Em sua primeira visita canônica à Casa de Formação do Propedêutico da Diocese de Santo André em 2021, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini promoveu na tarde de quinta-feira (24/06), um encontro de espiritualidade, com celebração da Santa Missa e diálogo sobre experiências de fé com os propedeutas Jefferson Silva de Oliveira, 26 anos; Leonardo Valeriano Bricks, 29 anos; e Isaac José da Silva, 31 anos, que ingressaram no seminário e iniciaram os estudos no primeiro trimestre deste ano.
O reitor do Seminário Propedêutico, Pe. Cleidson Pedroso Souza, que participou da acolhida do bispo e da partilha do pão e de histórias de vida durante o café, avaliou o momento como muito frutuoso para os propedeutas.
“Demonstra essa proximidade do bispo junto aos seminaristas. O bispo, como primeiro e principal responsável da formação, estando atento aos que estão nesse caminho de discernimento, demonstra a solicitude da Igreja que pede por mais operários e que cuida deles, no seu processo de formação”, elucida.
*
Acolhida e carinho do pastor
Segundo o sacerdote, a diocese somente cresce com esses momentos especiais, porque os seminaristas sentem esse carinho e acolhida do pastor da Igreja Católica no Grande ABC. “Esse interesse do bispo por cada um deles, fazendo com que eles possam corresponder com dedicação, amor, empenho, disponibilidade e generosidade, as respostas ao chamado que Deus lhes fez”, complementa Pe. Cleidson.
Desde dezembro de 2019, a Diocese de Santo André vivencia o Ano Vocacional Diocesano, que foi prorrogado em razão da pandemia da Covid-19, com data de encerramento a ser confirmada em breve.
Fazer parte da história em construção
Isaac José da Silva considerou a experiência muito positiva e revelou que Dom Pedro quis conhecer as histórias vocacionais dos propedeutas e motivou todos a aproveitarem bem todo o período formativo, na perspectiva de se deixarem moldar por Cristo, sabendo que incômodo e até doloroso, mas um caminho de grande felicidade e realização. “Partilhou conosco de sua própria história e também dos desafios de nossa igreja local, nos convidando desde já a fazer parte desta história em construção, empenhando nossos dons, conhecimentos e experiências adquiridos durante a vida para o bem do povo e crescimento do Reino de Deus”, sintetiza. Isaac.
Incentivo para a vocação sacerdotal
Leonardo Valeriano Bricks disse que o bispo acolheu-os com uma conversa incentivadora para a vocação sacerdotal, ao compartilhar um pouco de sua infância e esse chamado que Deus o fez. “Abordamos algumas experiências profissionais de nossos trabalhos anteriores, vida comunitária e vocação. E logo em seguida estivemos na Santa Missa que o próprio bispo presidiu, transmitindo não somente o exemplo de João Batista, mas também a vocação de Nosso Senhor Jesus Cristo Bom Pastor. Sou muito grato por ter essa acolhida de Dom Pedro e conhecer um pouco da sua vocação”, revela.
Inspiração no Bom Pastor e em Maria
Jefferson Silva de Oliveira agradeceu a visita do bispo, a primeira presencialmente, já que muitas agendas estão sendo realizadas virtualmente nestes tempos de pandemia, e destacou que durante o diálogo, Dom Pedro motivou a todos, recordando o verdadeiro sentido do sacerdócio. “Ele disse que devemos nos espelhar em Jesus, o Bom Pastor, e sua mãe, Maria Santíssima. Citou também que não deixemos apagar essa chama vocacional que brota em nosso coração”, finaliza.
O Seminário Propedêutico está situado à Rua Santa Maria Goretti, nº 143, Vila Metalúrgica – Santo André. Telefone: 4997-0301.
Leia mais:
Dom Pedro acolhe propedeutas na caminhada rumo ao sacerdócio
Dom Pedro reflete sobre as bem-aventuranças como inspiração aos propedeutas
Source: Diocese