necessidade, apontada pelos próprios membros dessas pastorais, de haver uma maior integração entre o grupo dos coroinhas e o dos cerimoniários, uma vez que, apesar de ambos exercerem o serviço ao altar juntos, fazem reuniões e retiros separadamente, de modo que se notou que era preciso reunir os dois grupos em algum momento fora das celebrações, para criar e reforçar os laços de amizade.
O encontro ocorreu durante toda a tarde do domingo, com quatro momentos distintos. O primeiro momento, que aconteceu logo após a oração inicial, foi uma dinâmica em que eles foram separados em grupos que misturavam coroinhas e cerimoniários e cada grupo recebeu uma figura (da nossa paróquia, de Jesus Eucarístico, de Nossa Senhora Aparecida, de São Tarcísio, de coroinhas e cerimoniários ou do logo do Ano do Laicato) sobre a qual deviam conversar, pensando no que aquela figura representava para eles enquanto pastoral e, depois, partilharam as discussões com os outros grupos. Foi um momento muito proveitoso, em que eles interagiram, conversaram e se conheceram melhor.
No segundo momento, eles foram divididos em três grupos por faixa etária e cada grupo participou de uma formação sobre o Ano do Laicato, tema central do encontro. Os coroinhas mais novos (de 7 a 11 anos) participaram da formação preparada pela Simone Colonhezi, psicóloga e ministra da eucaristia de nossa paróquia. Para os coroinhas mais velhos (de 12 a 15 anos), foi a Rosana de Jesus Coelho, catequista de jovens e adultos em nossa paróquia, quem preparou a formação. E o seminarista diocesano Gustavo Laureano conduziu a formação para os cerimoniários. Cada um deles preparou a formação com uma linguagem e um formato mais interessante e adequado, de acordo com a faixa etária dos grupos.
Após a formação, tivemos o terceiro momento que foi a hora do lanche. Além de partilhar os alimentos que cada um trouxe, os coroinhas e cerimoniários puderam conversar e fazer uma convivência diferente, conhecendo uns aos outros e divertindo-se uns com os outros.
E no quarto momento, foi rezado um terço meditado em que, a partir dos Mistérios Gloriosos, rezamos e cantamos as alegrias que nos foram dadas a partir da Ressurreição de Jesus, colocando em intenção nossa pastoral e também toda a Igreja.
Ao final do encontro, tivemos a presença de nosso pároco, padre Dayvid, que nos dirigiu algumas palavras em relação ao zelo, à atenção, ao cuidado que devemos ter com os objetos litúrgicos e com a liturgia, buscando manter o ritmo que ela tem, para que seja bem celebrada.
Veja mais fotos em nossa galeria clicando aqui
Vanessa Matos
Coordenadora dos Cerimoniários