(roxo, pref. do Advento I, – ofício do dia)
O Senhor descerá com esplendor, para visitar o seu povo na paz e fazê-lo viver a vida eterna.
Muitos dramas de nossa vida são evitados quando nos dispomos a dar ouvidos aos apelos de Deus. Felizes e sábios são os que trilham os caminhos do Senhor.
Primeira Leitura: Isaías 48,17-19
Leitura do livro do profeta Isaías – 17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o santo de Israel: “Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; 19tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”. – Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: 1
Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.
1. Feliz é todo aquele que não anda / conforme os conselhos dos perversos; / que não entra no caminho dos malvados / nem junto aos zombadores vai sentar-se; / mas encontra seu prazer na lei de Deus / e a medita, dia e noite, sem cessar. – R.
2. Eis que ele é semelhante a uma árvore / que à beira da torrente está plantada; / ela sempre dá seus frutos a seu tempo, † e jamais as suas folhas vão murchar. / Eis que tudo o que ele faz vai prosperar. – R.
3. Mas bem outra é a sorte dos perversos. † Ao contrário, são iguais à palha seca / espalhada e dispersada pelo vento. / Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, / mas a estrada dos malvados leva à morte. – R.
Evangelho: Mateus 11,16-19
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Senhor há de vir, acorrei-lhe ao encontro; / é o príncipe da paz. – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ 18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”. – Palavra da salvação.
Reflexão:
Parece que Jesus encontrou uma geração difícil no seu tempo: uma geração que não aceitou João Batista, porque este viveu uma vida muito austera e era considerado por alguns deles como um possuído por um demônio; outros não aceitaram Jesus, porque este gostava de participar de refeições com pecadores e tinha fama de comilão e beberrão. Uma geração semelhante a meninos rebeldes que não aceitam festejar com os colegas nem fazer lamentações. Nada lhes agrada. Estão insatisfeitos com todos e com tudo. Que geração é essa? Com certeza, são os adversários do projeto de Jesus, porque os pequeninos e os pobres o acolheram com muito carinho. A geração criticada pelo Mestre é a geração que não quer mudanças, nem perda de privilégios, nem a melhoria dos pobres. As coisas hoje não mudaram muito: o projeto de Jesus continua sendo rechaçado, e quem segue este projeto à risca é perseguido.
Oração
Divino pregador, Jesus Cristo, teus conterrâneos, sobretudo os dirigentes do povo, recusaram a pregação do rigoroso João Batista e te desprezaram por seres amigo dos pecadores. Os planos de Deus, porém, comprovam que João estava certo e tu também estavas com a verdade. Errados estavam eles. Amém.(Dia a dia com o Evangelho 2021 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)
FONTE: PAULUS
Source: Igreja no Mundo