“Que esse apelo da unidade para os bispos possa chegar a todas as comunidades, a fim de que tenhamos mais força para superar essa pandemia, com a graça de Deus”. O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, divulgou nesta quarta-feira (21/04) uma mensagem aos diocesanos, na qual promoveu uma avaliação da 58ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), realizada entre os dias 12 e 16 de abril de 2021, pela primeira vez no formato online.
A reportagem da Diocese de Santo André realizou a cobertura ao longo dos cinco dias de atividades. Clique em cada uma das matérias ao final deste texto.
Laços de comunhão
Em seu pronunciamento, Dom Pedro destaca que a assembleia reforçou entre os bispos, os laços de comunhão, a corresponsabilidade e o desejo de servir cada vez melhor a Igreja no Brasil.
“Essa Igreja reunida como Igrejas Particulares, ou seja, as dioceses que têm nas paróquias, a sua pequena fração formada de milhares de comunidades. É uma riqueza a vivência da fé em comunhão, mais ainda a comunhão entre os pastores”, indica.
A Palavra de Deus
Segundo o bispo diocesano, o apelo que brota desta assembleia é para que todos nós, como Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sejamos unidos, amemos a unidade e trabalhemos em união direcionados pelo plano de pastoral e as metas de ação pastoral propostas de quatro em quatro anos (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023).
“E nós tratamos da primeira das colunas dessas metas de um plano pastoral, o Pão da Palavra, a Palavra de Deus que deve nortear nossa vida, a vida das comunidades e o empenho pastoral em todas as frentes, tanto no desenvolvimento da liturgia e da ação caritativa, quanto dos encontros e da vida comunitária”, aponta.
Unidade nas comunidades
Por fim, Dom Pedro complementa sua mensagem, dizendo que essa assembleia produziu não somente frutos de união dos bispos, mas entre os fiéis também, a fim de que o Reino de Deus, através dessa comunhão, possa se tornar presente nas comunidades.
“Jesus recomendou aos apóstolos, “assim como o Pai e Eu somos um, sede também vocês unidos”. Que esse apelo da unidade para os bispos possa chegar a todas as comunidades, a fim de que tenhamos mais força para superar essa pandemia, com a graça de Deus e a resposta a essa graça, que é essa atitude generosa”, projeta Dom Pedro, ao mencionar que a 58ª Assembleia Geral da CNBB traz as bênçãos da unidade, do amor fraterno e da solidariedade para todo o povo de Deus.
Assista ao vídeo, na íntegra:
Leia mais:
Diocese na 58ª Assembleia Geral da CNBB: um grande pilar de esperança para iluminar o mundo
CNBB divulga mensagem ao povo brasileiro aprovada pelos bispos reunidos em assembleia
Diocese na 58ª Assembleia Geral da CNBB: ações solidárias no combate à fome em tempos de pandemia
Dom Pedro apresenta subsídios da Comissão para a Doutrina da Fé na 58ª Assembleia Geral da CNBB
Diocese na 58ª Assembleia Geral da CNBB: o protagonismo da Igreja na caridade social
Diocese na 58ª Assembleia Geral da CNBB: semeando a Palavra de Deus em terrenos férteis
58ª Assembleia Geral da CNBB: bispos analisam a conjuntura social e eclesial do Brasil
Em carta aprovada pela 58ª AG CNBB, bispos renovam a comunhão e fidelidade ao Papa Francisco
Com o tema central “Pilar da Palavra”, 58ª Assembleia Geral da CNBB começa nesta segunda (12)
Dom Giambattista Diquattro fala a todo o episcopado brasileiro pela primeira vez
Source: Diocese