O ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André, depois de dois anos sendo o Hospital de Campanha no combate à Covid, recebeu o Encontro Diocesano de Coroinhas e Cerimoniários que teve Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e Padre Jadeílson José, assessor diocesano dos coroinhas e cerimoniários.
Dom Pedro iniciou saudando a todos, ecoou dentro do ginásio um “bom dia” dos mais de 1900 coroinhas e cerimoniários presentes no ginásio, e nosso bispo responde com um sorriso emocionado, e lembrou a alegria e entusiasmo de louvar a Deus, bendizendo o servir e fortalecimento de todos ali presentes.
Dom Pedro em sua homilia ressaltou a importância da palavra de Deus na vida de fé de cada um, lembrou da importância não só de servir o altar, e que são servidores do altar, eucaristia e da palavra de Deus proclamada.
“Jesus anuncia qual a vontade de Deus para nós, e todos sabemos que Deus nos quer unidos, fraternos, vivendo o mandamento do amor. Como diz no evangelho do dia, o profeta denuncia quando a coisa não está certa, e aí é que ninguém gosta”, nosso bispo complementou perguntando às crianças e jovens se gostam de ser chamados atenção pelos os pais, e cita que como diz a palavra, que quem não aceita ser corrigido se dá mal, e que palavra proclamada cita deve-se aceitar a correção que Deus enviada pelos profetas enviados por Ele. Dom Pedro ao final da homilia fala do servir de cada um: “Todos vocês, coroinhas e cerimoniários, estão de parabéns, mesmo diante da pandemia e dificuldades, se mantiveram firmes, mesmo no período em que todos ficaram em casa, mas quando puderam voltar, quantos de vocês estavam ansiosos a retornarem a ajudar na missa. Por toda diocese, por onde vou, vejo cada um de vocês que assumiram a missão, com responsabilidade, cuidando daquela que estão fazendo com amor e carinho para Jesus, colocando sempre Ele no centro da celebração”.
Após a santa missa, os jovens e crianças fizeram um lanche comunitário, para seguirem a programação proposta para o dia, pois Padre Fernando Sapaterro (Paróquia Sagrado Coração de Jesus | Região Pastoral Santo André Centro), falou sobre o tema do encontro: “Servir ao Senhor com alegria” (Salmo 100), destacando a importância do servir a Deus.
Em um momento muito significativo, todos os presentes se paramentam, em sinal de unidade mais uma vez e de estarem à disposição do altar, onde acontece o sacrifício de Nosso Senhor.
Padre Jadeílson conduziu ao final a adoração ao Santíssimo Sacramento, pedindo a Deus que se mantenham firmes os coroinhas e cerimoniários de nossa diocese, que as vocações sempre se suscitem novas vocações desse servir.
Alegria de estarem unidos novamente
“O coração está gritando de alegria, que mesmo depois de um período sem os encontros, a pureza no servir é encontrada no olhar, no querer e no rezar. Para cada Sim pronunciado com o coração podemos encontrar a força necessária para prosseguir com nossa pastoral que tanto amamos. No olhar sincero e verdadeiro de cada criança e jovens encontramos a união do amor de Deus e através dele se perpetua pela eternidade, no carinho e proteção. Agradeço o amor sincero pela pastoral e a amizade verdadeira, através das orações estaremos unidos pelo carinho e benção de Deus. Gratidão é o que define nosso encontro. Um abraço cheio de carinho”, se emociona o coordenador diocesano Gustavo Carvalho. O seminarista Bruno Biazzuti, também comenta sobre o encontro: “O encontro diocesano dos coroinhas e Cerimoniários significou uma retomada muito bonita da nossa Igreja particular no ano de 2022. O reencontros dos nossos servidores do altar após 2 anos de fechamento por conta da pandemia, o aceite das crianças e dos jovens mostrando o desejo em estar junto, e a fé manifestada concretamente num dia de muita oração, louvor e diversão foi marcante para todos nós! Obrigado a todos que estiveram presentes! Deus age por meio dos fiéis e todos vocês estão sendo Seus braços estendidos nos territórios da nossa querida diocese de Santo André! Até o ano que vem, se assim for vontade do Senhor!”.
Source: Diocese