O encerramento do Ano Vocacional Diocesano acontecerá na Missa Crismal presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, no dia 4 de agosto de 2021 (quarta-feira), às 9h, na Paróquia Santo Antônio da Vila Alpina (Região Santo André – Centro), com transmissão pelas mídias diocesanas: Facebook e YouTube. A celebração contará apenas com a presença do clero (sacerdotes e diáconos).
Para fazer um balanço desta ação inspirada pelo Sínodo Diocesano (2016-2017), a Diocese de Santo André conversou com o assessor seminarista do SAV (Serviço de Animação Vocacional) e da Pastoral Vocacional, Cauê Ribeiro Fogaça. Ele nos conta primeiramente sobre os desafios da realização dessa iniciativa dentro do contexto da pandemia.
“Não pudemos realizar todas as atividades programadas que tínhamos em mente, mas de algum modo Deus foi generoso e providente, e o SAV diocesano buscou, de algum modo, lançar as sementes confiando de que Deus, o agricultor, Aquele que faz a semente germinar, aquele que ajuda a semente a crescer e dar o sustento necessário para crescê-las, Ele quem vai fazê-la”, reflete.
“Então, nós queremos agradecer pela oportunidade do Ano Vocacional, um ano difícil, mas nós confiamos de que as comunidades saem mais fortalecidas na perspectiva de rezar e acompanhar as vocações”, projeta.
Cauê acredita que um dos principais legados que fica desse Ano Vocacional é a redescoberta do valor das vocações. “Que o Ano Vocacional, que vai ser encerrado neste dia 4 de agosto, possa frutificar através de muitos jovens, de muitas pessoas que tenham redescoberto o valor das vocações, da sua própria vocação, cada um ao seu modo, nos serviços específicos nas comunidades e à Igreja, ao Reino de Deus”, sintetiza.
“O que a gente pede é que o Ano Vocacional dê frutos e que a gente possa, de fato, acolhê-los no meio de nós”, complementa.
*
Vocações a serviço do Reino de Deus
A iniciativa surgiu de uma proposta conjunta do SAV (Serviço de Animação Vocacional) em conversa com o bispo diocesano e com as estruturas de pastorais da diocese, para que reunisse toda a Igreja diocesana num grande momento de agradecimento e de louvor a Deus pelas inúmeras vocações que temos na Igreja e também pedir ao Senhor da messe que enviasse mais vocações ao ministério presbiteral, bem como leigos e leigas, religiosos e religiosas, no serviço à Igreja.
Com o tema “Acolho o teu Chamado”, o Ano Vocacional teve a abertura realizada no dia 1º de dezembro de 2019, com a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, e contou com diversas atividades como a peregrinação do ícone do Bom Pastor por todas as paróquias das dez regiões pastorais; Hora Santa em níveis diocesano, regional e paroquial, através dos subsídios do ABC Litúrgico; formações sobre o Serviço de Animação Vocacional nas paróquias; lives e séries vocacionais nas mídias sociais; matérias especiais no Mês Vocacional; visitas aos seminários; entre outras. Em razão da pandemia, a maioria dos encontros foi realizada no formato online.
Conheça cada uma das ações realizadas no Ano Vocacional:
Peregrinação do ícone
Uma das ações marcantes do Ano Vocacional foi a peregrinação do ícone do Bom Pastor, apresentado na Santa Missa de abertura do Ano Vocacional na Diocese de Santo André, em dezembro de 2019, e que teve de ser interrompida em março de 2020, em razão da OMS (Organização Mundial da Saúde) decretar a pandemia global da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
No entanto, a iniciativa foi retomada no mês de setembro de 2020 e percorreu as 106 paróquias das dez regiões pastorais até março de 2021. “Cada comunidade se sentiu atraída para fazer de alguma atividade na presença do ícone do Bom Pastor, aquele que conduz a nossa Igreja diocesana e a nossa vida. Um momento de oração, levá-los aos encontros de jovens, realizar Horas Santas virtuais ou presenciais, ou seja, de algum modo tornar presente a imagem do Bom Pastor que peregrinou nas paróquias”, salienta Cauê.
