“Hoje é Dia das Comunicações Sociais. A Igreja, no Concílio Vaticano II, agradece a Deus pelas maravilhas dos meios de comunicação social. E nós podemos ver o valor dos meios de comunicação social nesta pandemia, onde não podendo realizar presencialmente as celebrações, mas pudemos participar de tantos momentos maravilhosos, virtuais e profundos, que nos ajudaram a caminhar na fé.”
Celebrando o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais na data em que a Igreja recorda a Ascensão do Senhor e ressaltando a importância dos meios de comunicação, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini presidiu na manhã deste domingo (16/05), a Santa Missa em Ação de Graças pelos Comunicadores, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense. Neste mês de maio também é celebrado os 32 anos da Pascom Diocesana e acontece a V Semana de Comunicação na Diocese de Santo André.
*
A cultura do encontro e o combate às falsas notícias
Na mensagem do Papa Francisco para o tema do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais: “Vem e verás” (Jo 1, 46): Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são, Dom Pedro reflete sobre a necessidade da apuração dos fatos, a partir da presença dos meios de comunicação nos locais onde o povo está. “O Papa Francisco, entre tantas coisas, diz que os meios de comunicação social para noticiar os fatos devem ir ao encontro dos acontecimentos, porque o que acontece são muitas notícias falsas sem serem averiguadas, e que são espalhadas pelo mundo, causando muito mal. Então é preciso ir ao encontro”, salienta. Neste sentido, “Vinde e vede”, diz o sumo pontífice em sua carta, faz alusão ao fato de que o apóstolo foi e disse ao outro que encontrou Jesus, o Salvador. E o outro diz assim: “Mas pode vir alguma coisa boa de Nazaré?” Então, o apóstolo diz: “Vim e vede, você mesmo quem é Jesus”. Então, ele foi e acreditou!
Leia aqui, a mensagem, na íntegra
*
Apuração dos fatos e o compromisso com a verdade
Dom Pedro prossegue o raciocínio, ao indicar que os veículos de comunicação social têm grandes responsabilidades nos rumos da sociedade. “Então é preciso que os meios de comunicação social confiram os acontecimentos, que possam ir até o local, a fim de averiguar se aquilo é verdade, e que esse ‘ver a realidade’ ajude as notícias sendo reais a transformar a realidade, para que ela seja melhor”, comenta.
“Assim como o médico pode curar o doente se ele faz um diagnóstico bom da doença, assim também as notícias nos reportam coisas que muitas vezes merecem aplausos, devem continuar, mas a maioria das vezes coisas que precisam mudar, e mudar a partir de uma avaliação de uma notícia verdadeira. Isso é muito importante”, argumenta Dom Pedro, ao citar trecho da mensagem do Papa Francisco. Por fim, Dom Pedro diz que é missão de todo cristão batizado anunciar boas notícias e clama a todos para agradecer a Deus pelos meios de comunicação social que facilitam tanto as nossas vidas, contudo, nos chamam a uma responsabilidade no seu uso. “Uso que é feito também para levar o anúncio de Jesus neste mundo como muitos cristãos fazem levando a Boa Nova do Evangelho”, complementa
*
V Semana Diocesana de Comunicação
A celebração inaugurou a V Semana de Comunicação, promovida pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Santo André, que prossegue na terça, quarta e quinta (18 a 20/05), às 20h, com transmissão pelo YouTube.
Confira a programação:
Terça (18/05) – 20h
Tema: “Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são.
Palestrante: Tiago Marcon (missionário/celibatário – Comunidade Canção Nova)
Link: https://bit.ly/2RZUaDC
*
Quarta (19/05) – 20h
Tema: O design gráfico na comunicação católica
Palestrante: Tiago de Carvalho (ilustrador e sócio diretor de criação da Címbalo Comunicação e do perfil @naosouilustra)
Link: https://bit.ly/3okke8B
*
Quinta (20/05) – 20h
Tema: O poder das redes sociais na comunicação católica
Palestrante: Matheus Victor (especialista em mídias sociais e designer gráfico; fundador da Sentinela da Comunicação)
Link: https://bit.ly/3flR6th
Source: Diocese