“Sejamos instrumentos de Deus para fazer o Reino Dele acontecer”. Na celebração do Dia de Santa Escolástica, padroeira das monjas e das crianças que sofrem convulsões, o missionário scalabriniano Pe. Estêvão Maurício Atanásio, CS, 43 anos, assumiu uma nova missão na noite de quinta-feira (10/02), ao tomar posse como o novo administrador paroquial da Igreja Matriz de Santo André, na Vila Assunção, Região Santo André – Centro. O vigário geral da Diocese de Santo André, Pe. Joel Nery, presidiu a missa com o rito da posse canônica.
Natural de Belo Horizonte (MG), o sacerdote da Congregação dos Missionários de São Carlos disse que já está em casa, agradeceu a presença de todos e expressou felicidade com a acolhida desde que chegou à cidade de Santo André, ao aproveitar para falar da importância do padroeiro. “Santo André é um grande amigo de Jesus, o primeiro dos apóstolos. Ele fez até um milagre na família. É difícil fazer milagre na família. Ele chamou até o irmão, Pedro, para seguir Jesus. Viva Santo André!”, conta, bem-humorado.
“Que Nossa Senhora Aparecida interceda por nós. Santo André seja sempre o nosso intercessor e trabalhemos juntos para que o Reino de Deus aconteça nesse cantinho privilegiado de São Paulo”, conclama.
Cristo é a cabeça do Corpo, que é a Igreja
Durante a homilia, o vigário geral e pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo recordou a função do administrador paroquial traçando um paralelo com o pensamento do apóstolo São Paulo, que utiliza uma imagem eclesial para exemplificar que Cristo é a cabeça da Igreja, que é o Seu corpo. “Como líder, como pastor assumindo suas funções, não somente neste momento litúrgico, mas sempre visivelmente assume, na função de presidir celebrações, aquela imagem do Cristo cabeça do corpo reunido. E isso se prolonga para além da liturgia, na vivência da fé em comunidade”, reflete Pe. Joel. “Assumam e vivam todos juntos com ele, a missão que é de Jesus, sempre com a graça de Deus, acompanhada de seu novo pastor”, motiva.
A celebração contou com as participações do vigário paroquial da Igreja Matriz, Pe. Pierre Dieucel, CS, e do Pe. Robson Aparecido da Silva, CS, da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), membros de pastorais, movimentos, associações, paroquianos, religiosos da Congregação dos Missionários de São Carlos, das religiosas Missionários Scalabrinianas e das Irmãs Beneditinas da Divina Providência.
Rito de posse
A leitura da nomeação do administrador paroquial foi realizada pelo vigário paroquial da Matriz de Santo André, Pe. Pierre Dieucel. Após o Ato Penitencial, a primeira leitura e o salmo responsorial, Pe. Estêvão recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia, o sacerdote foi interrogado publicamente para manifestar a disposição de colaborar com o bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que lhe está sendo entregue.
Em seguida ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. No final da missa, Pe. Estêvão assinou a ata, que também foi assinada pelo vigário geral e demais testemunhas.
Sobre o novo administrador paroquial
Pe. Estêvão Maurício Atanásio nasceu no dia 18 de setembro de 1978, em Belo Horizonte (MG). Filho único, logo pequeno ficou órfão, mas Deus enviou sua avó e três tias para o seu cuidado e criação. “Minha família sempre foi cristã católica, junto a elas no meu cuidado e tutela estava o Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo (1924-2019), homem bom e todo cheio de Deus, um pai”, revela. No dia 2 de maio de 2009 foi ordenado sacerdote na Igreja Basílica de Nossa Senhora do Carmo, cidade de Borda da Mata, na Arquidiocese de Pouso Alegre (MG). Atuou como vigário e pároco em algumas paróquias nas cidades de Borda da Mata, Congonhal, Senador José Bento, Pouso Alegre e Distrito São José do Pântano, e criou duas paróquias com o auxílio de Deus e de seu povo.
“No ano de 2013, assistindo na TV a visita do Papa Francisco aos migrantes que chegavam da África e o seu pedido para que a Europa os acolha, senti-me desafiado, tocado e entrei em contato com os missionários Scalabrinianos e com o arcebispo de minha Arquidiocese (Pouso Alegre), Dom Ricardo P. Chaves (1938-2018), onde combinamos que eu fizesse uma experiência na Congregação”, confidencia.
“Minha primeira experiência missionária e religiosa foi na Paróquia de Santa Cecília no Rio de Janeiro, depois fui para missões na Flórida e New York (EUA). Um pequeno período no Haiti, Colômbia, e Argentina, retornando ao Brasil para Cascavel no Paraná, todas essas missões atuando pastoralmente em paróquias e auxílios a migrantes, refugiados em diversos e diferentes aspectos, tudo foi muito enriquecedor e da vontade e bondade de Deus”, avalia.
Em meados de 2016, depois do Noviciado e da paróquia São José, em Porto Alegre (RS), foi enviado mais uma vez para uma missão no exterior, desta vez na Venezuela. “Tempo difícil, mas de tantas graças”. Depois foi para missão de Miami Beach, Kendall, Margate (EUA), e no início de 2019 retornou ao Brasil, em Brasília, para a Paróquia Bom Jesus dos Migrantes, em Sobradinho (DF). Assumiu no dia 10 de fevereiro de 2022 como administrador paroquial da Igreja Matriz de Santo André (SP).
Saiba mais sobre o Pe. Estêvão
Sobre a paróquia
A Igreja Matriz de Santo André celebrou 110 anos de existência no dia 21 de dezembro de 2021. O templo católico está situado na Praça Pres.Vargas, 01 – Vila Assunção, em Santo André. As missas são celebradas nos seguintes horários: segunda a sexta, às 19h; sábado, às 16h; e domingo, às 8h30, 10h30 e 18h
Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades paroquiais pelo telefone: 4436-4798.
Relembre aqui como foi a celebração dos 110 anos da Igreja Matriz.
Crédito das fotos: Pascom Igreja Matriz de Santo André (Região Santo André – Centro)
Source: Diocese