O Mês do Dízimo se encerra neste fim de junho, mas o gesto concreto que expressa a fé, comunhão, participação e ação evangelizadora em nossas paróquias e comunidades prossegue permanentemente todos os meses dos anos. E você sabia que o Dízimo Mirim é realizado em nossa Diocese de Santo André? Nesta última matéria vamos falar dessa iniciativa promovida pela Paróquia Sagrada Família, na Região São Bernardo – Anchieta.
As boas-vindas coube à dizimista mirim Heloísa Alves Ramos da Cruz, 9 anos, que nos presenteia com um belo testemunho de consciência cristã de gratidão e partilha desde a infância.
“Meu nome é Heloísa e eu sou uma dizimista mirim. Quero oferecer a minha oferta em forma de gratidão, agradecendo a Deus por tudo o quê Ele faz pela minha família! ️.Eu amo ser dizimista mirim porque partilhar é importante e doar também! E eu quero ajudar do fundo do meu coração”, comenta a garotinha que já contribui com a Pascom e reforçou o convite aos paroquianos na missa do último domingo (27/06), para que mais dizimistas mirins participem dessa ação.
Depoimento de mãe
Mãe de Heloísa, Luzia do Nascimento Alves, 43 anos, que atua na coordenação paroquial da Pastoral do Dízimo ao lado de Edna Miguel, constata a relevância desse gesto concreto que une as famílias na ação cristã em prol da evangelização e das melhorias na igreja. “Sou dizimista e busco sempre passar para minha família a importância do dízimo para a Igreja e para com nossos irmãos. Quando retornamos o trabalho com as crianças da paróquia, não tive dúvidas em conversar e incentivar a Helô (filha) para que ela se tornasse uma dizimista mirim. Ela super entendeu e desde então, ela faz sua contribuição mensal, com felicidade, amor no coração e com plena consciência desse gesto de doação. Somos muito felizes e gratos por sermos dizimistas”, ressalta Luzia, que presta serviços na área fiscal de um supermercado.
Como surgiu a iniciativa?
“Essa ação já existia na paróquia, antes de eu assumir (a Pastoral do Dízimo). Porém, estava esquecida. Em 2017, assumi a Pastoral do Dízimo como coordenadora, pois até então eu era membro ativo desde o ano de 2001. Então convidei a Luzia (Alves, mãe da Heloísa, dizimista mirim) para me ajudar (nessa ação). Assim, demos início a um trabalho com as crianças”, revela a coordenadora paroquial da Pastoral do Dízimo, Edna Miguel, 50 anos, que também integra o CAEP (Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial) da Paróquia Sagrada Família. A motivação para o Dízimo Mirim surgiu a partir da importância de se trabalhar o tema da partilha com as crianças da Catequese. “Observei que nem mesmo os pais, nem mesmo os catequistas tinham um conhecimento maior sobre para onde é destinado nosso dízimo. De que maneira a Igreja Católica distribui o dinheiro que entra através do dízimo.Foi aí que introduzimos uma catequese sobre dízimo em nossas palestras aos pais, catequistas e crianças”, sintetiza Edna.
Juntas, Edna e Luzia começaram uma peregrinação às salas de Catequese e, em comunhão com as catequistas, realizavam trabalhos de conscientização com as crianças e os pais. “Com isso criamos um cadastro para termos os dados das crianças e pais, com nome e telefone para um contato mais próximo. Conseguimos cadastrar uma média de 100 crianças. Hoje temos 60 crianças cadastradas, pois as demais já migraram para o cadastro de dizimistas adultos.”, explica Edna.
Como participar?
A faixa etária dos dizimistas mirins é entre 4 e 12 anos de idade. Todo contato é feito através dos pais pelo WhatsApp da Pastoral do Dízimo. “Buscamos trabalhar com as crianças da pré-catequese até o final do ciclo de catequese avançando para a faixa etária de coroinhas”, atesta Edna. As crianças recebem um carnezinho e elas mesmas trazem todo mês no ato da contribuição. Para conhecer e participar do Dízimo Mirim, os pais podem entrar em contato pelo WhatsApp da Pastoral do Dízimo da Paróquia Sagrada Família: (11) 94637-5771.
Sete motivos para ser dizimista
Dízimo: um ato de amor das famílias e sinal de gratidão a Deus
Mês do Dízimo (artigo no ABC Litúrgico)
Source: Diocese