A fé nos fornece as etapas de leitura para nossa melhor compreensão, principalmente quando utilizamos de uma oração prévia pedindo a Santíssima Trindade que nos envie o Espírito Santo de Deus para nos orientar e prover o entendimento que nos é permitido ter, interpretação sob a luz divina.
O ser virtuoso procura a humildade e ao orarmos à Santíssima Trindade e pedirmos a presença do Espírito Santo sinalizamos a divindade a nossa pretensão de compreender e interpretar os textos sagrados de acordo com a vontade dela, para honra e glória dela, para o nosso bem e dos que estão a nossa volta, familiares, amigos e os que encontramos em nosso caminho.
Assim como o protocolo de voo comercial de passageiros das aeronaves nos orientam que caso haja necessidade de colocarmos o colete salva-vidas, devemos o vestir primeiro em nós mesmos e na sequência ajudarmos as crianças e os demais que não o possam fazer por si, tal mecanismo também deve ser observado na evangelização, logo não compreendemos somente para nós mesmos e sim também para os nossos familiares e aos que nos são próximos.
Nascemos para amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, assim resumiu Jesus os mandamentos divinos, logo somos amor e amando como Jesus amou alcançamos a nossa plenitude e nos doamos também quando evangelizamos com amor.
A liturgia diária da Igreja Católica nos indica as leituras bíblicas básicas de cada dia e seguindo estas orientações consultamos a Palavra de Deus de maneira rápida e adequada a cada época do ano. Em nossa Diocese de Santo André temos o ABC Litúrgico, que na última página, no rodapé há as citadas indicações. Leituras adicionais são necessárias para uma melhor compreensão e interpretação, provérbios, por exemplo.
Em quase todas as edições da Bíblia podemos encontrar o índice, as abreviaturas e uma apresentação da edição a ser lida. Importante estes orientadores que muito colaboram e facilitam ao leitor se posicionar perante o estudo diário da Palavra de Deus, alimento de nossas almas.
Periódicos como as revistas litúrgicas Deus Conosco e O Pão Nosso de Cada Dia, dentre outros, trazem análises teológicas das leituras diárias e poderão colaborar com o leitor em suas compreensões. Contudo, não substituem as leituras diárias e suas orações prévias.
Somos feitos de corpo e alma e devemos alimentar ambos, pois o equilíbrio se faz necessário para buscarmos a nossa salvação e ajudar ao próximo a fazer o mesmo por si e pelos outros.
*Artigo por Marcelo Rocco
Administrador, formado em Teologia pela Escola de Teologia da Diocese de Santo André e paroquiano da Paróquia São João Batista, no Riacho Grande (Região São Bernardo – Anchieta)
Source: Diocese