No dia em que o Papa Francisco celebrou a missa de canonização do bispo João Batista Scalabrini e do irmão salesiano Artêmides Zatti, no domingo (09/10), na Praça São Pedro, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini presidiu a santa missa, concelebrada pelo Padre Alejandro Cifuentes, cs na Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo do Campo.
Dom Pedro fez questão de estar ao lado da comunidade, uma vez que os padres scalabrinianos, que pertencem à congregação religiosa fundada por São João Batista Scalabrini, cuidam na basílica desde a sua fundação.
Dom Pedro iniciou sua homilia falando sobre a gratidão a Deus:
“São Paulo nos ensina a dar graças a Deus em todos os momentos, pois Ele nos instrui, corrige e nos ajuda tanto na alegria quanto na tristeza, pois tudo ocorre para o bem daqueles que amam a Deus. É preciso amá-lo de verdade, sabendo agradecer sempre, e que possamos, imbuídos dessa palavra de Deus, que estamos refletindo, agradecer e saber que Ele cuida de nós”.
Sobre a canonização, o bispo diocesano citou a importância do santo, que além de ser fundador da congregação dos padres scalabrinianos, foi um benfeitor da humanidade, pois socorreu os aflitos: ”O papa canonizando esse santo, ressalta a importância de uma igreja acolhedora, e que olha para todos os migrantes e imigrantes que existem no mundo, muitos fugindo da guerra e da fome. Os padres scalabrinianos seguem o carisma do santo fundador e continuam a missão, acolhendo o migrante com um olhar cristão e humanitário.”
No final da celebração, padre Alejandro agradeceu ao bispo a presença nesse momento celebrativo da família scalabriniana, e o convidou para abençoar o altar lateral com a imagem de São João Batista Scalabrini, local onde também está a relíquia deste santo.
Após a benção, o pároco e Dom Pedro descerraram a placa comemorativa de ação de graças pela canonização.
Source: Diocese