No último sábado, 27, nós, jovens de nossa comunidade, nos reunimos na paróquia para uma vigília em comemoração aos 2 anos do grupo Juventude Missionária. Além dos membros do grupo, estiveram presentes outros grupos de paróquias próximas, que participaram algumas vezes dos encontros da nossa Juventude Missionária: jovens das paróquias Nossa Senhora Aparecida do bairro Alves Dias – SBC, Imaculada Conceição – Diadema e Santa Rita de Cássia – Diadema. Também participaram de parte desta vigília o seminarista Jorge Luis – que ajudou a estruturar e iniciar os encontros do grupo quando fez pastoral em nossa paróquia – e o Frei Pacífico dos Franciscanos Conventuais, do Convento Senhor do Bonfim – o qual o grupo visitou afim de conhecer um pouco mais sobre nosso padroeiro, São Francisco de Assis.
A vigília teve quatro “palestras-testemunhos”, intercalando com momentos de reflexão, oração pessoal e louvor. A primeira palestra foi dada pelo Éder Rosa, jovem de nossa paróquia, do ministério de música. Ele fez uma reflexão sobre a importância da família – o que ele considerou como sendo não só mãe e pai, mas também as pessoas que cuidam de nós e nos inspiram -, sobre qual valor damos a essas relações e como poderíamos melhorá-las. A segunda palestra foi dada pela Gabriela Amaral, uma das coordenadoras do grupo. Ela falou sobre o papel de Maria como mãe de Jesus e como mãe da Igreja e, portanto, nossa mãe e intercessora, incentivando-nos a buscar vê-la desta forma. A terceira palestra foi do seminarista Lucas Fontes, que participou do grupo antes de ingressar no seminário. Ele falou sobre como nasceu sua fé e como descobriu sua vocação, fazendo-nos refletir sobre o que é a fé e como podemos exercitá-la – “É óbvio, rezando, rezando muito!”, segundo ele. A última palestra foi da Luana Faria e do Sidnei Mendonça, casal de jovens que participam de nossa paróquia há muitos anos. Eles falaram também como nasceu a fé de cada um, como isso foi importante para a vida pessoal de cada um e para a vida deles enquanto casal, fazendo-nos refletir sobre a confiança que devemos ter em Deus e em seus planos.
Para o encerramento do evento, tivemos uma vigília eucarística. Diante do Santíssimo Sacramento, refletimos sobre nossa relação com Jesus, a forma como nos comunicamos com Ele e como rezamos. Adorando Jesus Eucarístico, finalizamos esse momento de comemoração para os jovens e também para toda a comunidade que, certamente, se alegra com a presença e participação da juventude em nossa paróquia.
Vanessa Matos
Juventude Missionária