O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, participou na tarde de sexta-feira (15/10), do Café do Padre, programa semanal que conta com a presença do administrador paroquial da Quase Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Casa Grande – Diadema), Pe. Odair Ângelo Agostin, e apresentação da Simone, com transmissão pelo Facebook e YouTube.
Num bate-papo descontraído de duas horas, Dom Pedro, que também é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), contou, primeiramente sobre como surgiu a vocação para ser padre, desde a sua infância, a relação com a família e com um dos irmãos que também é bispo (Dom Luiz Antônio Cipollini, bispo da Diocese de Marília); do período como professor, na PUC Campinas (Pontifícia Universidade Católica), durante 25 anos, de 1986 até 2010, e dos alunos padres que reencontra nesta caminhada.
Em muitos momentos da conversa, Pe. Odair e Dom Pedro dialogaram sobre lembranças da vida, de fatos que marcaram ambas trajetórias. O bispo também respondeu às perguntas dos internautas. Falou sobre a realidade das paróquias e da sociedade, bem como da evangelização em tempos de pandemia, além de realizar uma análise social aliada ao papel da Igreja como alicerce da fé e da esperança para a missão.
Dom Pedro ainda recordou o momento da indicação e nomeação para ser bispo, função na Igreja que exerce há 11 anos (a ordenação espicopal aconteceu no dia 12 de outubro de 2010, na Diocese de Amparo, no estado de São Paulo), elucidou sobre os caminhos para uma Igreja sinodal nos tempos atuais, comentou sobre o episcopado do Papa Francisco e a necessidade de imitar Cristo na evangelização e na promoção humana, ou seja, se alimentar da fé e fazer o bem aos irmãos.
Na Diocese de Santo André, Dom Pedro fez um balanço dos seis anos de atuação junto ao povo de Deus (foi empossado bispo diocesano no dia 26 de julho de 2015), na implementação das visitas pastorais missionárias pelas paróquias das sete cidades do Grande ABC, na realização do primeiro Sínodo Diocesano, na criação do Vicariato Episcopal para a Caridade Social e da Pastoral do Povo da Rua, bem como a instalação de novas paróquias e ordenação de sacerdotes e diáconos, entre outras iniciativas.
Para assistir o bate-papo, na íntegra, acesse aqui
O Café do Padre acontece sempre às sextas-feiras, às 15h, pelo Facebook e YouTube da Quase Paróquia Nossa Senhora Aparecida. O programa semanal recebe convidados como padres, religiosos, representantes dos poderes públicos, profissionais das áreas da saúde, educação, cultura, além de membros de entidades da sociedade civil. O cenário é repleto de objetos e referências à Sociedade Esportiva Palmeiras (Pe. Odair é palmeirense).
A Quase Paróquia Nossa Senhora Aparecida fica localizada na Rua Santo Antônio de Pádua 168 – Bairro Casa Grande, em Diadema. Mais informações pelo telefone: 4067-3309.
Source: Diocese