“Estou com meu coração muito feliz e aberto para esse trabalho com a família. A comunidade é uma família”. Cedido como missionário mediante convênio entre a Arquidiocese de Campinas e a Diocese de Santo André pelo período de três anos, Pe. Rafael Capelato, 44 anos, chega animado para fazer uma nova experiência de missão e trabalho pastoral no Grande ABC, ao tomar posse na manhã de domingo (30/01), como o novo administrador paroquial da Paróquia Santa Teresinha, no Bairro Santa Teresinha, na Região São Bernardo – Centro. O sacerdote foi empossado durante a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, que já conhece o presbítero de longa data e o apresentou a todos os paroquianos.
Sintonia com as prioridades do 8º Plano de Pastoral
“Desejei fazer uma experiência nova de missão e de trabalho pastoral, por isso fui acolhido na Diocese de Santo André pelo bispo Dom Pedro para iniciar um tempo de trabalho junto à Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em São Bernardo do Campo. Espero de início para este contato com a paróquia, em primeiro lugar, nos conhecermos, e fazermos um caminho juntos, de comunhão, acho que a palavra comunhão é muito importante”, revela Pe. Rafael, ao demonstrar que tem conhecimento das prioridades do 8º Plano Diocesano de Pastoral.
“Também (desenvolver) um trabalho pastoral centrado na acolhida, na missão, no testemunho de Jesus Cristo, do evangelho a todas as pessoas. Essa é a minha expectativa”, destaca o presbítero natural de Valinhos (SP), ao agradecer o acolhimento do bispo, da diocese e dos fiéis da sua nova casa. “Peço as orações por mim neste novo trabalho que estou assumindo junto com vocês”, conclui Pe. Rafael, que atuava como pároco da Catedral Metropolitana de Campinas.
A missa de posse reuniu aproximadamente 200 paroquianos e membros de pastorais e movimentos da igreja, e também contou com as participações do coordenador regional e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (São Bernardo), Pe. Alexandre Mosqueli de Almeida (que permaneceu à frente da Paróquia Santa Teresinha, de agosto de 2021 a janeiro de 2022), do pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes (Diadema), Pe. Clayton Ramos Costa, e do secretário episcopal Pe. Camilo Gonçalves de Lima.
O despertar para a vocação sacerdotal
Pe. Rafael conta que a vocação ao sacerdócio começou a surgir desde os primeiros passos na sua comunidade de origem, a Paróquia São Sebastião, em Valinhos (SP). ” Venho de uma família bastante unida, graças a Deus, e de pessoas de fé, embora inicialmente não eram de tanta vivência de igreja. Mas eu tive a ocasião desde muito pequeno de perceber no meu coração, um desejo grande pelas coisas da igreja e pelas coisas de Deus. Algo que eu nem sei explicar com tantas palavras, mas desde muito pequeno. Depois de ter feito Catequese e Crisma, comecei a me envolver na comunidade de origem, e trabalhar na própria Catequese, na Liturgia e no Grupo de Jovens. Daí que a vocação foi se amadurecendo, para mim foi ficando sempre mais claro, o desejo sincero desse chamado de Deus e de entregar minha vida a serviço”, confidencia.
Ser padre é um serviço ao povo de Deus
Prestes a completar 19 anos como presbítero em fevereiro próximo, Pe. Rafael acredita que a missão do padre é se colocar à disposição de todos para o anúncio da Boa Nova e a construção do Reino de Deus neste mundo.
“Entendo o ser padre como um serviço ao povo de Deus, que é a Igreja, dando testemunho do evangelho. Essa é a nossa função! Ministro da unidade, na vida de uma comunidade, que é uma família. Assim que entendo e busco a cada dia colocar em prática na minha vida sacerdotal”, elucida.
Dom Pedro foi professor do seminarista Rafael
O bispo da Diocese de Santo André primeiramente agradeceu ao arcebispo de Campinas, Dom João Inácio Muller, que cedeu o presbítero para contribuir no pastoreio da paróquia e revelou que já conhecia o Pe. Rafael. “Conheço o Pe. Rafael desde quando ele era seminarista. Eu também pertencia ao Clero de Campinas. Quando ele estudava Teologia, lecionei para ele. Conheço os seus pais, a Dona Inês e o Seu Roberto, aqui presentes, a sua irmã Cristiane, com o marido e os filhos, que também estão aqui. Pe. Rafael será um bom pastor nesta paróquia”, enfatiza Dom Pedro.
