A Jornada Diocesana da Juventude reuniu mais de 600 jovens de toda a Diocese de Santo André, e celebrou a Solenidade de Cristo Rei do Universo no domingo, 26 de novembro.
Organizado pelo Setor Juventude, coordenado pelo Junior Medeiros e conta com a assessoria eclesiástica do Padre Dayvid da Silva, a concentração se deu no Paço Municipal de Santo André, no início da tarde, e contou com a presença também das religiosas, religiosos, seminaristas, parte do clero e do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini.
O encontro com o bispo sempre aconteceu na tarde do Domingo de Ramos e, desde 2020, devido à pandemia, não retornou e este ano respondendo ao apelo do Papa Francisco para a 38ª Jornada Mundial da Juventude, para que acontecesse no Solenidade de Cristo Rei e celebrada nas Igrejas particulares do mundo.
O entusiasmo dos jovens era visível, renovando a tradição com uma atualização da “selfie” com o bispo, um momento de união e alegria. A energia dos jovens foi elevada pelos cantos e música ao longo do caminho, culminando com a chegada à Praça do Carmo, diante da catedral diocesana, onde se iniciou a santa missa.
Durante a homilia, Dom Pedro enfatizou a singularidade do reinado de Cristo como um rei pastor, dedicado ao cuidado e guia do seu rebanho, contrapondo-se aos monarcas terrenos. A sua mensagem ressoou com a convicção de que o reinado de Jesus é atual e ativo entre aqueles que vivem a fé e o amor ao próximo:
“Jesus é Rei, mas um Rei diferente, um Rei Pastor que cuida, cuida de nós e de fato, nós estamos reunidos. Ele está nos alimentando com a Sua Palavra e vai nos alimentar com a Eucaristia… Não há maior amor que dar a vida por aqueles que se ama. Então Jesus é Rei, porque Ele serve.”
Ele enfatizou a necessidade da fé para reconhecer o reinado de Jesus, comparando-a a óculos que clareiam nossa visão, permitindo ver onde e como Jesus reina em meio às dificuldades do mundo.
Encerrando a homilia, Dom Pedro convidou os fiéis a reconhecerem e a contribuírem para o Reino de Deus através de ações de amor e serviço. Ele lembrou que cada ato de bondade e cada gesto de perdão são tijolos no grande edifício do Reino de Deus, que avança sem alarde mas com constância, incentivou e reiterou que a verdadeira realeza é servir, e concluindo sua mensagem com um chamado à ação.
Ao término da missa, seguiu-se para o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, reforçando o sentimento de comunidade e fé compartilhados. Agradecimentos foram prestados aos padres que apoiam as pastorais da juventude, com destaque para Padre Dayvid, que reconheceu o suporte da prefeitura e ressaltou o apoio de Dom Pedro e sua presença sempre ao lado dos jovens. Padre Clayton Ramos, assessor dos Coroinhas e Cerimoniários, e Padre Cauê Fogaça do Serviço de Animação Vocacional (SAV) também expressaram sua gratidão, com o último ressaltando a importância do encerramento do Ano Vocacional.
A jornada foi um momento de emoção e reflexão para todos, reafirmando o compromisso dos jovens com os ensinamentos de Cristo e o papel ativo de cada indivíduo na construção do Reino de Deus, e não só fortaleceu a fé da juventude diocesana mas também reiterou o chamado para o serviço e amor ao próximo, elementos fundamentais da mensagem cristã, como podemos ver nos depoimentos dos jovens que estiveram presentes no encontro:
“Foi muito bom poder participar do JDJ, ver tantos jovens unidos. Foi muito bacana ver as pessoas nas ruas parando para observar a procissão, os automóveis buzinando rsrs mas um dos pontos altos pra mim foi a celebração da missa, estar em comunhão com tantos jovens foi muito massa!”
