O Setor Inclusão da Diocese de Santo André em 2020 iniciou um projeto importante de inclusão, o folheto ABC Litúrgico em Braille, que infelizmente teve que ser interrompido devido a pandemia da Covid-19.
Seguindo o lema do Sínodo Diocesano “Acolhida e Missão”, o objetivo do folheto em braille é que a pessoa com deficiência visual sinta-se acolhida e plenamente integrada na comunidade, formando uma diocese mais inclusiva e acessível, capaz de perceber a necessidade do outro e de aprender com ele.
Com o retorno da impressão do ABC Litúrgico, começou-se a pensar também na impressão em braille, e a partir do domingo, 16 de outubro, alguns de nossos diocesanos portadores de deficiência visual receberam o material.
Mariana Bonotto, do setor inclusão, falou sobre o retorno do ABC Litúrgico em braille: “Neste momento temos dez pessoas que receberam o folheto, foi uma emoção ouvir dos que atuam em pastorais diocesanas, que a partir de hoje vão se sentir em grau igualdade, que vão conseguir participar e ajudar em suas paróquias, sem a necessidade de um apoio extra. Agradecemos ao nosso bispo Dom Pedro, por nos apoiar nesse retorno”.
Valdeci Ramalho de Sousa, deficiente visual, faz parte do grupo de canto da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Vila Luzita, contou sobre a independência que o folheto traz para preparar-se ao servir: “Esse retorno da impressão é muito importante, pois tem as letras das músicas, salmo e leituras, então consigo me preparar para as celebrações, para pronunciar corretamente também.”
Márcia, que pertence à mesma paróquia que Valdeci, faz parte da pastoral da liturgia e ressaltou o sentimento da pertença: “No dia em que estou escalada não vou precisar mais sair correndo atrás da leitura, pois com o retorno do folheto, sei que poderei acompanhar através dele. Tendo em mãos, posso refletir junto com o pessoal e o folheto, nos sentimos iguais a todos.”
Como adquirir
Você, que conhece um paroquiano que precisa do folheto em braille, se informe na secretaria de sua paróquia para que eles possam solicitar junto ao Centro de Pastoral.
Source: Diocese