A manhã de quinta-feira, 30 de março, foi acalorada pelo carinho das crianças do Instituto Amigos das Beatas Catarina e Judite Cittadini.
Nosso bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, esteve durante toda a manhã conhecendo o trabalho do instituto, que atende 347 crianças, na Vila João Ramalho, em Santo André
O instituto “Amigos da Beata”, como é conhecido, é administrado pelas Irmãs Ursulinas de São Jerônimo de Somasca, que desde 2006 recebem crianças para as atividades de informática, balé, dança, capoeira, leitura e futebol.
Aos cuidados das Irmãs Angela Pirri, Teresinha Tavares e Kelly Cristina, os colaboradores e voluntários atuam no projeto social e realizam trabalhos sócio educativo sem fins lucrativos, com a finalidade de acolher crianças e adolescentes de seis a quinze anos, em situação de risco. Tem como objetivo atingir a família através da dinâmica de trabalho realizada com os filhos.
As crianças recepcionaram o bispo com cartazes e desenhos de boas-vindas, contaram sobre suas rotinas nas aulas propostas pelo instituto, alguns dos desenhos contavam sobre a Campanha da Fraternidade e caricaturas de Dom Pedro, e em cada desenho apresentando, a emoção dos pequeninos em recebê-lo em sua rotina.
Após conhecer as atividades, Dom Pedro celebrou a Santa Missa na Capela da casa das irmãs, concelebrada pelo secretário episcopal, Padre Camilo Gonçalves, com a presença dos colaboradores e Pe. Paolo Alutto, CRS, que é vigário da Paróquia Maria Mãe de Deus e dos órfão, onde atuam os padres somascos.
Na homilia, o bispo trouxe a reflexão sobre acreditar em Deus:
“Abraão foi o primeiro homem que a Bíblia nos apresentou, que acreditou em Deus, uma fé que baseou-se na confiança, será que hoje seguimos como a fé de Abraão ? Precisamos fazer a aliança com Deus, assim como Abraão, confiou Nele e o fez pai de um grande povo.
O evangelho nos mostra que não acreditavam no que Jesus falava, rejeitaram Jesus, mesmo vendo os milagres que Ele fazia, e não aceitaram essa aliança, e pudemos ver a rejeição sofrida. Quem aceita Jesus, faz a aliança, ouve e pratica a sua palavra, como amar o próximo e fazer o bem, é o que vocês fazem aqui, acolhem e ensinam coisas boas a todas as crianças, ouvem e praticam o bem. O que dá felicidade é aceitar a palavra e acreditar no que Jesus nos fala, mesmo que o caminho seja estreito, que é o da salvação, mas nos leva ao paraíso”.
Dom Pedro agradeceu a dedicação de todos ao cuidar das crianças:
“Peço a Deus que abençoe as irmãs, cada uma na sua vocação e esforço, e a vocês que ensinam, preparam os alimentos, e essas crianças jamais esquecerão o que fazem aqui, elas sentem toda essa bondade e acolhida para com elas. Perseverem e não desanimem, Jesus mandou fazer o bem, e Ele está comprometido a dar os frutos plantados aqui por vocês”.
Para conhecer mais sobre os “Amigos da Beata”, você pode acessar o site https://www.amigosdabeata.com/, ou entrar em contato pelos telefones 11 2777-0126 | 11-4453-6633.
Source: Diocese