“Que vocês, juntos comigo, como pai de família, que é a missão do pároco, que a gente possa gastar a vida pela construção do Reino de Deus, que possamos ser unidos na comunhão e participação para chegarmos, então, ao desejo do nosso 8º Plano Diocesano de Pastoral: o sonho missionário de chegar aos corações de todos!”
Recordando o lema do primeiro Sínodo Diocesano (2016-2017) realizado na Diocese de Santo André como fonte de inspiração para o início da nova missão, o vigário episcopal para a Coordenação Diocesana de Pastoral, Pe. Gonise Portugal da Rocha, foi apresentado na manhã de domingo (23/01), como o novo pároco da Paróquia Cristo Operário, na posse canônica realizada durante a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Vila Linda, na Região Pastoral Santo André – Leste.
“Venho para essa paróquia com o coração aberto para junto com os irmãos paroquianos percorrermos um itinerário. Agradeço a acolhida e o carinho especial com que a Paróquia Cristo Operário teve para comigo, juntamente com as comunidades Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora Aparecida. Digo a todos os paroquianos: venho para somar com vocês, entrei na história de vocês e juntos vamos fazer esse bonito caminho com fé, caridade, fraternidade e humildade de coração”, enfatiza Pe. Gonise, numa clara referência aos oito itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral baseados nas prioridades da Acolhida e da Missão.
A celebração reuniu aproximadamente 500 pessoas e contou com as participações dos padres Guilherme Franco Octaviano (coordenador da Região Pastoral Santo André – Leste e pároco da Paróquia São Jorge) e Camilo Gonçalves de Lima (secretário episcopal), além do diácono permanente emérito José Maria Neto, fiéis leigos, seminaristas, religiosas das Pias Operárias de São José, membros de pastorais, movimentos e associações da paróquia anfitriã, bem como das paróquias Nossa Senhora de Guadalupe e Santa Maria, ambas da Região São Bernardo – Anchieta.
Pe. Jadeílson José da Silva, que atuou durante cinco anos e quatro meses como pároco da Paróquia Cristo Operário, foi empossado no dia 15 de janeiro de 2022 como administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio, no Jardim Santo Antônio, Região Santo André – Utinga. Leia mais
Jesus vem nos salvar e nos libertar dos pecados
Refletindo sobre o Evangelho (Lucas 1,1-4; 4,14-21) e as leituras dominicais (Primeira Leitura Neemias 8,2-4, 5-6, 8-10 e Segunda Leitura I Cor 12,12-14, 27), o bispo diocesano comentou sobre o início da missão de Jesus na Sinagoga de Nazaré, Filho de Deus que se fez homem e veio a este mundo para nos salvar e nos libertar de tudo aquilo que nos afasta do Senhor. “O Senhor me enviou para evangelizar os pobres. Evangelizar, quer dizer, anunciar a Boa Nova. A Boa Nova da libertação. Deus quer libertar a humanidade daquilo que nós chamamos de pecado. Libertar da paralisia, que não é só a física, tem muita gente que corre, mas mentalmente, espiritualmente é paralítico; da cegueira, que não enxerga a ação de Deus no mundo; libertar de tudo aquilo que nos oprime, do ódio, da inveja, do rancor, dos vícios, da luxúria, da violência, da injustiça. Jesus vem nos ensinar e nos libertar de tudo isso e Ele começa pelos mais pobres, aqueles que são as maiores vítimas de tudo isso”, medita Dom Pedro, ao sintetizar que a comunidade paroquial existe para ajudar Jesus na construção de um mundo novo e na implementação do Reino de Deus.
O padre sinaliza o Bom Pastor na comunidade
Em relação à chegada do novo pároco, o bispo disse que a paróquia deve acolhê-lo com muito carinho, pois ele sinaliza a presença do Bom Pastor na igreja, na vocação do serviço e do amor. “Recebam o padre que vocês estão acolhendo. Recebam na fé. Na Igreja tudo depende da fé. Temos que ver as coisas do ponto de vista da fé, com um olhar sobrenatural. Deus está em tudo. Ele permite, Ele sabe o que está acontecendo e também espia e ajuda aqueles que Ele coloca para fazer o serviço na Igreja. Vamos pedir a unção do Espírito Santo para que o Pe. Gonise seja um Bom Pastor com muita paciência, caridade, prudência, discernimento, mas também muita coragem”, destaca.
Ao final da celebração, Dom Pedro também pediu que todos colocassem nas intenções das orações diárias para que a Diocese de Santo André tenha mais vocações sacerdotais para servir a Cristo e ao povo de Deus.
Produzir bons frutos para a comunidade
A estudante Lívia Cachone, 17 anos, disse que toda a comunidade está feliz e de braços abertos para acolher o novo pastor. “Que ele seja um pastor, como ele mesmo disse, de coração aberto, assim como nós da paróquia também estamos com o coração aberto para recebê-lo e ajudá-lo na missão”, projeta a cerimoniária da Paróquia Cristo Operário, ao falar do incentivo para que mais jovens e crianças participem da vida pastoral da igreja. “Que Deus abençoe a vocação do Pe. Gonise e as futuras vocações de nossa paróquia”, complementa.
