Para celebrar a quitação da área onde se encontra a Capela Nossa Senhora Aparecida, da Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe, da Região Pastoral São Bernardo do Campo Anchieta, foi realizada uma Santa Missa na manhã do domingo, 2 de julho. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini.
Concelebraram o pároco e Vigário para Caridade Social, Padre Ryan Holke, MIPK, o Padre Roberto Mario, e o Vigário Geral e Pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo, Padre Joel Nery, e a comunidade paroquial.
Durante sua homilia, Dom Pedro destacou a Solenidade do Domingo, que é dedicado a São Pedro e São Paulo:
“Hoje, na liturgia, nós celebramos uma solenidade por isso todo esse cuidado maior do que todos os dias fazemos com a liturgia, preparando com tanto carinho, cada detalhe mostra o carinho com que foi preparada essa celebração por vocês e de fato merece, porque hoje, nesta solenenidade em torno de Jesus Cristo, nós enxergamos Pedro e Paulo, os dois apóstolos, colunas da Igreja. Para nossa Igreja é muito importante a recordação, a celebração a partir da Palavra de Deus desses dois apóstolos. Nós dizemos da nossa Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. Porque a nossa fé vem dos apóstolos, e cada um de nós herdamos a fé dos apóstolos e entre os doze, o principal é São Pedro.”
O bispo ressaltou que São Paulo não conheceu Jesus e veio depois, mas, diante de seu testemunho, é um verdadeiro apóstolo. Ele também enfatizou que São Pedro foi escolhido por Jesus para liderar todos os apóstolos, mesmo que inicialmente não quisesse, a vontade de Cristo prevaleceu:
“No Evangelho, quando Jesus perguntou aos apóstolos: ‘O que as pessoas estão dizendo de mim?’, cada um falou uma coisa. Uns diziam que Jesus era um profeta, outros que ele era sábio, outros que ele era igual aos outros. Mas São Pedro disse: ‘Tu és o Filho do Deus vivo, que veio a este mundo para nos salvar’. Ou seja, Jesus, o Filho do Deus vivo, que se fez homem e veio a este mundo para nos salvar. E Jesus disse: ‘Simão Pedro, não foi a carne nem o sangue que te revelou quem eu sou, mas sim meu Pai Celestial’. Isso foi proclamado no Evangelho de hoje, como pudemos ouvir, revelando a vontade do Pai para que Pedro fosse o líder de sua Igreja.”
Ao concluir a homilia, refletiu sobre São Pedro e sua atitude em relação aos mais fracos e pobres, que essas pessoas devem ser as primeiras a serem evangelizadas, seguindo o ensinamento de Jesus: “Fui enviado para evangelizar os pobres”. O bispo exemplificou que estar presente na celebração na Estrada do Araçari, ao invés de celebrar na catedral, casa mãe da diocese, e estar ali é seguir o exemplo dos apóstolos, e que todos nós devemos fazer o mesmo, pois recebemos a fé deles e que mesmo diante das dificuldades, perseguições, incompreensões e dos próprios defeitos e dificuldades, não devemos nos desanimar, assim como os apóstolos não desanimaram e que dessa forma, poderemos testemunhar a presença de Jesus onde quer que estejamos, perseverando na fé e reunindo-nos para celebrar a Eucaristia e ouvir a Palavra de Deus, sendo também um testemunho.
Padre Ryan no final da Santa Missa, contou aos presentes as etapas para a conquista do local onde é a capela, relembrou que muitas paróquias irmãs auxiliaram na aquisição e como forma de agradecimento, entregou aos representantes destas comunidades, um quadro comemorativo.
A comunidade agradeceu ao bispo pela ajuda na conquista da capela:
“Obrigado Dom Pedro, com a sua presença hoje aqui conosco, onde juntos podemos celebrar uma conquista tão importante para a nossa paróquia. O senhor abraçou, juntamente com o nosso pároco e todos os paroquianos, o nosso sonho de ser uma Igreja para todos. Uma igreja missionária que deseja estar onde o povo está e deseja ser sinal de Deus, mesmo nos locais mais distantes, e deseja ser uma Igreja em saída, proclamando o Evangelho”
O pároco leu uma mensagem aos presentes:
“Nesse dia histórico tão especial, brotam sentimentos de gratidão, celebramos a ação de graças por um sonho que Deus plantou em nossos corações e agora nos fez testemunhas de sua realização. Neste espaço, ao mesmo tempo, a Capela Nossa Senhora Aparecida e a casa paroquial, a Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe tem seu primeiro imóvel com a devida escritura e registro. Em janeiro de 2020 fizemos o nosso primeiro retiro, nos deparamos com a pandemia e aqueles primeiros meses correspondentes à quaresma de 2020 foram determinantes para que percebêssemos que não é apenas uma capela, mas também poderia servir como casa paroquial, tornando-se realidade um desejo de vocês, ter o padre morando no bairro. Agora a casa já se abriu para muitas finalidades a celebração da Eucaristia, retiros e outras reuniões, acolhida de pessoas que desejam conhecer nossa paróquia. Enfim, uma verdadeira dádiva para nossa comunidade e também para que se pudesse atender todas essas atividades. Muitas pessoas colaboraram com seu tempo, sua doação, sua generosidade e seu trabalho. Esta casa já foi colocada muito amor. Olhando ao redor eu penso agora em Nossa Senhora, e de fato Maria tem feito dessa casa, a sua casa. Apesar de ser grandioso tudo o que aconteceu até aqui, fica evidente que ainda tem tanto por fazer. Celebrando hoje, neste espaço, pense na gruta de Belém, onde Maria improvisou uma acolhida carinhosa para Jesus, mesmo no estábulo, Ela nos ensina a alegria do encontro com Jesus, que nunca se recusou de ir aos homens, mesmo nas condições mais humildes e simples. É o Coração de Maria que nos ensina que o amor é capaz de transformar uma casinha improvisada em um santuário onde Deus habita. Assim como foi muito amor e transformou esta casa, este espaço de acolhida e celebração.”
Dom Pedro presenteou o padre com uma lembrança significativa: a representação do Cristo trajado de mendigo, com a mão estendida exibindo a marca do prego. Além disso, o bispo distribuiu individualmente pequenas lembranças à comunidade, interagindo com cada pessoa e expressando sua gratidão pela presença vital na vida daquela comunidade.
The post Dom Pedro celebra conquista da Capela Nossa Senhora Apareci, no Araçari first appeared on Diocese de Santo André.
Source: Diocese