Ricardo Campos – Paróquia Santa Maria Goretti-Região Santo André Utinga
“Minha vivência foi verdadeiramente encantadora e surpreendente. Não imaginava encontrar tantos jovens dedicados à sua fé em Cristo. Foi comovente testemunhar a animação vibrante de cada um, e a presença acolhedora do nosso Bispo, padres e seminaristas, que estavam ali para apoiar e guiar os jovens, aqueceu o coração de uma forma única, pois eles transmitem um senso de comunidade e acolhimento que tornam a jornada ainda mais especial. Participar das atividades propostas, desde as orações inspiradoras até os momentos de reflexão profunda, proporcionou um crescimento espiritual que levarei comigo para toda a vida. Ver jovens comprometidos em servir o próximo, seguindo os ensinamentos de Cristo, foi uma experiência que reforçou a importância do amor ao próximo e da responsabilidade social na prática da fé. A Jornada da Juventude não apenas fortaleceu minha relação com a espiritualidade, mas também uma visão renovada sobre o papel dos jovens na construção de uma sociedade mais justa e compassiva. Essa experiência, sem dúvida, deixou uma marca indelével em meu coração, motivando-me a continuar minha jornada de fé com renovado entusiasmo e comprometimento.”
Ruana Bernardo – Grupo de Jovens Filhos de Maria da Paróquia Jesus de Nazaré
“Bom, eu devo confessar que eu não estava nem um pouco empolgada para o evento, eu estava desanimada toda, devo confessar também que só fui porque duas pessoas meio que me obrigaram, minha madrinha e meu coordenador. Ontem foi uma experiência e tanto, eu conheci novos cerimoniários e coroinhas, vi amigos que desde o Festival Vocacional 2023 eu não via, eu pulei, eu gritei, voltei pra casa com dor na perna, no pé, um pouco rouca, mas no final tudo isso valeu a pena, valeu porque é em eventos assim que eu vejo que a nossa juventude ainda está viva, que a nossa juventude tem força e pode ir mais e mais longe, que a nossa juventude é futuro da igreja, e não só a nossa juventude, mas toda nossa igreja que está de pé a mais de 2 mil anos e não se deixou cair por nada, ver o nosso trabalho de formiguinhas, pois cada um ajudou em uma determinada parte do evento, contribuiu com algo. Ontem foi uma experiência única, que eu certamente estou pronta para vivenciar novamente.”
Ruana Bernardo – Paróquia Bom jesus de Piraporinha – Diadema
“Ontem foi espetacular, a caminhada foi muito produtiva e divertida, conhecer o Bispo foi muito especial, alegrou demais nossa turma dos jovens de luz, conseguimos até tirar uma foto com ele . Estar com todas aquelas turmas de capelas diferentes novamente foi muito satisfatório e divertido a alegria que se propaga por está no caminho do senhor enche todos os corações de felicidades levando até algumas pessoas a chorarem , as músicas foram incríveis mesma eu não sabendo os passos corretos fiz o meu máximo, a missa foi muito boa e produtiva o bispo conseguiu demais tocar os nossos corações com sua palavras mostrando sempre qual é o verdadeiro caminho para o céu que tanto desejamos alcançar um dia.”
Vitor Ramos Lourenço – Paróquia Santa Luzia – Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
Vitor Barbosa Souza – Jovens de Luz – Paróquia Santa Luzia – Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
“Estarmos juntos, em comunhão, é uma das maiores essências da nossa igreja. Diante disso, venho dizer a felicidade que esse momento nos proporcionou. Momentos únicos, que com toda certeza, ficarão na memória e no coração de cada jovem que estava ali comigo. Risadas, danças, brincadeiras dentro da procissão, fazem parte da nossa vivência como juventude. Chegar e participar da Santa Missa e adorarmos Jesus, faz parte da nossa juventude católica, juventude essa que ama estar na presença de Deus. Neste domingo vivenciamos, de fato, a alegria de Cristo Rei.”
