Novena é uma seqüência de nove dias de oração, dedicada a uma intenção ou devoção. Geralmente é realizada para manifestar a fé em Deus, ou devoção à Virgem Maria ou, ainda, aos santos. A primeira comunidade cristã reunia-se para rezar, deixando-nos o exemplo: “Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar”. (At 2, 1).
No dia 28 de julho (sábado às 16h), daremos início a nossa Novena em louvor ao nosso Padroeiro Bom Jesus de Piraporinha. Serão dias de intensa oração, dedicação, de sentir-nos inteiramente pertencentes à comunidade, como filhos e filhas de Deus, em que queremos preparar e participar com muito zelo e carinho, estando atentos às orientações da Igreja, conforme nos pede a Sacrosanctum Concilium, (Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II, sobre a Sagrada liturgia), nº28: “Em todas as celebrações litúrgicas, ministros e fiéis, no desempenho de sua função, façam somente aquilo e tudo aquilo que convém à natureza da ação, de acordo com as normas litúrgicas”.
O Catecismo da Igreja Católica, nº 2699, diz: “O Senhor conduz a cada pessoa pelos caminhos e da maneira que Lhe apraz. Por seu turno, cada fiel responde-Lhe conforme a determinação do seu coração e as expressões pessoais da sua oração. No entanto, a tradição cristã conservou três expressões principais da vida de oração: a oração vocal, a meditação e a contemplação. Têm um traço fundamental comum: o recolhimento do coração. Esta atenção em guardar a Palavra e permanecer na presença de Deus faz destas três expressões tempos fortes da vida de oração”.
Durante a novena, para que possamos chegar ao que o Catecismo nos ensina, celebramos um tema específico a cada dia, preparado antecipadamente, após estudo de algum documento da Igreja. Em 2016 rezamos o ano Santo da Misericórdia, anunciado pelo Papa Francisco por meio da Bula de Proclamação Misericordiae Vultus; em 2017, tivemos a graça de viver o Ano Nacional Mariano, instituído pela CNBB, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Neste ano, 2018, meditaremos sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco: Gaudete Et Exsultate (Alegrai-vos e Exultai), sobre o chamado à santidade no mundo atual.
A espiritualidade da novena, dentro deste tema, tem o objetivo de nos ajudar na oração pessoal e comunitária, buscando viver a santidade como irmãos, ajudando-nos mutuamente, um rezando pelo outro, incentivando e motivando a perseverar na fé, guardando a Palavra de Deus. E, assim, celebrar com toda a dignidade, a Festa do nosso Padroeiro, Bom Jesus de Piraporinha, dia da Transfiguração do Senhor, 06 de agosto às 19h30. Teremos, ainda, a alegria e a graça, neste mesmo dia, de termos como presidente da celebração, pela primeira vez, o Pe. Rudnei, filho de nossa comunidade.
Que nossa comunidade possa vivenciar essa novena com muito repeito, amor e devoção ao Bom Jesus de Piraporinha. Que Ele faça de nós verdadeiros discípulos missionários, para que sejamos autenticamente sal da terra e luz do mundo.
Tema central da novena: “Viver a santidade sendo sal da terra e luz do mundo”.
Lema Sacerdotal do Pe. Rudnei: “Chamou a Si os que Ele queria”. (Mc 3, 13).
Risocleide Matos
Membro da Pastoral Litúrgica