A proposta de vida anunciada por Jesus nos impulsiona a trabalharmos por um mundo melhor, e assim buscamos meios para que a proposta do Evangelho seja sempre mais conhecida e amada.
O tempo, em sua dinâmica, nos introduz no enfrentamento dos desafios. Quando nos atentamos, rapidamente nos envolvemos em novos projetos e a vida segue o seu curso. O que era fundamental e talvez até essencial cede lugar para novos olhares e expectativas a serem construídas.
Assim é a vida da Igreja inserida no mundo, sempre repensando sua presença e contribuindo para o desabrochar de uma nova sociedade, alicerçada na justiça, na caridade e na esperança.
Como presença missionária e evangelizadora, vem aí a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, e que neste semestre iremos acompanhar e participar de forma remota. A temática que nos norteará será: Somos todos discípulos missionários em saída”, abrindo horizontes para uma nova prática missionária em nosso continente.
Temos também a alegria de, no final do mês, iniciarmos a Novena do Bom Jesus de Piraporinha nos preparando para a Festa da Transfiguração do Senhor. Momento intenso da vida da comunidade paroquial. A motivação que vai nos acompanhar é: “A exemplo de São José, com o Bom Jesus, queremos ser uma só família”, fundamentada na Carta Encíclica Fratelli Tutti – sobre a fraternidade e amizade social, e, em sintonia com a celebração do Ano de São José – Patris Corde, com um coração de pai.
“A impressão que se tem é a de que o mundo está à mercê dos fortes e poderosos, mas a Boa Notícia do Evangelho consiste precisamente em mostrar como, não obstante a arrogância e a violência dos dominadores terrenos, Deus encontra sempre a forma de realizar o seu plano de salvação. Às vezes, também a nossa vida parece à mercê dos poderes mais fortes, mas o Evangelho nos diz que Deus consegue sempre salvar aquilo que conta, desde que usemos a mesma coragem criativa do carpinteiro de Nazaré, o qual sabe transformar um problema em uma oportunidade, colocando sempre a sua confiança na providência.” (Patris Corde, p. 18). Com esta pequena, mas profunda meditação renovemos nossa vida de comunidade.
Estamos em tempo de festa do nosso padroeiro, o Bom Jesus, acredito ser uma boa oportunidade para repensarmos nossas pastorais, movimentos e grupos e, iluminados e abençoados pelo Senhor, abrirmos espaços para novos participantes e prepararmos novos líderes evangelizadores.
“Queremos ser uma Igreja que serve, que sai de casa, que sai dos seus templos, que sai de suas sacristias, para acompanhar a vida, sustentar a esperança, ser sinal de unidade, para construir pontes, abater muros, semear reconciliação.” (FT 276)
Embora limitados ainda pela pandemia da Covid-19, que continua ceifando muitas vidas e trazendo muito sofrimento e dores em nossas famílias e comunidade, não nos deixemos abater pelo desânimo. Juntos vamos buscando maneiras e motivações para nos reorganizarmos e vivermos um tempo novo.
Subamos a montanha com Jesus, e façamos a experiência do encontro, nos deixando iluminar por sua presença radiosa que nos envia em missão.
“E de repente, olhando ao redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus sozinho com eles.” (Mc 9, 8)
Com fraternal abraço e as melhores bênçãos!
Pe. Roberto Alves Marangon, “o menor entre vós”
Pároco