Contemplando as maravilhas do Senhor em nossas vidas, vamos caminhando alicerçados pela fé, na construção de um mundo novo, onde possa reinar a verdade, a justiça e a paz.
Estamos celebrando os “50 anos do Mês da Bíblia”; de uma Pastoral Bíblica avançamos para uma Animação Bíblica da Pastoral. A proposta é conhecer melhor a mensagem do Senhor e colocá-la na vivência pessoal e comunitária em todas as nossas pastorais, movimentos e grupos.
A Palavra de Deus nos impulsiona na missão; com ela podemos formar os círculos e grupos de reflexão. Iluminados pela Palavra de Deus, teremos a possibilidade de participarmos na transformação de sociedade.
Neste mês, a temática é a “Carta de São Paulo aos Gálatas”, e o lema: “Pois todos vós sois Um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d). Entendendo o seu teor, vamos progredindo no amor à Palavra revelada e na sua prática, que para nós se torna libertadora: “é para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).
A síntese da mensagem da Carta aos Gálatas está no Hino Batismal: “De fato, todos vocês são filhos de Deus, por meio da fé em Cristo Jesus. Pois todos vocês, que foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo. Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem e nem mulher, pois todos vocês são um só em Cristo Jesus.” (Gl 3,26-28). Assim, buscamos viver uma comunidade madura na fé, longe dos desvios e discriminações que muitas vezes nos cercam.
Sintam-se convidados para o aprofundamento das temáticas da fé. Oferecemos regularmente momentos de estudo e formação na dimensão bíblica, litúrgica e catequética. Somos uma comunidade orante e participativa, porém precisamos nos preparar melhor para o enfrentamento dos desafios, e que são tantos em nossa realidade.
Temos a alegria de comunicar que já está atualizado e, em vigor, o “Diretório Diocesano dos Sacramentos”; com ele vamos reorganizar e dinamizar a preparação e celebração dos sacramentos em nossa comunidade paroquial. Desejamos acolher, orientar e formar melhor os féis. A beleza dos sacramentos se revela nas etapas fortes da vida, e nos anima e sustenta na missão cotidiana, revigorando e dando força na missão.
Mesmo mergulhados em profundos conflitos, tanto na ordem social, política e religiosa, confiemos na força da fé e do amor que nos une em família, nos anima na prática comunitária e nos enche de esperança em vista de um mundo melhor. Sejamos mensageiros da paz e da justiça, não propagadores da violência, que destrói e mata os sonhos.
Vamos nos preparando, formando nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos para o discernimento e participação mais efetiva no compromisso com a vida. A Igreja tem nos alertado e estimulado com documentos, cartas e exortações. Veja o que nos diz o Papa Francisco: “O árduo esforço por superar o que nos divide, sem perder a identidade de cada um, pressupõe que em todos permaneça vivo um sentimento fundamental de pertença. Porque a nossa sociedade ganha, quando cada pessoa, cada grupo social se sente verdadeiramente em casa. Amamos a nossa sociedade, ou continua a ser algo distante, algo anônimo, que não nos corresponde, não nos afeta, não nos compromete?” (FT, 230)
Peçamos a intercessão de São José, guardião da Igreja, que nos ajude e que em nossas famílias sintamos o amor gratuito de Jesus que nos enche de alegria e paz. Com as melhores bênçãos.
Fraternalmente
Pe. Roberto Alves Marangon, “o menor entre vós”
Pároco