O vigário episcopal para a Pastoral da Diocese de Santo André, Pe. Joel Nery, concedeu na noite de quarta-feira (21/07), entrevista ao jornal JCTV da Rede Vida para falar da marca da sinodalidade na celebração dos 67 anos da Diocese de Santo André, que ocorrerá nesta quinta (22/07). A Santa Missa em Ação de Graças será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, às 18h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense, com transmissão pelas mídias diocesanas Facebook e YouTube.
Assista ao vídeo, na íntegra:
Na conversa com o jornalista Paulo Júnior, Pe. Joel recordou o primeiro Sínodo Diocesano realizado nos anos de 2016 e 2017, ao mencionar as falas atuais do Papa Francisco, que propõe a sinodalidade como um modo de ser Igreja.
“A celebração dos 67 anos da Diocese de Santo André é marcada pela realização do nosso primeiro Sínodo Diocesano, que aconteceu nos anos de 2016 e 2017. E nós estamos celebrando neste tempo, a gratidão a Deus pela dimensão da sinodalidade que, em diocese aqui estamos vivendo e agora em comunhão mais do que nunca com as palavras do Papa Francisco, que tem convocado a sinodalidade em toda a igreja”, destaca.
Em sintonia com a Igreja no Brasil e no mundo, a Diocese de Santo André também se mostra participativa na Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que acontecerá em novembro de 2021, e no Sínodo dos Bispos, cuja assembleia ocorrerá em outubro de 2023, através do processo de diálogo e escuta de leigos, sacerdotes, missionários, consagrados, bispos e cardeais.
“Então, recordo essa marca diocesana desde a sua criação. A Diocese de Santo André podemos dizer que sempre foi uma igreja bastante sinodal. E nós realizamos, portanto, o nosso primeiro Sínodo Diocesano, que deu origem ao 8º Plano Diocesano de Pastoral, que dele resultou as prioridades da acolhida e missão como grandes marcas para a nossa vivência como Igreja no Grande ABC”, enfatiza.
Source: Diocese