Após proposta apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, a 58ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (13/04), a realização do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil, em 2023.
Essa edição celebrará os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país, numa iniciativa que “favoreceu e ampliou o reconhecimento de que toda a comunidade cristã é responsável pela animação, cultivo e formações das vocações”.Vinte anos depois, em 2003, aconteceria o segundo ano vocacional – com o tema “Batismo, fonte de todas as vocações”.
E a Diocese de Santo André já realiza essa experiência a nível diocesano, com a realização pela primeira vez do Ano Vocacional Diocesano, cuja abertura ocorreu no dia 1º de dezembro de 2019, com a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, e prossegue durante o ano de 2021.
Com a tema “Acolho o teu Chamado”, a iniciativa inédita surgiu pela questão da ausência das vocações e o objetivo principal é conscientizar as pessoas sobre a importância de uma cultura vocacional, bem como principalmente incentivar e despertar as vocações sacerdotais, sem deixar de valorizar os trabalhos dos religiosos e leigos em nossa diocese.
Entre as principais atividades do Ano Vocacional Diocesano estão a peregrinação do ícone do Bom Pastor, a Hora Santa com o bispo e regionais com os subsídios no ABC Litúrgico, o Curso de Formação para agentes do SAV (Serviço de Animação Vocacional), as visitas aos seminários e séries especiais sobre as vocações em tempos de pandemia. Aqui você também encontra uma matéria sobre os significados do logo do Ano Vocacional e do ícone do Bom Pastor.
Previsto inicialmente para a Festa Litúrgica de Cristo Rei em novembro deste ano, o encerramento do Ano Vocacional foi postergado e aconteceria no dia 1º de abril de 2021, durante a Missa dos Santos Óleos, na Quinta-Feira Santa. No entanto, com as medidas restritivas do Plano SP no enfrentamento à pandemia em todo o estado paulista, um novo adiamento foi anunciado juntamente com a Missa Crismal, em data a ser anunciada em breve.
Leia mais:
Diocese na 58ª Assembleia Geral da CNBB: o protagonismo da Igreja na caridade social
Diocese na 58ª Assembleia Geral da CNBB: semeando a Palavra de Deus em terrenos férteis
58ª Assembleia Geral da CNBB: bispos analisam a conjuntura social e eclesial do Brasil
Em carta aprovada pela 58ª AG CNBB, bispos renovam a comunhão e fidelidade ao Papa Francisco
Com o tema central “Pilar da Palavra”, 58ª Assembleia Geral da CNBB começa nesta segunda (12)
Dom Giambattista Diquattro fala a todo o episcopado brasileiro pela primeira vez
Source: Diocese