(MÃE TRÊS VEZES ADMIRÁVEL – 18 de outubro)
Este título de devoção à Virgem Santíssima se origina de um movimento criado pelo Pe. José Kentenich, chamado Obra de Schoenstatt, iniciado em setembro de 1912.
Ao proferir uma palestra aos alunos do Seminário de Schoenstatt, Pe. José revelou que tinha uma “secreta ideia predileta”. Esta ideia seria a base para o que é hoje o Santuario de Schoenstatt espalhado pelo mundo inteiro. O fundamento básico da ideia de Pe. José era que a Capela da Congregação se tornasse um local de manifestação das glorias de Nossa Senhora, onde, depois de entronizada, ela realizasse ali seus milagres.
Nesta palestra ele convocou os jovens congregados a orarem e fazerem sacrifícios em intenção a Nossa Senhora para que ela transformasse a pequena capela de São Miguel em ponto de partida para um movimento que se espalharia por todos os lugares do planeta.
Todos os congregados sentiram-se motivados a empenhar-se nesse movimento que foi chamado de “Aliança de Amor de 2014”, ano em que foram emitidos os documentos de fundação. No dia 18 de outubro de 1914, nasceu oficialmente a Obra de Schoenstatt.
No inicio de 1915, os congregados adotaram o nome de “Maria Três Vezes Admirável” para a imagem colocada na capelinha de São Miguel. Esta imagem é copia de um quadro do pintor italiano Crosio, do século XIX.
Muitas graças têm sido alcançadas pelos peregrinos que procuram os Santuários em todo mundo. A Mãe de Schoenstatt não realiza apenas curas físicas nos fiéis que a ela recorrem. As curas espirituais por ela concedidas são infinitamente maiores. Todas as pessoas que vão ao Santuário recebem a chamada graça tríplice: do abrigo espiritual, da transformação interior e da missão apostólica.
Maria, como Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, quer ter um encontro pessoal com a família, por meio da Imagem Peregrina que visita os lares.
Este é o maior desejo da Mãe de Deus: Ela quer ir ao encontro dos homens, tomá-los sob sua proteção e caminhar com eles ao encontro de Deus, nosso Pai.
Quando recebermos a Imagem Peregrina da Mãe
Três Vezes Admirável em nossas casas, precisamos preparar nossos corações, lembrando que nos braços da Mãe, está Jesus, seu divino Filho, que nos ama com amor infinito e com sua Mãe Santíssima vem trazer-nos suas graças. Que neste dia que passaremos juntos, nossos lares se tornem verdadeiros Santuários de graças.
A moldura que contorna a Imagem Peregrina de Maria representa o Santuário de Schoenstatt, lugar onde a Mãe de Deus estabeleceu seu trono de graças.
Pela Aliança de Amor, Maria permanece no Santuário e distribui graças em abundancia, mas pede que seus devotos lhe ofereçam zelosas contribuições ao “Capital de Graças”.
Mas o que é Capital de Graças? É uma expressão que nasceu com o Movimento de Schoenstatt. É como um tesouro depositado no Santuário. São nossas orações, sofrimentos, boas obras e o esforço para vencer as más inclinações, as paixões, o egoísmo e todo pecado…Tudo isto entregamos à Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em seu Santuário, para que ela disponha nossas almas a receber e tornar eficazes em nós as graças da Redenção, para a salvação da humanidade.
ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DA FAMILIA À MÃE, RAINHA E VENCEDORA TRÊS VEZES ADMIRÁVEL DE SCHOENSTATT
Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt!
Nós te saudamos, cheios de alegria e gratidão, pois visitas nossos lares. Cremos que estás realmente entre nós. Por isso diante de tua imagem de graças, espiritualmente em teu Santuario, queremos consagrar nossa família, entregando-nos a ti com tudo o que somos e temos.
Aceita-nos, Mãe querida, e abriga-nos profundamente em teu coração. Recebe cada membro de nossa família, com todas as suas alegrias, responsabilidades e preocupações. Faze que conservemos viva, em nosso coração a chama da fé e do amor, da pureza e da oração.
Concede-nos a tua proteção maternal. Sê a Rainha de nossa família em todas as circunstancias! Transforma nossa casa num verdadeiro lar, num reino de paz, de alegria e de amor. Faze que nele reine a harmonia, a delicadeza e o respeito entre pais e filhos e, prontamente, nos sirvamos uns aos outros, com desprendimento pessoal.
Mãe, nós te pedimos por todas as famílias do mundo inteiro. Olha, com amor solícito, as famílias que estão em dificuldades.
Mãe e Rainha de Schoenstatt e da Familia, abençoa-nos e guarda-nos em teu coração. Amém!
Elídia Buzzi Tartaro
Coordenadora de Grupo do Movimento Mãe Rainha
Fontes: -“Maria, Mãe de Deus –Títulos que honram Nossa Senhora” – Orlando Ferraz
– Livrinho da Novena da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt