Na sagrada Liturgia de hoje, celebramos a festa da Transfiguração do Senhor, Jesus toma consigo os 3 discípulos mais próximos, aqueles que iriam ser testemunhas da sua paixão também, e diante deles se transfigura no monte Tabor; Jesus os leva a uma experiência de oração. Sabemos que subir ao Monte tem um significado de encontro com Deus, subir ao Monte é um símbolo de oração e sacrifício. Ali naquele lugar, Jesus se transfigura, Ele revela uma experiência mística para com seus discípulos naquele lugar.
Não sabemos ao certo qual o motivo de Jesus escolher aquele lugar, aquele monte para se revelar aos seus discípulos, sabemos que tudo na vida de Jesus foi escolhido com um propósito específico. Deste modo entendemos que Jesus se transfigura em um lugar determinado pelo seu sagrado coração.
Assim também ocorre em nossa vida, Jesus escolhe um lugar específico para se transfigurar para nós. Este local por excelência em nosso cotidiano é o templo de Deus, sua casa e nossa igreja ao qual podemos receber seus sacramentos, ouvir sua palavra e vivermos a fraternidade.
Pedro exclama: “Mestre é bom estarmos aqui! Façamos três tendas.” A frase revela a alegria e prazer da oração e da união dos irmãos quando estamos buscando a Deus. Essas tendas podem significar a própria Igreja que se fundamenta nos profetas, na lei e no Cristo Ressuscitado, as tendas são o lugar onde podemos adentrar e ter um encontro com Jesus transfigurado.
O texto explica que as vestes do Senhor se tornaram “extremamente brancas, de uma alvura que nenhuma lavadeira na terra poderia alvejar”, (cf.Mc.9,3). Com isso entendemos a pureza e brancura que esse lugar nos proporciona, este lugar que nos purifica, é um lugar que está a presença de Jesus, um lugar que nos encontramos com o Mestre e Senhor.
Após o momento da revelação de Cristo, uma nuvem luminosa vem sobre eles, e a voz do Pai ecoa: “Este é meu filho muito amado, ouvi-O”. Este é o Bom Jesus, os frutos de nossa oração muitas vezes são a graça de escutar sua palavra e sermos fortalecidos e animados para praticar sua doutrina, amando o próximo, perdoando as ofensas que recebemos e socorrendo os necessitados. Nosso padroeiro Bom Jesus de Piraporinha é celebrado nesta festa, pois somente um coração transfigurado pelo amor é capaz de suportar as injúrias e ofensas de seus algozes, assim como a imagem do Bom Jesus expressa, uma imagem onde vemos Cristo ferido, escarnecido e humilhado com a coroa de espinhos e um manto púrpura, mas Jesus não traz uma semblante de ódio, vingança ou desespero, mas vemos um semblante sereno, uma face que demonstra confiança no amor de Deus, uma face que nos ensina a suportar as tribulações do cotidiano e confiar na misericórdia de Deus.
Que a festa da sagrada liturgia de hoje, nos ensine o verdadeiro lugar que o Cristo se transfigura em nossas vidas. Neste lugar busquemos estar em oração e comunhão com Cristo.