No dia 14 de dezembro, quinta-feira, na Paróquia Santa Maria Goretti, localizada em Santo André, foi realizada a celebração que marcou o encerramento do ano letivo dos seminaristas da diocese, que contou com a presença dos seminaristas, do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e dos reitores.
Durante o momento formativo, Dom Pedro compartilhou suas vivências do sínodo em Roma, enfatizando a importância e irreversibilidade deste processo sinodal como uma experiência de comunhão. Ele ressaltou que os futuros padres experimentarão as repercussões desta sinodalidade, que avança a eclesiologia do Concílio Vaticano II e tem suas raízes no relato da Igreja nos Atos dos Apóstolos, sublinhando a necessidade de vivenciar e compreender a eclesialidade a partir desta perspectiva.
O bispo enfatizou que o sacerdócio deve ser visto como uma graça concedida para servir na Igreja, e que a sinodalidade não ameaça a autoridade do padre, mas, pelo contrário, confere uma autoridade mais humana, fraterna e dialógica, fundamentada na fé, não no medo. Ele lembrou que os apóstolos são grandes exemplos de autoridade formada principalmente pelo testemunho de suas vidas.
Expressando sua preocupação em formar padres no espírito da sinodalidade, o bispo destacou a importância de terem Jesus como centro, não a si mesmos. Ele defendeu uma Igreja que escuta, acompanha e busca responder aos desafios contemporâneos, sendo acolhedora para todos. Uma Igreja sinodal requer conversão, baseada no Reino de Deus, cujo modo de proceder é marcado pelas bem-aventuranças, fraternidade e partilha, em contraste com a lógica do mundo. A sinodalidade, emanando da fé e não de premissas sociológicas, leva o cristão a descobrir a comunidade a partir do encontro com Cristo.
Após uma discussão em grupos baseada em um texto de síntese sobre o sínodo apresentado por Dom Pedro, os seminaristas compartilharam os frutos da discussão em uma plenária, onde o bispo fez observações pontuais. Seguiu-se um almoço e um momento de conversa entre o bispo e os seminaristas.
O encontro concluiu-se com a celebração da Santa Missa, na memória de São João da Cruz. O bispo ressaltou como este santo nos lembra da primazia de Deus e nos convida a nos despojar de tudo que nos impede de nos unir a Ele, especialmente durante o advento, um tempo de preparação para a celebração do nascimento de Jesus e de abertura para acolher Jesus, que revela quem é o Pai.
Agradecendo pelo dia e pelos esforços dos reitores, o bispo incentivou os seminaristas a não desanimarem e a perseverar com coragem e generosidade. Ele destacou a importância de enfrentar as dificuldades e desafios contemporâneos com a certeza da presença de Deus. O bispo também parabenizou os seminaristas concluintes da faculdade de Filosofia e Teologia pelos seus trabalhos de conclusão de curso, enfatizando a necessidade de bons padres formados em união com Jesus Cristo, focados em sua vocação e não em projetos pessoais.
Por fim, o bispo agradeceu a dedicação do Padre Hamilton, que parte para uma nova missão, e dos novos reitores, Padre William Mariotto Torres, do Propedêutico, e Padre Cleidson Pedroso, da Casa de Filosofia.
Texto Colaborativo: Seminarista Victor Pereira Guimarães
The post Dom Pedro compartilha sobre o Sínodo em Roma no encerramento do ano dos seminaristas first appeared on Diocese de Santo André.
Source: Diocese