No dia 14 de junho (terça-feira), Padre Renato Rosa assumiu a Paróquia Jesus Bom Pastor, na Região Pastoral Santo André Centro, como administrador paroquial.
Na celebração de posse presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, contou com a presença do Padre Vinicius Ferreira Afonso ( Paróquia Nossa Senhora das Graças – Diadema); Padre Tiago Síbula (Paróquia Santa Rita de Cássia), que até então administrava a comunidade paroquial; Padre Camilo Gonçalves, secretário episcopal e chanceler do bispado, e Padre Diego Domiciano da Diocese de Santo Amaro.
Dom Pedro fez a acolhida a todos os presentes, agradeceu a Dom Antonio Carlos Rossi Keller, da Diocese de Frederico Westphalen (Rio Grande do Sul), que através do convênio entre as dioceses, que cedeu o presbítero para assumir a paróquia.
Leitura da Provisão de Posse Canônica
Como consta no rito, após a saudação inicial, Padre Tiago Síbula leu a provisão de posse canônica de administrador paroquial. Em sequência, o bispo diocesano lembrou que Padre Tiago assume como administrador financeiro, uma vez que a comunidade está em obras, Padre Vinícius fez a leitura da ata de posse do administrador financeiro.
Após as leituras, antes do anúncio do Evangelho, padre Renato recebeu o Livro dos Evangelhos das mãos do bispo e proclamando o evangelho do dia.
Deus é justo e misericordioso
Em sua homilia, Dom Pedro ressalta que a palavra de Deus é a voz do próprio Jesus, pois a palavra de Deus pode criar e renovar, pois faz novas todas as coisas.
“Deus na sua justiça, Ele tudo vê, e toma as dores dos fracos e explorados, dos que são reduzidos na sua dignidade, e Ele faz justiça. Deus é misericordioso, pois a misericórdia está no coração do evangelho, mas Deus pelo fato de ser misericordioso, não deixa de ser justo. Está certo que o evangelho nos diz que a justiça de Deus é a sua misericórdia. Deus quebra as correntes da injustiça, do ódio e da maldade com o perdão, que é a misericórdia”, ressalta o bispo.
Citando a importância de amar ao próximo, Dom Pedro frisa que devemos amar ao próximo, não porque merecemos, mas porque precisam do nosso amor, porque Deus faz assim. Se Deus nos amasse de acordo com o nosso mérito, Ele não amaria ninguém, porque não merecemos, mas ele nos ama gratuitamente, pois precisamos do amor de Deus, e ele nos chama à conversão como modelo o Bom Pastor.
Encerrando a homilia, nosso bispo pede que a comunidade sempre reze por seu pastor, assim como o padre reza pelo rebanho que lhe foi confiado, assim como o padroeiro dos padres, São João Vianney que santificou a sua comunidade, sendo sempre o exemplo de pastoreio aos presbíteros.
Posse Canônica
Padre Renato Rosa, diante de Dom Pedro renova suas promessas sacerdotais, manifestando sua disposição em trabalhar em comunhão com o bispo e o zelo à comunidade que assume como administrador, recebeu das mãos dos bispos as chaves da paróquia, chaves do Sacrário, a jarra batismal para o Batismo e a estola roxa para ministrar o sacramento da penitência, instrumentos para desempenhar a sua missão junto ao novo pastoreio.
Dom Pedro então declara Padre Renato José Rosa como administrador paroquial, recebendo os aplausos de toda a comunidade.
Bom Pastor agradece a chegada do novo sacerdote
A comunidade lê uma mensagem de agradecimento com a chegada do novo administrador, citando os padres que ajudaram na construção desses 60 anos de história, saúdam Padre Renato e que o ânimo pastoral continue brotando de toda comunidade, agradece também ao nosso bispo diocesano, por sempre ter um olhar carinhoso a comunidade na escolha dos pastores, ao final da mensagem toda comunidade rezou uma Ave-Maria pelo sacerdote, pedindo a intercessão de Nossa Senhora para a vida do padre, recebendo um presente como boas vindas de todos os presentes.
Padre Tiago acolhe o Padre Renato Rosa em nome de toda a diocese e da região pastoral, relembra as prioridades do 8° Plano Diocesano de Pastoral: “Acolhida e Missão”, e que o sacerdote ajude a comunidade no caminhar do plano diocesano.
Padre Renato inicia falando da felicidade em assumir a comunidade a qual lhe foi confiada, agradecendo a Deus e a Dom Pedro pela confiança de ser pastor na “Bom Pastor”.
“Jamais imaginei que estaria aqui como pastor de vocês, já nos conhecemos, pois celebrei com vocês através do meu amigo Padre Vinícius. Mas desde o dia que Dom Pedro me disse que eu estaria aqui com vocês, rezei e rezo todos os dias por essa comunidade, por cada um de vocês. Quero viver aqui dois tempos, olhar e ouvir, pois quero conhecer minhas ovelhas, conhecer a cada um de vocês, e peço que continuem rezando por mim, rezando pelos padres e que Deus me ajude no rebanho do povo. Deus abençoe a todos”, finaliza com uma salva de palmas de todos os presentes.
Padre Camilo Gonçalves, chanceler do bispado, lê a ata de posse do novo administrador paroquial, na qual foi lavrada e assinada por Dom Pedro Carlos Cipollini e Padre Renato Rosa.
Conheça mais o recém chegado a Diocese de Santo André
O Padre Renato José da Rosa, terceiro de um total de quatro filhos, nasceu em Santo Amaro, capital paulista, no dia 15 de novembro de 1985. De pais baianos, que vieram morar no Estado de São Paulo, o Pe. Renato passou sua infância e juventude na cidade de Ferraz de Vasconcelos-SP, até sentir-se chamado ao sacerdócio. Completou seus estudos de filosofia e teologia no Seminário Maria Mater Eclesiae, em Itapecerica da Serra-SP, e foi ordenado presbítero na diocese de Frederico Westphalen-RS, no dia 15 de Dezembro de 2017. Exerceu o ministério sacerdotal por quatro anos no Rio Grande do Sul, e agora, com a graça de Deus, está a serviço da Diocese de Santo André, como administrador paroquial.
Source: Diocese