No dia 2 de junho, a Paróquia São Judas Tadeu, situada na Forania São Bernardo Rudge Ramos, celebrou a posse do novo pároco, Padre Felipe Cosme Sobrinho. A cerimônia foi conduzida pelo vigário geral da diocese, Padre Joel Nery, que atuou como delegado enviado pelo bispo, Dom Pedro Carlos Cipollini.
Teve início com a leitura do Decreto de Nomeação, realizada pelo Padre Dayvid da Silva. Estiveram presentes também o Padre Paulo Borges Morais, CSS, e diversos membros da matriz paroquial da comunidade Nossa Senhora Aparecida, que se reuniram para dar as boas-vindas ao novo pároco.
Diante do vigário geral, o novo pároco realizou sua Profissão de Fé, seguindo a disciplina eclesiástica e destacando a importância da lealdade à doutrina e ao serviço comunitário. Padre Felipe aproximou-se do Padre Joel para receber o Evangeliário, simbolizando seu compromisso de proclamar a Palavra de Deus. Ao entregar o livro sagrado, Padre Joel ressaltou a importância de viver, ensinar e praticar os ensinamentos do Evangelho.
Em sua homilia, Padre Joel Nery destacou a importância da celebração do domingo como um dia de descanso e santificação. Ele mencionou que “celebrar o domingo é guardar como da tradição judaica” e que essa tradição foi transformada por Jesus para o Dia do Senhor. Ressaltou que “a dignidade da vida tem que ser respeitada sempre” e que o descanso é um elemento necessário para a dignidade humana. Padre Joel também lembrou que “viver e seguir Jesus é aprender a transformar e resgatar princípios” e que a comunidade deve estar aberta para acolher as novidades trazidas pelo novo pároco.
Padre Joel enfatizou a necessidade de colaboração e abertura entre a comunidade e o novo pároco:
“Não sejamos ferrenhos defensores das nossas rígidas normas e preceitos; estejamos abertos, comunidade, para acolher a novidade, pároco, para acolher a novidade.”
Ele destacou que a função do pároco é administrar não só os sacramentos, mas também a vida econômica e administrativa da comunidade:
“Recebam de coração aberto, como eu dizia para o padre também: Padre, esteja de coração aberto e, com certeza, estarão de corações abertos para te acolher.”
Dando continuidade ao rito de posse, Padre Felipe recebeu símbolos significativos de sua missão: as chaves da Igreja, do Sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Cada um destes representa aspectos essenciais de sua responsabilidade pastoral, desde o cuidado com a casa de Deus até a administração dos sacramentos.
O momento terminou com o Juramento de Fidelidade do novo pároco, um compromisso solene perante o delegado enviado pelo bispo e a assembleia. Ele foi empossado pároco, recebendo um abraço do Padre Joel e aplausos da comunidade. A comunidade acolheu seu novo pároco com entusiasmo e palavras calorosas. A partir daquele momento, ele estava entre eles, seria membro de cada família da paróquia e compartilharia todos os sofrimentos e alegrias. Ao receber a convocação de Dom Pedro, em virtude da obediência, Padre Felipe ofereceu seu consentimento ao chamado, demonstrando total obediência à Igreja.
Padre Felipe expressou sua gratidão e alegria. Agradeceu primeiramente a Jesus por aquele dia, aos presentes, mencionou que, conforme a promessa de Jesus no Evangelho, ele ganhava mais filhos, pais, mães, irmãos e missão. Chegando à nova paróquia, procurava, de coração aberto, continuar a história daquela comunidade. Pediu que abrissem seus corações para acolhê-lo e disse que daria o melhor de si para ser a presença de Jesus no meio deles. Concluiu dizendo que iriam juntos, sob a proteção de São Judas e Nossa Senhora Aparecida, ressaltando a importância do diálogo para que tudo desse certo.
The post Posse do Padre Felipe Cosme Sobrinho marca nova etapa na Paróquia São Judas Tadeu first appeared on Diocese de Santo André.
Source: Diocese