Carol Brum – Grupo de Jovens Geração Eleita – Paróquia Santa Luzia, Virgem e Mártir – São Bernardo do Campo Anchieta
“Um dia um tanto quanto incrível, na verdade muito mais que isso. Poder caminhar com muita alegria, louvor, felicidade, excitação, e festejar até chegar às graças do Senhor é uma sensação que qualquer ser humano deveria passar algum dia. É inesquecível, só quem esteve sabe a sensação, o prazer, a satisfação de estar cheio do amor de Deus.”
Erica M. F. Bazarim – Paróquia São Camilo de Lellis – Santo André Utinga
“Se tem uma coisa que a juventude sabe fazer é louvar a Deus e, neste último Domingo, deixamos claro isso. Estarmos reunidos em uma só comunhão, caminhando com Cristo é sempre incrível, mas cada vez se supera. A saudade que estávamos de sair em caminhada com o Bispo, louvando, dançando, nos divertindo em Cristo era quase sufocante, mas Deus preparou esse momento com todos os mínimos detalhes. Foi incrível vivenciar isso, participar da Santa Missa, estarmos ali com nossos irmãos e adorarmos a Jesus, todos unidos em uma só sintonia e alegria. Isso é a juventude e esse é Nosso Cristo Rei. Coração transbordando da presença de Deus!”
Giulia Mazieri – Paróquia Sant’Anna – Ribeirão Pires
“Participar da JDJ foi uma experiência única, nos lugares que frequentamos no dia a dia como faculdade, trabalho e etc… é muito difícil encontrar jovens católicos que têm orgulho de dizer que são católicos, mas no JDJ foi diferente, encontrar jovens que são como eu que têm orgulho de dizer sou católico foi lindo, uma sensação de estar em casa. Participei como cerimoniária, pastoral que faço parte a 12 anos e estar ali com pessoas que têm o mesmo objetivo, mesma função, mesmo amor a Deus foi LINDO. Espero que com a JDJ muitos outros jovens tenham se sentido motivados a continuar e persistir sempre, pois nós escolhemos a melhor parte.”
Mariana Campos – Paróquia Santíssima Virgem – São Bernardo Rudge Ramos
“Encerrar o ano litúrgico celebrando a Festa de Cristo Rei, para mim, sempre é motivo de alegria. Justamente porque ela nos aponta a finalidade da nossa vida. Nós fomos feito para Deus, D’Ele viemos e para Ele devemos caminhar. Tive a graça de animar a solenidade presidida pelo nosso querido Bispo Dom Carlos Cipollini, junto à juventude da Diocese de Santo André. Foi incrível ver aquela multidão reunida em um só propósito e cantando amorosamente. Assim que recebemos o convite para servir, confesso que nosso coração deu uma acelerada, mas mantivemos a calma e nos preparamos.”
Gabriel Lourenço – Colo de Deus
“A Jornada Diocesana Juventude foi um momento único. Eu só sabia pensar “é lindo ser católico”. Ainda me emociono ao me lembrar do quanto Jesus me tocou e de como curou coisas em meu coração – através do testemunho de vida e da bela homilia do nosso bispo; e através de cada sacerdote, servo, jovem, músico, coroinha e cerimoniário. Como Jesus prometeu em Mateus 11:28, Ele retirou de mim todo o cansaço e voltei da caminhada com o “descanso” de que tanto precisava. Corações ardentes, pés a caminho!”
Giovanna Cecilia Mares – Grupo de jovens Filhos de Maria – Paróquia Nossa Senhora da Prosperidade – São Caetano do Sul
“Penso no dia de ontem e só vejo mais ainda como Deus é perfeito. Tantos jovens reunidos com o propósito de levar a alegria que é ter Cristo agindo em nossos corações, dançando, pulando e principalmente rezando. Rezando para que todos sintam o Fogo do Espírito Santo que sentimos juntos nesse dia tão especial.”
Renata Soares – Matriz Santo André – Santo André Centro
Veja as fotos deste grande encontro aqui!
The post Juventude celebra o tradicional encontro com Dom Pedro first appeared on Diocese de Santo André.
Source: Diocese