“Sede pastores com o cheiro das ovelhas, no meio do seu rebanho, e pescadores de homens”. Esse trecho da homilia do Papa Francisco durante a Missa do Crisma realizada em março de 2013, que abriu o Tríduo Pascal na Basílica Vaticana, recorda a missão de todo o clero em servir ao povo de Deus. E no contexto da pandemia, essa realidade é aprofundada, quando esse mesmo povo necessita da presença do pastor, aquele que cuida das suas ovelhas, alimenta a fé e proclama palavras de esperança.
Neste sentido, em meio aos desafios do distanciamento e da retomada gradual das atividades, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, tem percorrido as sete cidades do ABC com todos os cuidados necessários destes tempos de pandemia, na prática dos itinerários do documento que norteia nossas ações para uma Igreja que priorize a cultura e espiritualidade do acolhimento em permanente ação missionária: o 8º Plano de Pastoral, fruto do nosso primeiro Sínodo Diocesano.
Essa Igreja em saída tão solicitada pelo Papa Francisco deve brotar em nossos corações como algo constante em nossa atuação diária. E na manhã do último domingo (27/06), Dom Pedro acolheu e foi acolhido pela comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no DER, em São Bernardo do Campo, durante a Festa da Padroeira, propagando essa devoção tão querida por todos nós.
“Uma devoção divulgada em todo o Brasil, mas também no mundo todo, a partir da devoção a esse retrato, a essa pintura de Nossa Senhora venerada há muitos anos […] É uma imagem de Maria muito significativa. E ouvindo a palavra de Deus, ela nos instrui para termos aquela mesma fé de Maria, porque Nossa Senhora é a primeira na fé, a primeira que recebeu a notícia do projeto de Deus de enviar o Seu Filho, porque o anjo anunciou a Maria, que ela seria mãe do Filho de Deus. E ela acreditou e aceitou colaborar (com o projeto de Deus)”, enfatiza o bispo diocesano.
De acordo com o comunicado diocesano de abril de 2021, as celebrações atendem a todos os protocolos sanitários e de segurança para os fiéis: capacidade de até 25% da ocupação do templo; uso de máscaras e álcool em gel; distanciamento mínimo de dois metros, a fim de evitar aglomerações; e igrejas bem ventiladas (com portas e janelas abertas).
Celebrações de Crisma
Desde o início de maio passado, Dom Pedro voltou a ministrar o sacramento da Crisma nas paróquias da Igreja Católica no ABC. No último fim de semana, o bispo realizou a Crisma de jovens das paróquias Nossa Senhora de Fátima (Região Santo André – Utinga), Nossa Senhora da Paz (Região Santo André – Leste) e São Luiz Gonzaga (Região Mauá). No próximo fim de semana será a vez dos jovens da Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito (Região São Bernardo – Centro).
Leia mais:
Dom Pedro volta a ministrar o sacramento da Crisma nas paróquias da Diocese de Santo André
Source: Diocese