O Dia do Agricultor é celebrado em 28 de julho, data criada em razão de ter sido nesse dia, em 1960, a fundação do Ministério da Agricultura, no mandato de Juscelino Kubitschek.
O agricultor possui uma ampla relevância na economia brasileira e também para a população mundial, pois é a sua atividade que propicia a maior parte da produção de alimentos, sobretudo aqueles que estão na mesa de todos os trabalhadores, tais como arroz e feijão.
“O povo das cidades espera dos agricultores alimentos sadios e abundantes. Por sua vez, a população urbana é chamada a reconhecer a dignidade dos trabalhadores rurais”, diz dom Aloísio Bohn, bispo emérito de Santa Cruz do Sul.
São João Paulo II resumiu assim a espiritualidade dos agricultores: “Vós sois chamados a prestar um serviço aos homens-irmãos, em contato com a natureza, colaborando diretamente com Deus, Criador e Pai, para que nosso planeta – a Terra – seja cada vez mais conforme aos seus desígnios, o ambiente desejado para todas as formas de vida: a vida das plantas, a vida dos animais e sobretudo, a vida dos homens’’.
“Obrigado, povo rural, que alimenta a população e preserva a nossa mãe terra. Deus o proteja, renove sua esperança e o abençoe. Desejo que nosso povo do campo seja feliz”, diz dom Aloísio Bohn.
FONTE: CNBB
Source: Igreja no Mundo