“Na minha vida, eu não me vejo sem a companhia de Nossa Senhora. Tive a graça, um mês antes da pandemia (início de 2020), de ir para Jerusalém e quando visitava Ain Karin, a gente via, sentia a sua família. Sentia Sant’Ana (mãe de Nossa Senhora). Sentia, de fato, onde foi gerada Maria, onde foi aprendendo a viver essa experiência de fé. Eu me senti presenteado. Gosto muito de trazer essa experiência da padroeira. Ela nos ajuda muito a nos inspirar a descobrir o quanto a fé é importante para nós também sermos bons patronos de Sant’Ana.”
A devoção mariana, a lembrança da viagem para Jerusalém, e as palavras do pastor que chega para continuar o pastoreio do rebanho das ovelhas de Cristo enchem de esperança toda a comunidade da Paróquia Sant’Anna, que acolheu na noite de domingo (17/10), o seu novo pároco, Pe.Leandro Alves Figueredo, 44 anos, durante a posse canônica realizada na celebração eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, no Bairro Santana, em Ribeirão Pires.
Conhecer a história e trabalhar em conjunto
Em suas primeiras palavras aos fiéis, Pe. Leandro disse que está disposto a conhecer mais sobre a trajetória da paróquia e caminhar junto com o povo para que os trabalhos pastorais produzam cada vez mais frutos para o Reino de Deus.
“Que Sant’Ana me oriente, me conduza e que eu possa aprender um pouquinho mais com ela e com todos vocês, que já trazem isso na sua história”, disse Pe. Leandro, ao exaltar o legado deixado pelo Pe. José Raschele (1923-2020), que durante várias décadas foi responsável pelo crescimento da igreja e pela construção das capelas, além de agradecer a acolhida dos fiéis da matriz paroquial e das quatro comunidades: São Francisco de Assis, Sagrado Coração de Jesus, Santa Rita de Cássia e São Judas Tadeu.
Com uma década de ordenação sacerdotal, o presbítero completará 11 anos de sacerdócio no próximo dia 11 de dezembro e sucede a Pe. José Silva, que esteve à frente da paróquia por quase seis anos (desde dezembro de 2015) e assumirá a Paróquia Nossa Senhora da Salete (Região Santo André – Leste), no próximo sábado (23/10), às 16h. Na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Diadema, onde Pe. Leandro atuava, a comunidade acolherá o Pe. Alex Sandro Camilo (reitor pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida, em São Bernardo), como administrador paroquial “pro tempore”.
Participaram também da celebração, os padres Cícero Soares da Silva Neto (Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Santo André), Clayton Ramos Costa (Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Diadema), Silvânio José da Silva (Paróquia Santa Luzia – São Bernardo), Camilo Gonçalves de Lima (secretário episcopal), o diácono Luciano José Dias, seminaristas, o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi, o presidente do legislativo da cidade, Guto Volpi, e demais autoridades públicas.
Imitadores de Cristo e sinal do Bom Pastor na comunidade
Em sua homilia, Dom Pedro Cipollini falou aos paroquianos sobre a característica que identifica o cristão, o serviço, como um sinal e um modo de vida de servir o próximo, que faz de nós imitadores de Cristo; chamou a atenção para a lição que a Palavra de Deus nos deixa, de que seremos julgados pelo amor; e o exemplo de Maria, a mãe de Jesus, como a primeira na fé e modelo de missionária para os fiéis.
Nas palavras do bispo, Pe. Leandro tem um “coração bom” e é uma “pessoa de fácil convivência”, que chega para sinalizar a presença de Cristo, o Bom Pastor, na comunidade. “Jesus disse: “Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou” (Mt 10, 40). A presença de um sacerdote numa comunidade paroquial é uma benção de Deus. Que vocês possam acolhê-lo e ajudá-lo em sua missão. Ele veio para servir”, destaca Dom Pedro, ao se referir também ao trabalho realizado pelos padres José Silva e José Raschele, como testemunhos do serviço à Igreja durante várias décadas.
Rito da posse
A leitura da nomeação de posse do pároco foi lida pelo diácono Luciano José Dias. Depois, Pe. Leandro Alves Figueredo realizou a Profissão de Fé e após o Ato Penitencial e as primeiras leituras, recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa.
Após esse momento, o novo pároco fez o Juramento de Fidelidade. Em seguida, Dom Pedro Carlos Cipollini declarou oficialmente Pe. Leandro como pároco da Paróquia Sant’Anna sendo aclamado pelos paroquianos locais. No final da missa, Pe. Leandro assinou a ata, que também foi assinada pelo bispo e demais testemunhas.
Sobre a paróquia
A matriz paroquial Sant’Anna completou 55 anos de história no último dia 4 de outubro. A igreja está localizada na Avenida Francisco Monteiro, nº 3149 – Santana, em Ribeirão Pires. A paróquia conta com quatro capelas/ comunidades: São Francisco de Assis, no Jardim São Francisco; a Sagrado Coração de Jesus, no Jardim Luso; a Santa Rita de Cássia, no Bairro Santo Bertoldo; e a São Judas Tadeu, no Bairro Barro Branco.
A Paróquia Sant’Anna conta com 23 pastorais, movimentos e associações de evangelização e promoção humana que praticam os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral por uma Igreja que prioriza a cultura e espiritualidade do acolhimento em permanente ação missionária.
As missas na Paróquia Sant’Anna são realizadas nos seguintes horários nestes tempos de pandemia: sábado (17h) e domingo (8h30 e 18h). Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4828-1534 (telefone).
Conheça a história de 55 anos da Paróquia Sant’Anna: leia aqui
Sobre o novo pároco
Nome completo: Leandro Alves Figueredo
Data de Nascimento: 17/05/1977
Cidade natal: São Paulo (SP)
Ano de entrada no seminário: 11/02/2001
Ordenação Diaconal: 10/07/2010, na Catedral do Carmo, em Santo André
Ordenação Sacerdotal: 11/12/2010, na Paróquia São João Batista do Rudge Ramos, em São Bernardo
Atuação nas paróquias: Em 2011 foi nomeado para a primeira paróquia, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, na Vila Palmares, em Santo André. no dia 1º de julho de 2017 assumiu como pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Diadema; e no dia 17 de outubro de 2021 torna-se pároco da Paróquia Sant’Anna, em Ribeirão Pires.
Atuação na Diocese: foi assessor da Pastoral Carcerária e desde 2015 atua como assessor da Pastoral do Menor. Entre os anos de 2017 e 2019 foi membro da Pastoral Presbiteral. Em 2019, foi nomeado na Comissão para a Tutela dos Menores e Pessoas Vulneráveis, presente no Tribunal Eclesiástico Diocesano.
Source: Diocese