“Seu lema é: “O Senhor me dirige” (“Dominus Regit Me”), que também foi de Dom (João Batista Corrêa) Nery (1863-1920), primeiro bispo de Campinas. Que ele possa seguir este belo lema, tirado dos salmos da Bíblia. O Senhor vai me conduzindo, e é isso que Deus pede de nós. Aquela confiança da criança no colo do pai, essa é a espiritualidade que viveu Santa Teresinha do Menino Jesus. O Senhor me dirige e eu estou tranquilo, como a criança adormentada no colo do seu pai, da sua mãe. Que vocês possam acolhê-lo com gratidão e caridade”, reflete o bispo, ao falar da missão do novo pastor de cuidar das ovelhas.
Portas abertas da comunidade
Agradecidos pelo recente pastoreio do Pe. Alexandre na condução da comunidade, o casal Marcos Eduardo Silveira, 62 anos, e Marlene Lopes Silveira, 58 anos, deu as boas-vindas ao novo administrador paroquial.
“Deu para perceber que ele é um padre que veio com tudo. E tomara Deus que ele esteja ungido com o Espírito Santo para nos ajudar e nós ajudarmos ele, também. Uma união”, projeta Marcão, que participa ao lado da esposa Marlene Lopes Silveira, 58 anos, da Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo e da Pastoral Familiar (assessoria paroquial dos casamentos religiosos na igreja), além de coordenar o Terço dos Homens e a Catequese com Pais e Padrinhos na Região São Bernardo – Centro. “Seja bem-vindo, Pe. Rafael! Que o Espírito Santo esteja sempre com ele e que seja muito bem acolhido por nós, com o amor de Santa Teresinha”, completa Marlene.
Por sua vez, a balconista Giovanna Guazzelli, 21 anos, que participa do Caminho Neocatecumenal e também como cerimoniária, crê que o presbítero realizará um grande trabalho na comunidade. “Quero agradecer a Dom Pedro pela preocupação com nossa paróquia, pela chegada do Pe. Rafael que se disponibilizou a vir cuidar de nós, a dar continuidade ao que outros padres já tinham feito conosco. Que Deus abençoe e o conduza nessa nova missão na Diocese de Santo André”, comenta.
Rito de posse
A celebração teve início com a leitura da nomeação de posse do administrador paroquial realizada pelo coordenador regional Pe. Alexandre Mosqueli de Almeida. Após o Ato Penitencial, Primeira Leitura e Salmo, Pe. Rafael recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa.
Em seguida, Dom Pedro declarou oficialmente Pe. Rafael como administrador da Paróquia Santa Teresinha, sendo aclamado pelos paroquianos locais. No final da missa, Pe. Rafael assinou a ata, que também foi assinada pelo bispo diocesano e demais testemunhas.
Sobre o novo administrador paroquial
Padre Rafael Capelato nasceu no dia 4 de outubro de 1977, na cidade de Valinhos (SP). Ingressou no ano de 1996, no Seminário Imaculada, na Arquidiocese de Campinas. Foi ordenado diácono transitório no dia 16 de agosto de 2002 e presbítero no dia 14 de fevereiro de 2003, ambas ordenações na Catedral Metropolitana de Campinas pela imposição das mãos do bispo Dom Gilberto Pereira Lopes (arcebispo emérito de Campinas).
Em sua caminhada sacerdotal, Pe. Rafael atuou nas seguintes paróquias: pároco na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na cidade Vinhedo (SP); depois foi transferido para a Paróquia Jesus Cristo Libertador, em Campinas (SP); estudou durante cinco anos em Roma, na Itália; retornou ao Brasil, onde assumiu a função de pároco na Catedral Metropolitana de Campinas (Nossa Senhora da Conceição), onde permaneceu até setembro de 2021; no dia 30 de janeiro de 2022 assumiu como administrador paroquial da Paróquia Santa Teresinha, em São Bernardo (SP).
Na Arquidiocese de Campinas, Pe. Rafael atuou entre os anos de 2016 e 2018 como vigário geral e também leciona a disciplina História da Igreja na PUC (Pontifícia Universidade Católica).
Sobre a paróquia
A Paróquia Santa Teresinha, na Região São Bernardo – Centro, foi fundada no dia 29 de agosto de 1968. A igreja fica localizada na Rua Antônio Simionato, s/ nº – Bairro Santa Teresinha, em São Bernardo.
As missas são realizadas nos seguintes horários aos finais de semana: sábado (17h) e domingo (8h, 10h e 17h). Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4125-8005 (telefone).
Crédito das fotos: Renato Reis – Caixa de Imagem (Pascom Paróquia Santa Teresinha – São Bernardo)
Source: Diocese