A celebração de um Jubileu é um evento recorrente na vida da Igreja e este ano, nossa paróquia está comemorando o seu Jubileu de Diamante, 60 anos! Mas o que significa celebrar um jubileu?
Esta palavra pode ter um duplo significado. O jubileu acontece na vida da Igreja a cada 25 anos ou de forma extraordinária, como o Jubileu da Misericórdia, em 2016, e essa festa origina no judaísmo. Lá, consistia em uma comemoração de um ano onde os escravos eram libertos, restituíam-se as propriedades às pessoas que as haviam perdido, as dívidas eram perdoadas, as terras deviam permanecer sem cultivar e o descanso também fazia parte de tal evento. Esta festa se realizava a cada 50 anos.
A Igreja Católica tomou como influência o jubileu hebraico e lhe deu um sentido espiritual. Nesse ano se dá um perdão geral, indulgências e se faz um chamado a aprofundar a relação com Deus e com o próximo.
O segundo sentido de jubileu é a celebração de aniversário de fundação das paróquias sobretudo aos 25 anos de fundação, 50, 60, 75 e 100, parecido com as Bodas celebradas nos matrimônios. Esta ocasião é perfeita para tornar célebre, memorável a história de tantas pessoas que passaram pela nossa paróquia e ajudaram na construção da comunidade. Olhando para o passado, não ficamos restritos apenas ao que já passou; mas projetamos os próximos 60 anos.
O ano jubilar, tornando solene a história, é um grito de alegria, como o termo em latim sugere (iubilum). Assim, um jubileu paroquial deve ser um tempo de graça, um ano para renovar as energias e continuar a evangelização, confiando na providência do Bom Jesus. Nesta caminhada, foi Ele quem nos conduziu e continuará nos guiando, basta que estejamos abertos à Sua Palavra!
Viva ao Bom Jesus! Viva nossa história! Viva nossa paróquia!
Gustavo Laureano Pinto
Seminarista Diocesano
“Altáre cor tuum pone”