Com a igreja cheia e emocionada, na noite de quinta-feira, 17 de novembro, Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André, empossou como administrador paroquial da Paróquia São João Batista, Vila São João, em Mauá, Padre Josemar Inácio da Rocha, presbítero pertencente à Associação dos Pequenos Irmãos do Santíssimo Sacramento e “ad experimentum” em nossa Diocese.
Padre José Aparecido Cassiano, coordenador da Região Pastoral Mauá, leu o Decreto de Nomeação do novo administrador paroquial. Prosseguindo a Celebração Eucarística, sendo entregue pelo bispo diocesano ao Padre Inácio o Livro dos Evangelhos, para que anuncie a Palavra de Deus à todas as Pessoas.
Dom Pedro iniciou a homilia lembrando sobre o encontro de Jesus na Palavra proclamada: “Jesus é o centro de nossa fé, e celebramos a memória de Santa Isabel da Hungria, uma rainha que teve o seu encontro com Jesus, no íntimo do seu coração. Era casada, tinha três filhos, mas ao encontrar Jesus, que falou tão alto em seu coração, que ela começou a enxergar Jesus na pessoa do pobre, e se dedicou a cuidar deles, e foi fiel a Ele e a Sua Palavra, colocando em prática o que ouviu, chegando a santidade.”
Ressaltou que no contexto do fim do ano litúrgico, a Palavra ouvida apresenta o próprio Jesus, que foi rejeitado e chora sobre a cidade de Jerusalém: “Ele chora pela cidade que o rejeitou, prendeu, torturou e matou, mas Ele não está com raiva, lamenta porque a cidade perdeu a oportunidade de ter paz ouvindo a sua Palavra e colocando em prática, causando a ruína de Jerusalém.”
Assim como nos dias de hoje, o bispo lembrou que se recusamos Jesus, caminhamos para a destruição, porque é Ele que revela o verdadeiro rosto de Deus e o sentido da vida, nos liberta do pecado, ignorância, e a falta de sentido, lembrando que somos convidados a aproximarmos cada vez mais de Jesus, e que através da paróquia, que é comunidade de comunidades, são irmanados na mesma fé em torno de Jesus, e tem a certeza que Ele está no meio de nós, sendo presença real na eucaristia e na palavra proclamada, e no presbítero, que sinaliza para a comunidade Jesus, o Bom Pastor, que cuida do rebanho.
Seguindo o rito de posse, Dom Pedro interrogou o novo administrador paroquial, que manifestou sua disposição em cooperar com o bispo e trabalhando em comunhão, cuidando com zelo da paróquia, entregando as chaves da igreja, do sacrário, jarra batismal e a estola roxa.
O bispo diocesano declarou então Padre Inácio o novo administrador paroquial, sendo recebido pelos presentes com muitas palmas. Após a Comunhão, Padre Camilo Gonçalves, chanceler do bispado, fez a leitura da provisão canônica de posse, que foi assinada pelo novo administrador paroquial.
Padre Inácio, que até então era vigário paroquial da referida comunidade, leu uma mensagem de agradecimento: “Caríssimo Dom Pedro, dirijo meu primeiro pensamento para lhe exprimir sentimentos de íntima comunhão, de profunda e sincera gratidão pela confiança que o Senhor quis depositar em mim, como sinal de singular benevolência. Na sua pessoa, Dom Pedro, renovo os mais profundos vínculos de unidade e obediência. Compreendo que esse pastoreio, essa missão de serviço ao povo de Deus, não provém de mim, não é uma escolha pessoal. Ela só tem sentido dentro da comunhão eclesial, desejada e estabelecida por Jesus Cristo. Nesse espírito, peço em nome de Jesus Cristo, que cada pastoral, movimento que neste lugar atuam, vivam esta unidade fundamental sem a qual os de fora não poderão reconhecer que somos discípulos de Cristo.”
Conheça mais sobre o Padre Josemar Inácio
Nascido aos 11 de março de 1977 na cidade de Cascavel/PR, se estabeleceu com sua família na cidade de Suzano aos 6 meses de idade. Filho de Armezino Marta da Rocha e Janete Inácio da Rocha.
Era o ano de 1989, na fila da confissão para a 1ª Eucaristia aos 12 anos de idade que o adolescente Josemar ouviu de uma freira Ir. Janete a seguinte afirmação: SABIA QUE VOCÊ VAI SER PADRE? Sem saber o que responder, apenas sorriu de uma forma tímida.
O tempo foi passando e depois do Crisma, o jovem Josemar se inseriu na comunidade Divino Espírito Santo de uma forma muito ativa; foi catequista durante muito tempo, participou da equipe de liturgia e do grupo de jovens.
Quando então sentiu despertar em seu coração o desejo de ingressar no seminário aos 17 anos, após encontros vocacionais com ajuda do seu Pároco Padre Geraldo. O ano era 1994, ingressou na casa vocacional Santo Antônio em Mogi das Cruzes, lá fez o último ano do ensino médio. Em 1995 ingressou no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus onde iniciou o curso de filosofia.
Após 3 anos e momentos de discernimento decidiu abandonar o seminário para vivenciar outras experiências.
Depois de 5 anos fora do seminário, em janeiro de 2003 entrou em contato com a Congregação dos Pequenos Irmãos do Santíssimo Sacramento, pedindo para fazer uma experiência na vida religiosa. Foi aceito em junho do mesmo ano.
Em 2005 professou os primeiros votos de castidade, obediência e pobreza, deixando de se chamar Josemar, para assumir o nome onomástico de Irmão Inácio de Santa Tereza
No dia 10 de novembro de 2009 aconteceu a ordenação Diaconal e no dia 05 de junho de 2010 foi ordenado Padre para Santa Igreja.
Seu lema sacerdotal escolhido foi: ATÉ AQUI TEM ME AJUDADO O SENHOR!
Source: Diocese