Na noite de quinta-feira, 9 de março, foi a vez das Regiões Pastorais Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, se reunirem no Santuário Imaculada Conceição, em Mauá, para a formação propostas para membros dos Conselhos Regionais de Pastoral (CRP), pelo vigário pastoral, Padre Everton Gonçalves.
A acolhida aos presentes foi feita pelo coordenador da região Mauá, Padre Cassiano Aparecida, também pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, e a oração inicial pela irmã Elza, da Congregação das Pequenas Irmãs de Santa Teresa do Menino Jesus.
Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André, iniciou a formação sobre “Caminhos da Sinodalidade, Pistas eclesiológicas”, falando sobre as quatro dimensões da fé: Deus (Dimensão Divina), Igreja (Dimensão Eclesial Comunitária), Cristo (Dimensão Salvífica Cristológica) e Pessoa (Dimensão Humana).
“Estamos em uma época de “desafeição eclesial” na qual se fala do cristão não eclesial. O desafio para a Igreja não é a heresia, mas a indiferença, o abandono silencioso. O mercado substitui a Igreja: fora do mercado não há salvação”, explicou o bispo.
Relembrando as ênfases para o biênio de 2022-2024 do 8° Plano Diocesano de Pastoral, Padre Everton frisou as ações das lideranças dos CPPs (Conselho Paroquial de Pastoral) e CRPs para praticar o que foi proposto no plano pastoral, lembrando que é necessário caminhar na sinodalidade e avaliar os desafios e potencialidades das paróquias.
A formação é um passo importante na unidade da Igreja Particular das sete cidades do Grande ABC, e que acontecerá ainda nas demais regiões, conforme cronograma abaixo:
- 15/03 – Região Pastoral Santo André Centro, Leste, Utinga e São Caetano do Sul | Auditório da Cúria Diocesana Santo André Apóstolo – 19h30
Source: Diocese