O que é o Batismo?
- O Batismo é o Sacramento pelo qual renascemos para a graça de Deus e nos tornamos cristãos.
O Sacramento do Batismo confere a primeira graça santificante, que apaga o pecado original e também qualquer pecado atual, se existir; perdoa toda a pena por eles devida; imprime o caráter de cristão; faz-nos filhos de Deus, membros da Igreja e herdeiros do paraíso, e torna-nos capazes de receber os outros Sacramentos.
Qual o principal objetivo da Pastoral do Batismo?
- O principal objetivo da Pastoral do Batismo é levar aos pais e padrinhos, o conhecimento do que é o Batismo e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade. Demonstrar que esse sacramento não se resume apenas em batizar. É necessário vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo.
- Todas as prefigurações da antiga aliança encontram sua realização em Cristo Jesus. Ele começa sua vida pública depois de ter-se feito batizar por São João Batista no Jordão, e após sua ressurreição confere esta missão aos apóstolos: “Ide, pois fazei que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei”. (Mt 28,19-20).
Os objetivos específicos. (O que faz? Quando? Como?)
- O Batismo é o sacramento que a maioria dos católicos recebe logo após o nascimento. Ele lava o pecado, pelo derramamento de água sobre a cabeça do batizando e a invocação do nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.
- A pessoa recebe a graça santificante, torna-se filho de Deus, herdeiro do céu e membro da Igreja Católica. O Batismo remove o pecado original herdado de Adão e Eva, e no caso de um adulto ser batizado, remove também os pecados cometidos por esse indivíduo. O batizando renasce em Cristo.
Como e onde surgiu?
- O Batismo Cristão (do Grego baptízein – Submergir, mergulhar, lavar), é o primeiro dos sacramentos, que são sinais de ação divina, de salvação. Através dele se recebe a regeneração, recriação: o que o pecado corrompeu, o batismo renova.
- O batismo de João Batista era um batismo que expressava o arrependimento pelos pecados, a decisão por uma vida nova (Marcos 1,4). Primeiramente João denunciava os pecados dos que dele se aproximavam e depois os batizava no rio Jordão. Quando Jesus se aproxima para ser batizado, não o faz por necessidade, mas por solidariedade: Naquele instante Ele assumia sobre si todos os pecados da humanidade. E naquela hora, com a revelação da Santíssima Trindade (O Pai que fala, o Espírito que surge em forma de pomba e o filho que recebe o Batismo), revela-se igualmente o batismo Cristão: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Marcos 1,9-11).
Como faço para participar?
- É só vir a uma das palestras sobre o batismo, ministradas para pais e padrinhos, realizada no salão paroquial inferior da nossa paroquia, Senhor Bom Jesus de Piraporinha, todos os sábados das 15:00 às 17:00h, e no quarto domingo de cada mês, e você poderá fazer parte da nossa equipe de acolhida, recebendo calorosamente os pais e padrinhos nos encontros de formação.
Convite:
- O convite é extensivo a todos que se sintam chamados a servir na Pastoral e contribuir com esta importante missão, acolhendo ou até quem sabe, você se torne um futuro palestrante para levar a palavra de Deus aos pais e padrinhos.