A Diocese de Santo André, por meio do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, apresentou no dia 26 de dezembro de 2021, a nomeação do Conselho Presbiteral para o mandato de três anos (2022-2024) ou enquanto não for ordenado o contrário, conforme orientações do Código de Direito Canônico (cf. câns. 495 §1; 496-501) e do Estatuto Diocesano do Conselho Presbiteral (cf. Cap. 3, Art. 8º).
De acordo com o estatuto, o Conselho Presbiteral da Diocese de Santo André é constituído por um grupo de sacerdotes que representam o presbitério, “cabendo-lhe, de acordo com o Direito, ajudar o Bispo no governo da Diocese, a fim de se promover ao máximo o bem pastoral da porção do Povo de Deus que lhe foi confiada” (Cân. 495 § 1).
O vigário geral Pe. Joel Nery acrescenta que o Conselho Presbiteral tem como grande objetivo auxiliar o bispo com reflexões em determinados temas específicos relativos à vida do presbítero e à vida diocesana.
“O Conselho tem como responsabilidade partilhar as opiniões de cada conselheiro durante as reuniões, e o bispo, por sua vez, ouvir o Conselho, que tem o caráter consultivo”, explica o vigário geral, ao destacar que o bispo, em alguns assuntos específicos do governo da Diocese, escuta o parecer do Conselho para suas tomadas de decisões e encaminhamentos de situações na vida diocesana.
Conheça a nova composição do Conselho para o triênio 2022-2024:
Presidente:
Dom Pedro Carlos Cipollini nasceu no dia 4 de maio de 1952, em Caconde, no interior do estado de São Paulo. Foi ordenado presbítero no dia 25 de fevereiro de 1978. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 12 de outubro de 2010. Tomou posse como bispo da Diocese de Santo André no dia 26 de julho de 2015. Atualmente é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) pelo segundo mandato (2015 a 2022).
Presbíteros em razão do ofício que exercem:
Vigário Geral
Pe. Joel Nery nasceu no dia 1º de novembro de 1969, em Palmeiral, distrito do município de Botelhos (MG). Foi ordenado presbítero no dia 7 de dezembro de 2002. Desde julho de 2016 é pároco na Catedral Nossa Senhora do Carmo (Santo André – Centro). Foi assessor diocesano da Comissão de Liturgia e coordenador da equipe do ABC Litúrgico; assessor da Comissão Diocesana de Catequese (Setor Pais e Padrinhos do Batismo); coordenador da Região Pastoral Santo André – Centro; professor de Liturgia auxiliando na formação dos propedeutas por vários anos; e Coordenador Diocesano de Pastoral ao longo dos últimos seis anos (2015-2021). É vigário geral da Diocese de Santo André desde o dia 30 de novembro de 2021.
Vigário Episcopal para Coordenação Pastoral
Pe. Gonise Portugal da Rocha nasceu no dia 13 de abril de 1978, na cidade de Cândido Sales (BA). Foi ordenado presbítero no dia 22 de novembro de 2008. Assumiu a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, (região São Bernardo – Anchieta) no dia 12 de dezembro de 2020 e será empossado pároco da Paróquia Cristo Operário, na Vila Linda (Santo André – Leste), no dia 23 de janeiro de 2022. Atuou como assessor diocesano da Pastoral da Juventude, da Pastoral da Crisma, e integrou como membro o Conselho de Presbíteros e o Colégio de Consultores da Diocese de Santo André; foi coordenador da Região Pastoral São Bernardo – Anchieta e atualmente é assessor diocesano da Comissão de Ministérios Extraordinários e vigário episcopal para Coordenação de Pastoral desde o dia 30 de novembro de 2021.
Vigário Episcopal para Caridade Social
Pe. Ryan Mathew Holke, MIPK, nasceu no dia 1º de outubro de 1986, na Califórnia (EUA). Foi ordenado presbítero no dia 4 de outubro de 2014. É pároco da Paróquia São Maximiliano Kolbe, no Riacho Grande (São Bernardo – Anchieta), desde fevereiro de 2017, e vigário episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André, desde novembro de 2019.
Ecônomo e Procurador Diocesano
Pe. Alex Sandro Camilo nasceu no dia 31 de março de 1977, na cidade de Santo André, no ABC Paulista. Sua ordenação presbiteral aconteceu no dia 7 de dezembro de 2002. Desde dezembro de 2015 é o pároco-reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Paulicéia (São Bernardo – Rudge Ramos). Foi vice-reitor do Seminário Diocesano, diretor do Instituto de Teologia, membro do Conselho Econômico, coordenador do Departamento Jurídico da Cúria diocesana, membro do Conselho de Assuntos Econômicos e atualmente é o procurador e ecônomo diocesano.
Reitor do Seminário de Teologia
Pe. Rudnei Sertório nasceu no dia 24 de maio de 1982, em São Bernardo do Campo (SP), no ABC Paulista. Foi ordenado presbítero no dia 4 de agosto de 2018. É pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Humaitá (Região Santo André – Leste) desde janeiro de 2021. Atuou como assessor diocesano da Pastoral da Criança e atualmente é reitor da Casa de Formação Teológica da Diocese de Santo André.
Eleitos pelo presbitério:
Coordenador da Pastoral Presbiteral
Pe. Romeu Leite Izidório nasceu no dia 17 de setembro de 1970, na cidade de Juazeiro do Norte (CE). Foi ordenado presbítero no dia 5 de dezembro de 1999. É pároco da Paróquia Santíssima Virgem, no Jardim do Mar (Região São Bernardo – Rudge Ramos), desde agosto de 2021. Foi assessor da juventude; Coordenador Pastoral da Região Santo André – Leste; atualmente é assessor da Pastoral da Educação e Coordenador da Pastoral Presbiteral; presidente do Caixa Comum dos Presbíteros Diocesanos e membro do Conselho Diocesano de Presbíteros.
Padres coordenadores regionais
Pe. Vanderlei Nunes (Região Pastoral Santo André – Centro); Pe. Guilherme Franco Octaviano (Região Pastoral Santo André – Leste); Pe. Eduardo Antonio Calandro (Região Pastoral Santo André – Utinga); Pe. José Alexandre Mosqueli de Almeida, MIPK (Região Pastoral São Bernardo do Campo – Centro); Pe. Geraldo dos Santos (Região Pastoral São Bernardo do Campo – Anchieta); Pe. Adriano Pereira da Silva (Região Pastoral São Bernardo do Campo – Rudge Ramos); Pe. Luiz Carlos Francisco (Região Pastoral São Caetano do Sul); Pe. George Fernandes Jesuraj, SVD (Região Pastoral Diadema); Pe. José Aparecido Cassiano (Região Pastoral Mauá); Pe. Clemilson Pereira Teodoro (Região Pastoral Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra).
Clique aqui e conheça cada padre coordenador regional
Três presbíteros escolhidos pelo bispo:
Pe. Francinaldo de Sousa Justino nasceu no dia 31 de julho de 1971. Foi ordenado presbítero no dia 26 de dezembro de 1997 e incardinado na Diocese de Santo André no dia 20 de março de 2013. É pároco da Paróquia São José Operário, no Jardim Bela Vista (Região Santo André – Centro), desde janeiro de 2018. Foi assessor espiritual da Sociedade São Vicente de Paulo e atualmente é perito (psicólogo) do Tribunal Eclesiástico e membro do Colégio de Consultores.
Pe. João Aroldo Campanha nasceu no dia 16 de abril de 1961, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Foi ordenado presbítero (Ordem dos Frades Menores Conventuais) no dia 6 de agosto de 1988. Permaneceu durante 21 anos como confessor na Basílica Vaticana. Atua como administrador paroquial e posteriormente pároco da Paróquia Santa Teresinha (Região Santo André – Utinga), desde agosto de 2019. Em maio do mesmo ano foi incardinado na Diocese de Santo André. É defensor de vínculo e promotor de justiça no Tribunal Eclesiástico Diocesano.
Pe. João José de Sousa (Pe. Joãozinho) nasceu no dia 17 de abril de 1972, em Mandaguari (PR). Foi ordenado presbítero no dia 2 de dezembro de 2001. É o primeiro pároco da Paróquia Jesus Pastor, em Mauá, onde atua desde o dia 3 de dezembro de 2017. Na Diocese de Santo André exerceu as funções de assessor diocesano da Pastoral Carcerária; assessor diocesano da Pastoral da Sobriedade; e assessor do Movimento da Mãe Peregrina de Schoenstatt.
Source: Diocese