Com a chegada da pandemia da Covid-19, decretada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em março de 2020, as atividades da Igreja Católica no Grande ABC também sofreram adaptações na forma de levar a Boa Nova ao povo de Deus e praticar a missionariedade diante das normas de quarentena e dos protocolos sanitários implementados até os dias de hoje. Com a atual flexibilização nos municípios da região, a Diocese de Santo André, a partir do fim do mês de setembro de 2021, retomou as celebrações e atividades pastorais com maior número de pessoas, de acordo com os critérios adotados por cada cidade, em relação ao percentual de fiéis presentes nas igrejas e salões paroquiais. Entretanto, todo o aprendizado adquirido durante a fase de isolamento das famílias em suas casas, a fim de evitar a proliferação do vírus, com diversas iniciativas que mantiveram a chama acesa de uma Igreja acolhedora e missionária, como aponta o primeiro Sínodo Diocesano (2016-2017), em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019 – 2023), se tornou algo permanente e que continuará na fase pós-pandemia. Um legado positivo deste período de superação de muitas dificuldades.
Vivenciando o Mês Missionário 2021, que tem como tema “Jesus Cristo é Missão!” e a inspiração bíblica no lema que nos provoca para a missão: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos (At 4,20)”, o bom uso da comunicação e da tecnologia é fundamental para o sucesso da missão e tem feito a diferença na vida de muitas pessoas na Diocese de Santo André.
Evangelização e promoção humana
A Pastoral da Comunicação fortaleceu iniciativas em prol da evangelização e da solidariedade em tempos de pandemia. Um papel relevante da Pascom nos âmbitos diocesano, regional e paroquial ocorreu logo no início do período de quarentena.
Contando com a participação de movimentos, pastorais e do clero, o projeto de lives diocesanas, a Semana de Comunicação por aplicativo virtual e a ação multimídia (site, mídias sociais, jornal digital e programa de rádio) se tornaram fundamentais para levar informação diária e de qualidade a todos os diocesanos, que se encontravam em isolamento social. Paróquias criaram programas de bate-papos, podcasts e muitas iniciaram a transmissão ao vivo de missas e encontros.
Com a escolha de um dia fixo para as lives do Vicariato Episcopal para a Caridade Social (todas as segundas, às 20h), a Pascom contribuiu diretamente nesta parceria que oferece aos fiéis, conhecimento, interatividade e divulgação de tudo que está acontecendo na Diocese de Santo André, atendendo aos itinerários de ações de solidariedade, missionariedade, acolhimento, espiritualidade e comunicação do 8º Plano Diocesano de Pastoral.
A partir das lives, que continuarão mesmo na fase pós-pandemia, muitas ações concretas se fortaleceram no quesito da evangelização e da promoção humana, outras foram criadas a partir das ideias apresentadas pelos convidados e inspiradas pelos modelos de atuação das pastorais, congregações religiosas, grupos de caridade e leigos.
Essa é a ideia de uma Igreja em saída, de uma Igreja missionária, que se alimenta da espiritualidade e do conhecimento para colocar em prática, o servir o próximo nas periferias existenciais, como afirma o Papa Francisco.
Como Pastoral de Conjunto, a Pascom está totalmente inserida na sociedade e tem participação direta na mobilização, divulgação e registro das atividades, como em campanhas do Drive-Thru da Solidariedade para arrecadação de alimentos; de doação de agasalhos e distribuição de máscaras; do Varal Solidário e da Geladeira Solidária; nas ações da Pastoral do Migrante, bem como demais iniciativas caritativas em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social, organizadas pelo Vicariato Episcopal para a Caridade Social.
Atualmente, a coordenação da Pastoral da Comunicação da Diocese de Santo André é composta pelo Pe. Tiago Sibula, as leigas Fernanda Minichello e Taíse Palombo, e o seminarista Gustavo Laureano. O vigário episcopal para a Caridade Social é o Pe. Ryan Holke.
Aplicativo Visita Domiciliar
A utilização da tecnologia fez com que a Pastoral da Criança atuasse com mais proximidade das famílias, por meio do Aplicativo Visita Domiciliar, onde os capacitadores, coordenadores e lideranças aplicam seus conhecimentos em todas as Ações Básicas como Guia do Líder, Alimentação Saudável, Brinquedos e Brincadeiras, Articulador de Saúde e de Direitos e Missão e Gestão servindo assim como roteiro para sua missão e atuação junto às famílias.
As famílias são orientadas nas ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania e assistidas em suas necessidades, na melhoria de suas condições, na compreensão de seus direitos e obrigações, na erradicação da violência dentro do lar.
“Nas visitas domiciliares virtuais, a liderança conversa por chamada telefônica ou vídeo com as mães e vê a criança, orientando individualmente cada família seguindo os indicadores de desenvolvimento específico para cada criança. Durante essas visitas são auxiliadas as mães em como ajudar seus filhos a desenvolver plenamente suas habilidades nas questões de saúde física e mental, social e emocional. “Com o auxílio virtual do Aplicativo e através de perguntas para saber a situação da criança quanto ao desenvolvimento podemos dar “dicas” sobre educação, receitas saudáveis que podem prevenir doenças no adulto”, explica a coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, Maria Alice Lucchini.
No período da pandemia, as crianças sentiram muita falta de brincar, ir à escola, parques, praças, ruas e as famílias não estavam preparadas para ficar em casa com as crianças. Neste sentido, o Aplicativo Visita Domiciliar ajudou a liderança e Brinquedistas a dar ideias de como fazer brincadeiras simples em casa e assim desenvolver nossos pequenos. “Nossos líderes brinquedistas da Diocese gravaram vídeos contando histórias, fazendo brincadeiras e dando sugestões para as famílias brincarem durante a pandemia já que não conseguíamos fazer as Celebrações da Vida onde as brincadeiras acontecem em tempos normais”, relata Maria Alice.
Atualmente, a ansiedade no retorno toma conta da liderança para que as crianças encontrem a Equipe da Pastoral e se reúnam para que as ações sejam desenvolvidas presencialmente e coletivamente, seguindo os protocolos sanitários fundamentais neste momento.
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Source: Diocese