No sábado, 28 de maio, aconteceu a primeira Assembleia da Caridade Social, um passo importante para traçar um novo caminhar do Vicariato Episcopal para Caridade Social, que contou com a presença de dois representantes por paróquia, diáconos permanentes, coordenadores diocesanos de movimentos sociais e religiosos.
A caminhada até a assembleia iniciou com o momento de escuta através da Assembleia Paroquial, onde os responsáveis pela caridade na paróquia se reuniram para responder um questionário que auxiliou na construção do instrumento de trabalho utilizado na Assembleia Diocesana. Após a coletas das informações, aconteceu de forma regional uma mini assembleia.
Mais de duzentas pessoas estiveram no Externato Santo Antônio, em São Caetano do Sul, o sentimento na chegada ao retirar a camiseta preparada com o lema “Caridade significa amor” era de alegria, pois iniciava um novo processo no trabalho da caridade social em nossa diocese.
Celebração inicia com forte mensagem de amor ao próximo
A santa missa celebrada por Dom Pedro Carlos Cipollini, trouxe uma reflexão sobre o olhar caridoso ao próximo, o bispo diocesano falou: “A palavra de Deus que foi proclamada, nos fala do amor traduzido em obras, ouvimos muito falar sobre o valor da espiritualidade, é necessário rezar para vencer as tribulações, é o castelo interior que Santa Terezinha de Jesus fala, entrar no castelo interior porém é preciso construir o castelo exterior, é preciso ir ao encontro do próximo, onde Deus também se encontra. Deus não está só no íntimo de cada um, Ele está presente com os irmãos.”
Nosso bispo continua ressaltando que Jesus nos traz uma grande novidade, o local de encontro antes era o templo, lugar para rezar, o próprio Jesus ia no tempo, mas Ele oferece uma oportunidade de encontrar deus fora do templo, indo até os irmãos mais fracos e frágeis, pois ali também está a salvação. Ao final da homilia agradece a todos que trabalham pela caridade em nossa diocese, e pede para que não desanimem e perseverem, pois o nome de cada um já está escrito no livro da vida.
Após a homilia, Padre Ryan Holke, vigário para caridade social, lê o decreto que institui a Comissão Diocesana de Justiça e Paz e entrega a cada um o decreto de nomeação, os integrantes são: Sra. Antonieta Rosa Nogueira Ferreira, Sr. Caio Augusto Ferreira, Sra. Clarice Aparecida dos Santos Albarelli, Sr. Eduardo José Moreira, Sr. Francisco Bezerra, Sr. Marcelo José Ladeira Mauad, Sra. Maria Cândida de Paula Thomaz de Sousa, Sra. Maria Carolina Martins e Ortiz Pelosini, Sra. Neuza Pereira da Silva, Sr. Oscar de Araújo Bicudo, Sra. Renata Batista Moreira e Sr. Ronaldo Machado Pereira.
Momento de Espiritualidade
A convite do Vicariato, Padre Eduardo Calandro da Comissão Bíblico-Catequético, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Santo André, realizou o momento de espiritualidade, realizou momentos oracionais onde todos os presentes puderam vivenciar o silêncio e a interiorização.
Conectar-se com Deus e toda a sua obra foi o fio condutor do Padre Eduardo, para que todos os presentes sentissem a missão recebida e acolhida com amor por Deus.
Trabalhos em grupos
Os participantes foram divididos em 10 grupos para que discernir sobre a conversão pastoral à caridade cristã, pois no processo de preparação à assembleia foram destacadas muitos pontos sobre a atuação pastoral, muitas se movimentaram para suprir a necessidade de alimentos de um grande número de famílias, mas sentindo também a necessidade de maior engajamento da comunidade como um todo. Da assembleia regional surgiram propostas bem concretas e nesse primeiro momento os grupos conversaram sobre a necessidade da conversão pastoral e as ações que tornarão o trabalho da caridade social unificado e próximo ao Evangelho, sendo então apresentado o que foi discutido em plenária.
Propostas Assembleia Regional:
- 1. Conscientização das Comunidades Paroquiais para acolher o pobre, pessoa em situação de vulnerabilidade, rua, etc. num olhar mais humano
- 2. Escuta e relação mais próxima/personalizada com as pessoas atendidas – atenção à pessoa na sua integralidade
- 3. Formação para os agentes das Pastorais do Vicariato (Sugestão – “Semana da Caridade”)
- 4.Ter uma Pastoral em Saída, que vai ao encontro das pessoas
- 5. Acompanhamento voltado ao protagonismo da própria pessoa atendida
Em um segundo momento foi dividido por regiões pastorais com a proposta de discutir em como construir uma rede de comunhão na caridade, questões discutidas na assembleia paroquial, ao final cada grupo também apresentou o que foi discutido.
Propostas Assembleia Paroquial:
- 1. Planejar e realizar ações em conjunto/mutirão, como o Dia Mundial do Pobre
- 2. Momentos de partilha, troca de experiências, mútuo conhecimento
- 3. Centralizar as informações para um trabalho organizado entre as paróquias através de um Sistema Diocesano
- 4. Divulgar mais o Vicariato nas Paróquias
- 5. Fazer Parcerias entre pastorais, com outras Igrejas/entidades, com o Poder Público
Caridade Social traça novos caminhos
Após a segunda plenária, os presentes realizaram a votação para elencar quatro prioridades que serão trabalhadas no próximo triênio:
- Conscientização das Comunidades Paroquiais para acolher o pobre, pessoa em situação de vulnerabilidade, rua, etc. num olhar mais humano
- Formação para os agentes das Pastorais do Vicariato (Sugestão – “Semana da Caridade”)
- Centralizar as informações para um trabalho organizado entre as paróquias através de um Sistema Diocesano
- Fazer Parcerias entre pastorais, com outras Igrejas/entidades, com o Poder Público
O sentimento ao final era a sensação que todos os agentes que atuam na caridade eram um só, unidos pelo amor ao próximo e com novas diretrizes para que tudo aconteça como Deus quer, Padre Ryan e Mércia Ferreira, secretária do Centro Pastoral, exalavam alegria pelo dia que se passou, pois após sua criação, o Vicariato Episcopal para Caridade Social se deparou com a pandemia, e a necessidade de criar uma rede urgente de ajuda ao próximo, e nos dias de hoje com essa rede mais estruturada pudesse pensar em uma nova trajetória, e a celebração de envio que aconteceu ao final marcou à vontade Deus para a nossa diocese.
Não podemos deixar de destacar que a pastoral de conjunto foi também o ponto alto da assembleia, pois a Pastoral da Acolhida, Liturgia e o Departamento de Comunicação (Pascom e Assessoria de Imprensa) uniram-se em prol da caridade para auxiliar no evento.
Source: Diocese