Com o tema “Fazer do mundo a pátria do homem”, o Ano Jubilar Scalabriniano começará neste domingo (07/11) recordando a figura do beato João Batista Scalabrini – fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos – , cuja beatificação completará 25 anos no dia 9 de novembro de 2022, data do encerramento do Ano Scalabriniano. Esse período também visa intensificar as orações e as iniciativas, a fim de que o bem aventurado Scalabrini seja proclamado santo.
“Neste período, intensifiquemos nossas orações e atividades para que o nosso Fundador seja proclamado Santo. É um momento oportuno para falar da sua obra, do seu carisma e torná-lo ainda mais conhecido em nossas missões”, conclama o Superior Regional Provincial dos padres carlistas na Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, P. Algacir Munhak, CS.
“Faço votos de que a animação vocacional, a catequese e a pastoral da juventude, em nossas missões, sejam enriquecidas com o entusiasmo e a alegria deste momento especial da história da nossa Congregação”, complementa.
“O vigésimo quinto aniversário da beatificação de Giovanni Battista Scalabrini ocorrerá em 2022 . De fato, foi no dia 9 de novembro de 1997, festa da dedicação da Basílica de Latrão, quando o Papa João Paulo II proclamou beato o bispo e fundador da congregação scalabriniana , marcando a memória litúrgica para o dia 1º de junho, data de sua morte. Para que resplandeça o seu testemunho de bispo missionário , inspiração para quem se sente entregue a Cristo ao lado dos migrantes, refugiados e marinheiros, os superiores dos três Institutos da Família Scalabriniana anunciaram um Ano Scalabriniano que terá início no domingo, 7 de novembro de 2021 e terminará na quarta-feira, 9 de novembro de 2022”, diz o comunicado oficial dos missionários scalabrinianos.
Na Diocese de Santo André
“A família scalabriniana: os missionários, as irmãs e as missionárias seculares espalhadas pelo mundo vão viver esse ano scalabriniano, bem como os leigos scalabrinianos,lembrando os 25 anos da beatificação de Scalabrini e o pedido da graça da canonização. Todas as missões estarão em sintonia, vivendo de forma específica a abertura do ano”, sintetiza o pároco da Basílica Menor – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Pe. Alejandro Cifuentes Flores.
Na Diocese de Santo André, a Basílica Menor, a Igreja Matriz de São Bernardo (Praça da Matriz, s/nº – Centro), realizará a abertura do Ano Scalabriniano com uma programação que iniciará com a Santa Missa, ao meio-dia, celebrada em várias línguas, e logo depois, uma série de apresentações culturais, com as presenças de representantes da Bolívia, Paraguai, Brasil, Itália e Rússia. Barracas com comidas típicas de diferentes países também estarão à disposição do público durante a tarde até às 17h, na Praça da Matriz.
“A importância do evento se encaixa na nova realidade que vive São Bernardo do Campo marcada por novas migrações e um uma maior divulgação da figura de Scalabrini, Pai dos migrantes. A nossa diocese, marcada pela história das migrações e pela presença dos scalabrinianos, vai viver de forma festiva, nas três paróquias, a abertura do Ano Scalabriniano”, afirma Pe. Alejandro.
Na Igreja Matriz de Santo André (Praça Pres.Vargas, nº1 – Vila Assunção), a abertura do Ano Scalabriniano será realizada em todas as missas: 8h30, 10h30 e 18h.
Em Ribeirão Pires, a Capela João Batista Scalabrini (Rua Inglaterra, nº 41 – Jardim Dois Melros) sediará missa na próxima terça-feira (09/11), às 19h.
Source: Diocese