Também da Paróquia Cristo Operário, o gerente de e-commerce Diego Oliveira Pinto, 35 anos, também desejou as boas-vindas ao novo pároco. “É uma alegria muito grande receber o Pe. Gonise em nossa comunidade. Um padre que eu tenho certeza que vem para nos ajudar a fortalecer a fé, frutificar os nossos ministérios, os nossos dons e fazer com que a nossa caminhada seja doce, leve e de muitos frutos”, acredita o pai da Lara e esposo da Jaqueline, paroquiano há mais de 20 anos, coordenador do Ministério da Música, ministro da comunhão e estudando para ser um futuro ministro da palavra.
A caravana da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe também compareceu em peso à celebração eucarística da posse canônica. “A passagem do Pe. Gonise por nossa comunidade produziu muitos frutos para as pastorais e transformou muitas vidas. Chegou com muita garra em meio a pandemia e coragem como o próprio bispo disse. Que o pessoal da Cristo Operário possa desfrutar dessa coragem, desse discernimento e principalmente de um homem santo, que é o Pe. Gonise”, avalia o analista logístico Carlos Eduardo, 42 anos, que coordena a Pastoral Familiar na igreja localizada na Região São Bernardo – Anchieta.
O casal coordenador da Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinários, a profissional liberal Maria da Penha Santos Pestana, 61 anos, e o gerente de vendas Cláudio Manoel Pestana, 61 anos, também prestigiou a posse do assessor diocesano da comissão. “Desejamos que o Pe. Gonise seja muito abençoado e iluminado pela luz do Espírito Santo nesta nova missão. Deus estará com ele neste novo desafio de sua vida e todos nós estaremos juntos para apoiá-lo”, salienta.
Rito de posse
A leitura da nomeação de posse do pároco foi realizada pelo coordenador da Região Pastoral Santo André – Leste, Pe. Guilherme Franco Octaviano. Depois, Pe. Gonise realizou a Profissão de Fé e após o Ato Penitencial e as primeiras leituras, recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa.
Após esse momento, o novo pároco fez o Juramento de Fidelidade. Em seguida, Dom Pedro declarou oficialmente Pe. Gonise como pároco da Paróquia Cristo Operário, sendo aclamado pelos paroquianos locais e da paróquia onde atuou na diocese. No final da missa, Pe. Gonise assinou a ata, que também foi assinada pelo bispo Dom Pedro e demais testemunhas.
Sobre o novo pároco
Padre Gonise Portugal da Rocha nasceu no dia 13 de abril de 1978, na cidade de Cândido Sales (BA). Ingressou no seminário no dia 19 de março de 2000. A Ordenação Diaconal ocorreu no dia 31 de maio de 2008 e a Ordenação Presbiteral aconteceu no dia 22 de novembro de 2008. é formado em Filosofia e Teologia pelo Centro Universitário Assunção e Pós-graduação Lato Sensu, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Pastoral Numa Igreja em Saída, na área de Teologia).
Sua primeira paróquia como padre foi a Maria Mãe dos Pobres, no Bairro Canhema (Região Diadema), onde atuou como administrador paroquial. Na mesma função, logo depois assumiu a Quase-Paróquia Santa Luzia Virgem e Mártir (Jardim Thelma, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na Região São Bernardo – Anchieta), sendo o primeiro administrador paroquial. Passou também pelas paróquias Santa Luzia, no Jardim Beatriz (Região São Bernardo – Anchieta), como administrador paroquial, e Santa Luzia e Santo Expedito, no Bairro Santa Terezinha (Região São Bernardo – Centro), como administrador pró-tempore. Atuou como pároco da Paróquia Santa Maria, no Bairro Demarchi (Região São Bernardo – Anchieta) ao longo de sete anos (2014-2020). Assumiu a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, (Região São Bernardo – Anchieta) no dia 12 de dezembro de 2020 e foi empossado pároco da Paróquia Cristo Operário no dia 23 de janeiro de 2022.
Atuou como assessor diocesano da Pastoral da Juventude, da Pastoral da Crisma, e integrou como membro o Conselho de Presbíteros e o Colégio de Consultores da Diocese de Santo André; coordenador da Região Pastoral São Bernardo – Anchieta; atualmente é assessor diocesano da Comissão de Ministérios Extraordinários e vigário episcopal para a Coordenação Diocesana de Pastoral.
Sobre a paróquia
A Paróquia Cristo Operário, na Região Santo André – Leste, completou 55 anos de história no dia 19 de outubro de 2021. A igreja fica localizada na Rua Carijós, nº 1863 – Vila Linda, em Santo André.
As missas são realizadas nos seguintes horários aos finais de semana: sábado (16h) e domingo (7h, 10h e 18h). Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4453-8508 (telefone).
A matriz paroquial também conta com duas capelas/comunidades: Sagrado Coração de Jesus, no Jardim Las Vegas, e Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Alvorada.
Conheça mais sobre a história da paróquia: clique aqui
Crédito das fotos: Ascom (Assessoria de Comunicação – Diocese de Santo André)
Source: Diocese