A primeira reunião de 2023 do clero da Diocese de Santo André, aconteceu no dia 16 de fevereiro, quinta-feira, na Paróquia São Judas Tadeu, na Região Pastoral Santo André Centro.
Os presentes foram acolhidos pela manhã por Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, seguindo para a oração inicial e leitura da ata da reunião anterior, realizada pelo chanceler do bispado, Padre Camilo Gonçalves.
Dom Pedro orientou o clero sobre os aspectos práticos da vida litúrgica da diocese, relembrando a importância do Diretório de Liturgia lançado em 2018, que trouxe unidade nas celebrações, emitiu também a Circular n°03/2023, que recorda alguns tópicos importantes da vida litúrgica de nossa Igreja Particular de Santo André, pois “toda celebração litúrgica é obra de Cristo sacerdote e de seu Corpo, que é a Igreja, é uma ação sagrada por excelência, cuja eficácia, no mesmo título e grau, não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja” (SC 7).
Padre José Aparecido Cassiano, coordenador da Pastoral Presbiteral, informou a data da formação permanente e do retiro do clero deste ano, frisando a importância de estarem unidos nesses dois momentos.
Trazendo em pauta a vida pastoral diocesana, o Vigário Episcopal para Pastoral, Padre Everton Gonçalves, enfatizou as ênfases do 8° Plano diocesano de Pastoral, e as formações que aconteceram nos Conselhos Regionais de Pastoral no próximo mês, informou sobre o livro “Por uma Igreja sinodal em saída para as periferias”, fruto da I Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.
Padre Ryan Holke, MIPK, Vigário Episcopal para Caridade Social, remeteu os trabalhos a serem realizados ao longo deste ano, dando início com a Campanha da Fraternidade, que traz um tema relevante, o combate à fome, e a atuação do Serviço de Fraternidade e Partilha, assessorada pelo Padre Claudio Tafarello e a coordenadora diocesana Renata Batista Moreira, trará como luz, a Quaresma Solidária.
No final da reunião, foram também ressaltados datas importantes do calendário diocesano, o preparo para o Jubileu dos 70 anos da Diocese, a participação dos agentes na Miniassembleia Pastoral da Pessoa Idosa, que acontecerá no dia 4 de março, e a atuação da Pastoral Carcerária e da Saúde nas sete cidades do Grande Abc.
Source: Diocese