*
Curso do SAV
O SAV (Serviço de Animação Vocacional) da Diocese de Santo André promoveu duas rodadas do Curso de Capacitação de Agentes do Serviço de Animação Vocacional nas paróquias das dez regiões pastorais do ABC. Os encontros formativos online aconteceram nos dias 27 de novembro e 4 de dezembro de 2020 e nos dias 19 e 26 de março. O objetivo foi apresentar o SAV e formar equipes de animação vocacional paroquial. “Nos encontros procurávamos responder quatro perguntas básicas: O que faz o SAV? Como posso ajudar? Quem pode participar? O que precisa para ter esse SAV na paróquia?”, destaca Cauê.
Segundo o assessor seminarista, o SAV tem programado módulos para outros tipos de acompanhamento, periodicamente, a partir deste segundo semestre. “O SAV serve para mostrar a importância de se rezar, cultivar e sempre ter presente o tema das vocações nas nossas comunidades”, conclui.
*
Hora Santa
A Hora Santa Regional foi realizada nos níveis diocesano, regional e paroquial, de forma virtual e presencial, sempre respeitando a capacidade limitada a 25% dos fiéis no espaço da igreja, com o objetivo de rezar e pedir ao Senhor da Messe por mais vocações, principalmente as sacerdotais e religiosas.
*
Subsídio Vocacional
Como fruto do Ano Vocacional, os subsídios para a realização da Hora Santa continuarão a ser produzidos na Diocese de Santo André.
“Essa é uma proposta que o SAV abraçou e quer continuar a produzir após o Ano Vocacional, já que muitas paróquias informaram que estavam gostando da maneira de celebrar essa Hora Santa e pediram para que continuássemos a produzir os subsídios”
O subsídio mensal de reflexão e oração para as comunidades é disponibilizado no início de cada mês no site da diocese, na área de folhetos litúrgicos, na seção de subsídios e outras celebrações.
*
Oração do Ano Vocacional
A oração pelo Ano Vocacional (São Paulo VI), proposta escolhida e publicada regularmente no ABC Litúrgico e nos subsídios da Hora Santa Vocacional, era rezada nas missas e atividades das paróquias e comunidades.
*
Desperta Vocacional
Momento que envolve dinâmica, oração e reflexão, o Desperta Vocacional chegou a ser realizado presencialmente antes da pandemia, no primeiro bimestre de 2020, ao menos em duas regiões pastorais (Diadema e SBC – Anchieta), com a participação da Pastoral dos Coroinhas e Cerimoniários, Setor Juventude, Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional e Infância e Adolescência Missionária com o objetivo de refletir e despertar a vocação de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
*
Visitas aos seminários
Antes da pandemia, o cronograma previa uma série de visitas de membros de várias paróquias aos seminários diocesanos. Algumas chegaram a ser realizadas em fevereiro de 2020, nas Casas de Teologia, Filosofia e Propedêutico.
“Segundo alguns documentos da Igreja, dizem que o seminário é o coração da Igreja Particular, o coração de uma diocese. É justamente o lugar onde nascem e são formados os futuros presbíteros, que juntos do presbitério, em comunhão com o bispo diocesano, pastoreiam todo o povo de Deus”, explica Cauê.
Algumas casas de congregações religiosas se interessaram por esse modelo de visitas e também se propuseram a realizá-las. Com a chegada da pandemia, as demais visitas aos seminários ocorreram de modo virtual, sendo publicadas nos stories do Instagram.
“Conseguimos de algum modo aproximar o povo que iria fazer essas visitas, ao mostrar a rotina de um seminário, as atividades, as especificidades de cada casa e os momentos bonitos”, conta o assessor seminarista.
*
Mídias sociais
Todo o conteúdo vocacional com a participação de seminaristas, religiosas, leigos e casais de nossa diocese justamente fomentando as vocações foi disponibilizado pelo Instagram, Facebook, Youtube e site, em parceria com o Instagram do SAV @vocacionalsa.
Source: Diocese