Segunda maior cidade do Grande ABC e sexto município mais populoso do estado paulista com aproximadamente 721 mil habitantes, Santo André comemora 468 anos nesta quinta-feira, dia 8 de abril. Localidade construída com a ajuda de imigrantes e famílias que se estabeleceram nesta cidade pujante, acolhedora e com muita história.
E a Diocese de Santo André não poderia deixar de congratular esse município que tem uma longa história de evangelização, da presença da Igreja e de um povo engajado no trabalho e na construção de uma sociedade mais justa para todos e para todas.
Neste dia, a unidade diocesana se faz presente para rezar principalmente pela saúde e proteção da população, a fim de que as famílias e as pessoas em situação de vulnerabilidade sejam abençoadas com os gestos de caridade e atitude cristã para superarem os efeitos da pandemia da Covid-19. “Queremos rezar pela nossa cidade neste tempo tão difícil. Lembrando daquilo que pedimos na Sexta-feira Santa. Por todos aqueles que sofrem neste tempo de pandemia. Vamos pedir a Deus, nosso Pai, que conceda saúde a todas as pessoas. Santo André Apóstolo, ponte entre nós e o Salvador, interceda por nossa cidade de Santo André”, reza o coordenador da Região Pastoral Santo André – Utinga e coordenador da Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética, Pe. Eduardo Calandro. Santo André conta com 35 paróquias e 47 comunidades distribuídas em três regiões pastorais (Centro, Leste e Utinga).
Padroeiro da cidade
Vale relembrar que Santo André Apóstolo se tornou padroeiro do município andreense após lei aprovada e sancionada pelo Executivo Municipal, no dia 22 de novembro de 2019, e a festa do padroeiro da Diocese de Santo André, e agora do município, celebrada no dia 30 de novembro também integra o calendário oficial da cidade. “Neste momento em que nossa cidade de Santo André completa 468 anos, queremos invocar a presença deste padroeiro Santo André. Catequista, aquele que foi mediador da palavra do Cristo. Santo André se expressa no evangelho como ponte do Salvador, porque é ele que se colocou entre o seu irmão, Simão Pedro, e Jesus, e também entre o menino do milagre da multiplicação dos pães e o Cristo. Então, ele é esse mediador. É essa ponte”, salienta Pe. Eduardo.
A Diocese de Santo André parabeniza a população e todos que ajudaram a construir a história de 468 anos da cidade. Parabéns, Santo André!
Sobre o município
Neste sentido, um personagem importante se destaca como ponto central desta trajetória iniciada em 8 de abril de 1553, quando o explorador português João Ramalho sai de sua cidade natal, Vouzela, para fundar Santo André da Borda do Campo. Teve papel relevante na aproximação pacífica entre índios e portugueses, abrindo as portas para uma cidade acolhedora de migrantes de diversos países do mundo e diferentes estados do Brasil. Esse perfil foi se consolidando ao longo dos séculos, quando colônias europeias, asiáticas, africanas e latinas passavam pela cidade e muitas se estabeleciam na região, mais precisamente a partir dos séculos XIX e XX, com a marca do setor industrial, e nos últimos tempos com o emergente setor de prestação de serviços.
Santo André conta com diversos parques, shoppings, teatros, hotéis e comércios dos mais variados, sendo uma importante cidade do país no ramo da economia e do entretenimento.
Source: Diocese