O Bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, embarcou hoje, 16 de setembro, para Roma, na Itália, onde estará participando da Visita Ad Limina Apostolorum, no Vaticano, de 19 a 23 deste mês.
Para a visita dos bispos deverão apresentar um relatório ao Sumo Pontífice sobre o estado da diocese que lhe está confiada, segundo a forma e o tempo determinados pela Sé Apostólica, esse relatório não consiste especificamente em uma prestação de contas, mas muito mais em uma explanação sobre a situação de cada Igreja Local. Este movimento deve ocorrer a cada cinco anos, conforme previsto no Código de Direito Canônico:
Cân 399 – § 1. O Bispo diocesano está obrigado a apresentar de cinco em cinco anos um relatório ao Sumo Pontífice sobre o estado da diocese que lhe está confiada, segundo a forma e o tempo determinados pela Sé Apostólica.
Dom Pedro enviou o relatório sobre nossa diocese em março de 2020, apresentando ao Papa Francisco a Igreja Particular de Santo André. Na carta enviada junto aos relatórios, nosso bispo ressaltou que somos uma Igreja viva, que escolheu como meta na sua atividade pastoral, a Acolhida e Missão, inspirados pelo Papa, “no sonho missionário de chegar a todos” (EG31).
Em abril do mesmo ano, o Cardeal Marc Ouellet, que é prefeito da Congregação para os Bispos na Santa Sé, atestou sobre o recebimento dos relatórios através de documento enviado a Dom Pedro.
Acompanhe em nossos canais oficiais a visita de Dom Pedro ao Papa Francisco, pois a Visita Ad Limina é a ocasião para consolidar os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma.
Clique aqui para conferir as cartas com os conteúdos integrais enviados.
Source: Diocese