A Paróquia Bom Jesus de Piraporinha tem o grande privilégio de ter o próprio Jesus como Padroeiro, e celebrar a sua Festa na Festa da Transfiguração, seguida de uma novena que é motivo de muita alegria e devoção.
A novena em Louvor ao Bom Jesus de Piraporinha deste ano, como todas as outras, foi belíssima, trazendo como tema central “Viver a Santidade, sendo sal da terra e luz do mundo”, baseado na Exortação Apostólica do Papa Francisco: Gaudete Et Exsultate: sobre o chamado à santidade no mundo atual.
Esse tema nos convida a sermos santos, mas não necessariamente, como muitas vezes pensamos, que para ser santo, precisamos estar em uma vida completamente consagrada. Nós somos santos em cada atitude boa que temos e nos diversos tipos de vocações que vivemos.
A cada dia da novena, um padre ou bispo (muito bem preparado) veio celebrar conosco, trabalhando um subtema, que foram estes: Padre Julio – O senhor nos chama à santidade; Padre Eduardo – Ser pobre no coração: isso é santidade; Padre Felipe – Reagir com mansidão: isso é santidade; Padre Cleidson – saber chorar com os outros: isso é santidade; Padre Adriano – Buscar a justiça com fome e sede: isso é santidade; Dom Nelson – Olhar e agir com misericórdia: isso é santidade; Padre Dayvid – Manter o coração limpo de tudo o que mancha o amor: isso é santidade; Padre Ademir – Semear a paz ao nosso redor: isso é santidade; Dom Pedro – Viver e anunciar o evangelho em qualquer circunstância: isso é santidade.
Para a grande festa do nosso Padroeiro, tivemos a graça de ter como presidente da celebração, o Padre Rudnei, filho desta Paróquia, celebrando a sua primeira missa ao lado de mais quatro neo-sacerdotes: Padre Claudio, Padre José, Padre Marcos Vinicius e Padre Vinicius, assim como alguns outros padres e seminaristas de nossa Diocese de Santo André, que também estavam presentes para prestigiar este momento tão especial.
A novena em Louvor ao Padroeiro é um momento propício de pedirmos para o próprio Bom Jesus, que esteja sempre presente na vida de nossa comunidade, nos ajudando a seguirmos firmes como comunidade de fé e na missão que nos foi confiada.
Para quem nunca participou deste momento, fica o convite para as próximas, bem como o convite para participarmos todo dia 06 de cada mês das missas em louvor ao nosso Bom Jesus de Piraporinha.
Viva o Bom Jesus de Piraporinha!
Viva a nossa comunidade!
Maria Jaqueline da Rocha
Maria Aparecida Abrantes
Coordenadoras da Pastoral Litúrgica