A celebração da adesão a iniciação cristã e entrega da cruz aos catequizados de nossa paróquia, ocorreu nos dias 30/06,01/07 e 10/07, onde tivemos como presidente da celebração o seminarista Gustavo e a ministra da palavra Risocleide. A cruz de Cristo representa a maior prova de amor por toda humanidade, pois não existe Cristianismo sem cruz, um cristianismo sem cruz revela-se, aos poucos, decepcionante, pois somente a Cruz de Cristo nos leva ao amor incondicional, ou seja, o amor Ágape. A cruz para nós, católicos, tem um grande significado, pois revela o amor Ágape e força da vitória sobre a morte. Sim, nela, temos salvação, pois somente por meio do Cristo crucificado que se pode compreender “o poder de Deus” (cf. 1 Cor 1, 24) e a sua ação salvífica entre os homens. Quem preceder firme nela terá vida eterna, como Jesus disse “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (cf. Mt 16, 24). Quem vive a palavra, quem vive o mistério da cruz, terá sua vida revestida em Cristo Jesus, como disse o nosso Papa Francisco em seu discurso na jornada mundial da juventude no Rio de Janeiro em 2013: “Queridos jovens, levamos as nossas alegrias, os nossos sofrimentos, os nossos fracassos para a Cruz de Cristo; encontraremos um Coração aberto que nos compreende, perdoa, ama e pede para levar este mesmo amor para a nossa vida, para amar cada irmão e irmã com este mesmo amor. Assim seja!”
Que os nossos jovens possam compreender que Deus é o companheiro fiel de todas as horas, pois uma das maiores seguranças que uma pessoa pode ter é confiar na ação e no poder de Deus, nos momentos de alegria, sofrimentos, dúvidas, conflitos…Antes de subir ao céu Jesus disse “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”(Mt 28,20) por isso que Deus vem ao nosso encontro, Ele é o companheiro fiel de todas as horas, mesmo na cruz não esqueceu de nós. Que possamos, cada vez mais, levar esse amor ágape, que e o amor incondicional, sentindo-nos encorajados a superar os medos, incertezas… com a confiança em Deus, nosso Salvador permite-nos encontrar um raio de luz, por mais escuro que esteja, ao nosso redor, para que possamos lutar contra todo o pecado, pois todos nós somos chamados a santidade.
A cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo é a primeira raiz da Santa Igreja Católica Apostólica Romana antes de São Pedro e São Paulo que foram os Pilares da nossa Igreja no mundo. A cruz sempre estará presente na vida da Igreja, quer na celebração da Eucaristia, no Batismo e em todos os sacramentos. A cruz para o cristão, não é símbolo de morte, como alguns pensam, mas de vida, de ressurreição. Ela é nossa única esperança.
Matheus Fernandes Sanches
Catequese Adolescentes, Jovens e Adultos